O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas para estudantes de baixa renda.

Todo semestre, o ProUni abre novas inscrições e atrai milhares de estudantes interessados. Para classificar os melhores candidatos, o ProUni usa exclusivamente o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.

Mas você sabia que é possível aumentar ainda mais sua possibilidade de entrar na faculdade com uma bolsa do ProUni? O segredo está em fazer o acompanhamento da sua inscrição na página do Programa.

Descubra como tirar o melhor proveito do sistema de acompanhamento da inscrição no ProUni para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos!

Onde fazer o acompanhamento da inscrição no ProUni?

O sistema de acompanhamento da inscrição do ProUni fica na mesma página onde você fez seu cadastro, no site oficial do ProUni.

Você deve digitar o número de inscrição do Enem e a senha que usou ao se inscrever no Programa para acessar a página novamente e acompanhar sua inscrição.

Para que serve o acompanhamento da inscrição do ProUni?

O acompanhamento da inscrição do ProUni serve para realizar várias tarefas em todas as fases do processo seletivo.

Entenda as principais:

1. Alterar dados

O sistema do ProUni recupera automaticamente a sua nota no Enem, bem como alguns dados que você preencheu quando se inscreveu no Exame. Caso suas informações de contato tenham mudado desde que você fez o Enem no ano anterior ou algum dado esteja incorreto, você poderá alterá-los.

É muito importante manter todos os seus dados atualizados. Se você for selecionado para uma bolsa, precisará comprovar na faculdade as mesmas informações que estiverem no sistema de cadastro do ProUni, tais como endereço, renda familiar, etc.

2. Consultar nota de corte

Enquanto durarem as inscrições, você poderá usar a área de acompanhamento de inscrição do ProUni para consultar a notas de corte dos cursos que selecionou como primeira e segunda opção.

A nota de corte é a menor nota possível no Enem para conseguir uma vaga em determinado curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência naquela edição do ProUni. Ao consultar a nota de corte, você poderá verificar se tem chances de disputar aquela vaga com os demais candidatos. Em outras palavras, poderá saber com antecedência se ainda está no páreo ou se é melhor escolher outro curso com nota de corte mais baixa.

As notas de corte do ProUni são informadas diariamente, a partir do segundo dia de inscrições.

3. Modificar opções de curso

Na página de acompanhamento da sua inscrição no ProUni você também pode modificar suas opções de curso quantas vezes quiser, com base na consulta à nota de corte. Dessa forma, você aumenta suas chances de conseguir uma bolsa!

Para calcular o resultado final, o sistema vai considerar sempre a última opção que você salvou.

4. Conferir o resultado

As inscrições do ProUni costumam durar poucos dias e o resultado do processo seletivo é divulgado logo na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições.

É na página de acompanhamento da sua inscrição que você fica sabendo se passou no ProUni.

5. Entrar para a lista de espera

Depois de duas chamadas regulares, o ProUni abre o processo de lista de espera.  A participação não é automática. Quem cumprir os critérios para entrar na lista de espera, deve entrar na página de acompanhamento e selecionar a opção de “manifestar interesse” para concorrer a uma vaga pela lista de espera.

Vale lembrar que o candidato do ProUni é o responsável por acompanhar a situação de sua inscrição, garantindo que todos os dados estejam corretos no sistema.

Veja também:

ProUni 

Você vai acompanhar sua inscrição do ProUni? O que achou das dicas?