Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Saiba como fazer o acompanhamento da inscrição no Prouni

15 de junho de 2015
consulta de vagas prouni
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas para estudantes de baixa renda.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Todo semestre, o Prouni abre novas inscrições e atrai milhares de estudantes interessados. Para classificar os melhores candidatos, o ProUni usa exclusivamente o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.

Mas você sabia que é possível aumentar ainda mais sua possibilidade de entrar na faculdade com uma bolsa do Prouni? O segredo está em fazer o acompanhamento da sua inscrição na página do Programa.

Descubra como tirar o melhor proveito do sistema de acompanhamento da inscrição no Prouni para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos!

Veja também:
+ Prouni 2023: inscrições estão abertas
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%




Onde fazer o acompanhamento da inscrição no Prouni?

O sistema de acompanhamento da inscrição do Prouni fica na mesma página onde você fez seu cadastro, no site oficial do ProUni.

Você deve entrar com o cadastro do Gov.br, o mesmo que usou ao se inscrever no Programa, para acessar a página novamente e acompanhar sua inscrição.

Veja também:
Como entrar no ProUni com o Enem? O Guia Completo!


Para que serve o acompanhamento da inscrição do Prouni?

O que é o Prouni

O acompanhamento da inscrição do Prouni serve para realizar várias tarefas em todas as fases do processo seletivo. Após preencher a ficha de inscrição do Prouni, é preciso ficar de olho na área do candidato para observar o andamento do processo.

Entenda as principais situações que tornam o acompanhamento de sua inscrição tão importante:

Leia mais:
+ 5 dicas para conseguir uma bolsa do Prouni


1. Alterar dados

O sistema do Prouni recupera automaticamente a sua nota no Enem, bem como alguns dados que você preencheu quando se inscreveu no Exame. Caso suas informações de contato tenham mudado desde que você fez o Enem no ano anterior ou algum dado esteja incorreto, você poderá alterá-los.

É muito importante manter todos os seus dados atualizados. Se você for selecionado para uma bolsa, precisará comprovar na faculdade as mesmas informações que estiverem no sistema de cadastro do Prouni, tais como endereço, renda familiar, etc.

2. Consultar sua posição

Enquanto durarem as inscrições, você poderá usar a área de acompanhamento de inscrição do Prouni para consultar a sua posição de classificação nos cursos que selecionou como primeira e segunda opção.

Assim, você pode verificar se tem chances de disputar aquela vaga com os demais candidatos. Em outras palavras, poderá saber com antecedência se continua no páreo ou se é melhor escolher outro curso com nota de corte mais baixa.

A posição é atualizada diariamente, a partir do segundo dia de inscrições.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


3. Modificar opções de curso

Na página de acompanhamento da sua inscrição no Prouni você também pode modificar suas opções de curso quantas vezes quiser, com base na consulta à nota de corte. Dessa forma, você aumenta suas chances de conseguir uma bolsa!

Para calcular o resultado, o sistema vai considerar sempre a última opção que você salvou.

4. Conferir o resultado

As inscrições do Prouni costumam durar poucos dias e o resultado do processo seletivo é divulgado na semana seguinte ao encerramento das inscrições.

É na página de acompanhamento da sua inscrição que você fica sabendo se passou no Prouni.

Confira: Calendário do Prouni 2023


5. Entrar para a lista de espera

Depois de duas chamadas regulares, o Prouni abre o processo de lista de espera.  A participação não é automática. Quem cumprir os critérios para entrar na lista de espera, deve entrar na página de acompanhamento e selecionar a opção de “manifestar interesse” para concorrer a uma vaga pela lista de espera.

Vale lembrar que o candidato do Prouni é o responsável por acompanhar a situação de sua inscrição, garantindo que todos os dados estejam corretos no sistema.

E se eu não passar no Prouni?

Se você não passar no Prouni, saiba você ainda tem uma chance de conseguir um desconto numa faculdade privada! Isso porque as faculdades parceiras do Mundo oferecem bolsas de até 80%, independente da nota do Enem e sem critério de renda! Confira abaixo algumas que separamos para você.

Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.