O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das principais iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso ao ensino superior. Usando unicamente o desempenho no Enem, o Sisu é um processo seletivo totalmente automatizado que classifica candidatos a vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular.

A cada semestre, milhões de estudantes disputam vagas em universidades de todas as regiões do País.  E o processo é rápido: as inscrições abrem em uma semana (em geral por 3 ou 4 dias) e o resultado normalmente já sai na semana seguinte.

Se você está participando do Sisu, é importante ficar atento aos prazos. Candidatos selecionados que não fizerem a matrícula no período correto perdem a vaga!

Descubra como consultar o resultado do Sisu!

Sisu 2016

As inscrições para a edição do segundo semestre do Sisu 2016 abrem no dia 30 de maio e o resultado será divulgado exatamente uma semana depois, no dia 6 de junho (segunda-feira).

Onde sai o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu pode ser consultado de três formas:

Pelo Boletim Individual

O jeito mais fácil e rápido de descobrir se você passou no Sisu é consultar o Boletim Individual. Ele mostra seu desempenho no Sisu e só pode ser acessado com login e senha, pelo site oficial do Programa. Faça o seguinte:

1. Acesse a área do aluno no site do Sisu.

2. Digite o número de inscrição do Enem do ano anterior.

3. Digite a senha de inscrição do Enem do ano anterior.

4. Digite as letras e números da imagem apresentada.

5. Clique em “Entrar no Sisu”. Você verá seu “Boletim de Desempenho Individual”, com o resultado do Sisu.

Nas universidades participantes

Você também pode descobrir se passou no Sisu diretamente na universidade para a qual se candidatou a uma vaga. Cada universidade divulga sua lista de aprovados de uma maneira. Algumas colocam o assunto em destaque logo na primeira página do site, outras possuem uma área específica só para divulgar informações relacionadas ao Sisu.

Pelo telefone

O MEC tem uma central de atendimento que também informa o resultado do Sisu. O número é 0800-616161 e só aceita ligações de telefones fixos.

Vale lembrar que esta central funciona para todos os assuntos relacionados ao MEC e você deve digitar os números informados para chegar até a opção de resultado do Sisu. Em períodos de maior procura, o atendimento pode demorar.

Onde encontrar o listão de aprovados no Sisu?

O MEC não divulga uma lista geral com todos os aprovados no Sisu. Os candidatos que se inscreveram no processo seletivo devem acessar o site do Programa e consultar seu boletim individual para ver o resultado.

Muitas das universidades participantes divulgam listas de aprovados no Sisu, mas esse material contém apenas os aprovados daquela instituição. Caso você não tenha encontrado seu nome na lista de aprovados da universidade que escolheu em primeira opção, tente acessar a lista do curso para o qual se candidatou em segunda opção.

Na dúvida, consulte seu boletim de desempenho individual.

O Sisu tem mais de uma chamada?

A resposta é: depende. O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre costuma ter muito mais vagas, pois é quando o ano letivo começa no Brasil e muitos cursos de universidades públicas oferecem turmas apenas no início do ano. É comum que a primeira edição do Sisu tenha duas chamadas.

No segundo semestre o número de vagas é menor e, dependendo do ano, o Sisu pode ter apenas uma chamada.

O Sisu tem lista de espera?

Sim. O Sisu tem lista de espera e para conseguir uma vaga é importante ficar atento a três aspectos:

1. Prazo: assim que sai o resultado da segunda chamada (ou da primeira, quando aquela edição do Sisu tiver apenas uma chamada), os candidatos que não passaram podem tentar uma vaga pela lista de espera. O prazo se estende até alguns dias após o encerramento das matrículas dos candidatos convocados pela chamada regular.

2. Manifestação de interesse: a lista de espera do Sisu não é automática, o candidato precisa entrar em seu boletim de desempenho com login e senha, na página do Sisu, e clicar no botão de confirmação de interesse em participar da lista de espera. 

3. Matrícula: para garantir sua vaga no Sisu, o candidato selecionado, seja na chamada regular ou pela lista de espera, precisa comparecer à universidade para levar alguns documentos e fazer sua matrícula. Cada instituição tem seu próprio calendário de convocação de aprovados e de atendimento para matrícula.

Veja também:

Sisu

Você está confiante que vai passar no Sisu? Já consultou o resultado? Deixe um comentário!