As inscrições para a segunda edição do FIES 2016 acontecem entre os dias 24 e 29 de junho.

O resultado sai no dia 30 de junho, e os selecionados terão cinco dias úteis para concluir a inscrição no SisFies, contados a partir do dia 1o de julho.

Depois disso, devem apresentar documentos na faculdade para só então assinarem o financiamento no banco. Caso não cumpram alguma dessas etapas, a vaga vai para o próximo classificado da lista de espera.

Quando sai a lista de espera do FIES?

Após a divulgação do resultado, os candidatos que ficaram na lista de espera da segunda edição do FIES 2016 devem acessar o sistema diariamente para verificar sua posição na lista. Caso seja selecionado, deverá seguir com os procedimentos de cadastro.

Importante! O MEC não manda avisos para quem foi selecionado na lista de espera. É responsabilidade do candidato consultar essa informação.

Para que serve a lista de espera do FIES?

A lista de espera existe na maioria dos processos seletivos, como ProUni, Sisu e Vestibular tradicional, para preencher vagas que por alguma razão não foram ocupadas pelos candidatos selecionados.

No caso do FIES, que passou a classificar previamente os interessados, o objetivo é semelhante: ocupar vagas de financiamento que não foram preenchidas pelos candidatos pré-selecionados.


Quem pode pedir o FIES?

O FIES é uma iniciativa do Governo Federal que oferece financiamento estudantil a juros baixos para ajudar brasileiros de baixa renda a pagarem a faculdade particular.

Pode solicitar o FIES o estudante brasileiro que:

  • Tiver renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.
  • Tiver participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Não pode solicitar o FIES o estudante que:
  • Já tiver sido beneficiado com financiamento do FIES.
  • Estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).
  • Possuir renda familiar bruta mensal de mais de três salários mínimos por pessoa.

Universidades que aceitam o FIES

Só é possível saber quantidade exata de vagas disponíveis, bem como as universidades participantes, quando abrem as inscrições do FIES. Essa informação muda a cada edição. Confira algumas das principais instituições de ensino que costumam participar do FIES:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Vai tentar o FIES em 2016? Conte para a gente aqui nos comentários!