O Enem 2015 está chegando! O Exame acontece no final de outubro e os mais de 8 milhões de participantes já podem imprimir o cartão de inscrição para saber seu local de prova.

São mais de 1.700 cidades brasileiras, de todos os estados e do Distrito Federal, com locais de prova cadastrados no edital do Enem. Ao se inscrever no Exame, você já deve ter escolhido uma delas, provavelmente a cidade que você mora ou um município vizinho. Agora chegou a hora de confirmar se você vai mesmo fazer a prova na cidade escolhida, em qual endereço e sala.

Vale lembrar que o município que você marcou na inscrição pode ter sido modificado pela organização do Enem em função do número de pessoas que vai fazer a prova naquela região, ou por qualquer outro motivo.

Para garantir que seu tempo de estudo não seja em vão, é muito importante saber o quanto antes onde você vai fazer sua prova do Enem.

Confira a seguir tudo sobre o local de prova do Enem 2015!

Quando posso consultar o local de prova do Enem 2015?

Os locais de prova do Enem 2015 já podem ser consultados. Essa possibilidade está disponível no sistema de acompanhamento de inscrições do Enem desde o dia 2 de outubro.

Como descubro meu local de prova do Enem 2015?

Para saber seu local de prova exato, você deve consultar seu cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015.  Este ano, o Ministério da Educação (MEC) não vai enviar o cartão de confirmação pelos Correios, como vinha fazendo nas últimas edições. Ou seja, você não vai receber seu cartão de confirmação impresso em seu endereço. Será necessário acessar a página do Enem e imprimir o documento.

Para imprimir seu cartão de inscrição do Enem 2015 e descobrir seu local de prova, você deve acessar, pela internet, o Portal do Participante do Enem usando seu CPF e senha. Imprima este cartão de confirmação e leve-o com você no dia da prova para garantir que encontrará a sala correta.

O cartão de confirmação tem as seguintes informações:

  • Número de inscrição
  • Data, hora e local de realização de todas as provas
  • Indicação da solicitação de atendimento especializado (se for o caso)
  • Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso)

Procure visitar o local de prova uns dias antes do Exame. Isso ajuda a planejar melhor o trajeto e evita problemas de última hora. É importante calcular um tempo maior, pois nas datas do Exame o trânsito complica nos arredores dos locais de prova.

Esqueci minha senha do Enem. Vou poder consultar o local de prova?

Sim. O portal do Enem conta com um sistema de recuperação de senha rápido e eficiente. Caso tenha esquecido sua senha, você deve acessar a área do participante,  clicar em “Esqueci minha senha” e seguir as instruções da tela.

Após realizar o procedimento de recuperação da sua senha, você poderá entrar com ela no sistema e acessar seu cartão de confirmação com o local de prova.

Não gostei do meu local de prova do Enem 2015. Posso trocar?

Não. Os participantes do Enem só podem fazer a prova no local determinado no cartão de inscrição. Os locais de prova contêm a lista de cada um dos estudantes que fará o Exame naquele prédio, com a determinação das salas também. Ou seja, você não pode “trocar” de endereço ou sala.

Quando são as provas do Enem 2015?

Em 2015, as provas do Enem acontecem nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo).

O que muda nas provas do Enem em 2015?

O Enem continua sendo um exame que acontece em dois dias, tem 180 questões objetivas sobre 4 áreas do conhecimento e uma redação. Em 2015, porém, duas mudanças foram introduzidas.

A primeira delas você já conhece: em 2015, os participantes do Enem não recebem mais o cartão de confirmação pelos correios. Eles precisam acessar o portal oficial do Exame e imprimir seu cartão para saber o local de prova.

A segunda mudança é o horário de início das provas. Em 2015, elas começam às 13h30 (horário de Brasília). Mas atenção! Isso não significa que você possa chegar mais tarde no seu local de prova. Os portões continuam a abrir pontualmente ao meio-dia e neste horário você já deve estar lá. O fechamento dos portões será às 13 horas (horário de Brasília) e nenhum atraso será tolerado.

Entre o fechamento dos portões e o início do Exame, a organização do Enem pode realizar procedimentos de segurança (como o uso de detectores de metais, por exemplo).

É muito importante chegar ao seu local de prova com antecedência para evitar atropelos. Assim que abrirem os portões, entre imediatamente no prédio e procure sua sala. Você não vai querer botar a perder tanto tempo de estudo por causa de um descuido com o tempo, certo?

Veja também:

Temas para a redação do Enem 2015

Você vai consultar seu local de prova agora? O que achou das dicas? Conte para a gente nos comentários!