Todo ano é a mesma coisa. Jornais, programas de TV e internet mostram inúmeras versões daquela cena que já se tornou um clássico: participantes do Enem chorando agarrados ao portão do local de prova, tentando pular o muro ou implorando para entrar depois do horário.

Se você não quer fazer parte desse grupo de “anônimos famosos” que perdem a prova por causa de atraso, é fundamental se planejar e ficar de olho no horário do Enem.

Em 2015, o Enem acontece nos dias 24 e 25 de outubro. Além de ser aplicado uma semana após o início do horário de verão, o Exame deste ano tem uma pegadinha extra, com mudança no horário de início das provas.

Entenda como vai funcionar o horário do Enem 2015 e o que você precisa saber para não perder a prova!

A que horas começa o Enem 2015?

Se você vai participar do Enem 2015, precisa estar a par dos seguintes horários:

  • Abertura dos portões dos locais de prova
  • Fechamento dos portões dos locais de prova
  • Início das provas
  • Saída da sala
  • Término das provas

Abertura dos portões dos locais de prova do Enem 2015

Os portões dos locais de prova abrem às 12h nos dois dias do Exame. Isso significa que ao meio-dia você já pode entrar no prédio. Faça isso imediatamente, assim que os portões se abrirem.

Programe-se para estar no local antes da abertura dos portões. Lembre-se de que nos dias do Enem, o trânsito fica mais complicado.

Importante: a programação do Enem é divulgada levando em conta o horário de Brasília.

Fechamento dos portões dos locais de prova do Enem 2015

É nessa hora que muita gente fica de fora... os portões dos locais de prova do Enem 2015 fecharão pontualmente às 13h (horário de Brasília), nos dois dias (sábado e domingo).

Não será tolerado nem um segundo de atraso! Mesmo que você tenha a desculpa mais convincente, se chegar atrasado no local de prova não poderá fazer o Exame.

Por isso, programe-se para chegar cedo, entre no prédio assim que abrirem os portões e dirija-se à sua sala.

Início da prova do Enem 2015

A grande mudança no Enem em 2015 é o horário de início do Exame, que será meia hora mais tarde. Os participantes poderão abrir o caderno de prova às 13h30 (horário de Brasília).

Mas atenção! Você já deve estar dentro do local de prova desde antes do fechamento dos portões.

Nessa meia hora entre o fechamento dos portões e o início da prova, a organização do Enem deve adotar uma série de procedimentos de segurança, como o uso de detectores de metais. Os participantes devem aguardar a liberação dentro de suas respectivas salas. Quem sair durante esse período corre o risco de ser eliminado.

Saída da sala do Enem 2015

A saída definitiva do local do Exame está liberada duas horas após o início da prova. Quem sair antes desse prazo será automaticamente eliminado do Enem. Portanto, se você for realmente muito ninja, conseguir resolver todas as questões da prova e ainda preencher o cartão-resposta e folha de redação antes de duas horas, aguarde mais um pouquinho para sair da sala.

O caderno de prova só pode ser levado se o participante deixar a sala meia hora antes do término do Exame.

Término da prova do Enem 2015

A prova do Enem precisa ser resolvida dentro do prazo estipulado pela organização do Exame. O horário de término é diferente nos dois dias de prova. Confira:

Primeiro dia do Enem 2015: Sábado, 24 de outubro

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Duração: 4 horas e 30 minutos.

Término da prova: 18h (horário de Brasília)

Segundo dia do Enem 2015: Domingo, 25 de outubro

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação
Duração: 5 horas e 30 minutos.

Término da prova: 19h (horário de Brasília)

O que levar para a prova do Enem 2015

Para poder fazer a prova, você deve levar, obrigatoriamente:

  • Documento de identificação original válido, com foto. No edital do Enem você pode consultar a lista com todos os documentos que poderão ser apresentados.
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leve mais de uma para garantir.

Leve também seu cartão de confirmação de inscrição, para ter certeza do endereço e sala da prova. Você poderá levar alimentos leves e bebidas para consumir durante o Exame.

Veja também:

Local de prova do Enem 2015

Anotou direitinho todos os horários do Enem 2015? Como você está se planejando para evitar atrasos no dia da prova? Deixe seu comentário!