O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das principais iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso ao ensino superior.

Voltado à população de baixa renda, o ProUni oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) em todas as regiões do Brasil.

É uma super oportunidade para aqueles que sonham em conquistar o diploma de graduação, mas não conseguiram entrar no curso desejado em universidades públicas e não têm condições de bancar uma faculdade privada.

Todo ano, o ProUni realiza duas edições: para bolsistas que iniciarão as aulas no primeiro e no segundo semestre.

O calendário da segunda edição do ProUni 2016 já foi divulgado. Quem quiser se inscrever no processo seletivo para concorrer a uma bolsa de estudos deve ficar atento. O cronograma principal, desde o primeiro dia de inscrições até o resultado da primeira chamada, dura menos de uma semana!

Para selecionar os candidatos, o ProUni conta com um sistema totalmente automatizado que utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua edição mais recente. Ou seja, para se inscrever no ProUni em 2016, você precisa ter feito o Enem em 2015.

Descubra como fazer sua inscrição no ProUni 2016, quais os requisitos, quando sai o resultado e muito mais!

Quando abrem as inscrições para o ProUni 2016?

As inscrições da segunda edição do ProUni 2016 abrem no dia 7 de junho e encerram às 23h59 de 10 de junho de 2016.

Quanto custa a inscrição do ProUni 2016?

A inscrição do ProUni é gratuita, você não precisa pagar nenhuma taxa para se inscrever em 2016.

Como fazer a inscrição no ProUni 2016?

Assim como acontece todo semestre, as inscrições do ProUni 2016 só podem ser feitas pela internet, no site oficial do ProUni.

O procedimento para se inscrever no ProUni 2016 é o seguinte:

  1. Acesse o site do ProUni
  2. Informe seu número de inscrição e senha do Enem 2015.
  3. Informe seu endereço de e-mail e telefone. Eles precisam ser válidos, pois é pelo e-mail e telefone cadastrados na inscrição que o MEC vai entrar em contato com você, caso necessário.
  4. Preencha todos os dados cadastrais solicitados. É importante incluir também os dados do seu grupo familiar (pessoas da família que moram na mesma casa que você).
  5. Selecione até duas opções entre as vagas disponíveis para o seu perfil de renda. Você deve ficar atento e escolher a faculdade, o local de oferta (cidade, campus, unidade), o curso, o turno (matutino, vespertino, noturno ou integral), o tipo de bolsa (parcial ou integral) e a modalidade de concorrência (cotas ou não).

Quem pode se inscrever no ProUni 2016?

Antes de se inscrever no ProUni 2016, confira se você cumpre todos os requisitos necessários:

  • Não ter diploma de nível superior.
  • Ser brasileiro (ou estrangeiro naturalizado brasileiro).
  • Ter participado do Enem 2015, com média geral de 450 pontos e nota maior do que zero na redação.

Você também precisa se encaixar em pelo menos uma das situações a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede privada como bolsista integral.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura. Nesse caso não será necessário cumprir requisitos de renda.

Como você sabe, o ProUni oferece bolsas de estudos a quem não tem condições de bancar a mensalidade de uma universidade privada. Para delimitar essa condição, o programa concede as bolsas de acordo com a faixa de renda familiar bruta mensal por pessoa:

  • Até um salário mínimo e meio por pessoa: quem estiver nessa faixa de renda pode se candidatar a uma bolsa de estudos integral, que cobre 100% da mensalidade.
  • Até três salários mínimos: quem tiver renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa pode concorrer a uma bolsa parcial, que cobre metade da mensalidade.

Faculdades que participam do ProUni

A quantidade de vagas disponíveis e as faculdades participantes mudam a cada edição do ProUni. Você pode conferir a lista durante o período de inscrições. Confira algumas instituições que costumam oferecer vagas do ProUni:

Veja também:

Prouni  2016

Você vai participar do ProUni em 2016? Conte para a gente nos comentários!