Odontologia está entre os cursos mais concorridos das universidades brasileiras, tanto no Sisu quanto nos vestibulares tradicionais. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a profissão é a segunda mais bem remunerada da área da Saúde, ficando atrás apenas de Medicina.

Os dentistas, além de bons salários, têm uma ampla área de atuação e encontram trabalho com facilidade nas capitais e cidades do interior.

Conseguir se formar na área, no entanto, exige muita dedicação. A concorrência nas instituições públicas está sempre entre as mais altas e o valor médio das mensalidades nas faculdades privadas é inacessível para boa parte da população.

Por isso muita gente se questiona se existem programas de incentivo à formação na área. Se tem Odontologia no ProUni, por exemplo.

A resposta é mais do que bem-vinda: tem sim! E você vai como fazer para conseguir uma bolsa de estudos em Odontologia pelo ProUni. Confira!

 

Como se inscrever no ProUni para Odontologia?

O ProUni abre inscrições duas vezes por ano, no início de cada semestre, nos meses de janeiro e junho. Para não perder a chance de ganhar uma bolsa de estudos em Odontologia, fique atento às datas de seleção divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC)!

Para participar do ProUni, você precisa ter feito o Enem do ano anterior, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação. Também é necessário atender a outros requisitos de escolaridade e renda, que você vai conhecer mais adiante.

Se você cumprir esses requisitos e tiver a pontuação necessária para concorrer no ProUni, basta acessar o site do programa durante o período de seleção. O sistema recupera a nota automaticamente. O processo é totalmente informatizado e gratuito.

Veja em detalhes como participar da seleção para conseguir uma bolsa de Odontologia pelo ProUni:

  1. Acesse o site do ProUni durante o período de seleção.
  2. Informe seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior.
  3. Inclua um endereço de e-mail e o número do seu telefone – eles precisam ser válidos.
  4. Preencha os dados cadastrais solicitados com bastante atenção.
  5. Selecione duas opções entre as vagas disponíveis para o seu perfil de renda. Escolha a faculdade, o local de oferta (cidade, campus, unidade), o turno (a maioria dos cursos de Odontologia é integral), o tipo de bolsa (parcial ou integral) e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
  6. Siga as orientações do sistema e confirme sua inscrição.

O ProUni possui duas chamadas e uma lista de espera. Se você não conseguir entrar na primeira, ainda tem chances de conseguir o benefício na segunda chamada.

Se ainda assim seu nome não aparecer entre os escolhidos, dá para entrar via lista de espera. Mas atenção! Neste caso a participação não é automática. O candidato precisa ficar ligado nas datas, entrar na página do ProUni quando abrir inscrições para a lista e “manifestar interesse”, marcando a opção correspondente.

Que nota eu preciso tirar no Enem para passar em Odontologia no ProUni?

Odontologia é um curso super disputado, mas conseguir uma bolsa nesta graduação pelo ProUni pode ser menos complicado do que você imagina. Com atenção e um pouco de sorte, é possível obter o benefício com uma nota um pouco acima do mínimo exigido.

O segredo é acompanhar de perto o movimento das notas mínimas para concorrer a determinada vaga – as famosas “notas de corte”. Esse acompanhamento pode ser feito no site do Programa durante o período de seleção. Você pode mudar de opção quantas vezes quiser até a data de fechamento das inscrições.

Dependendo da instituição, do turno e da modalidade, as notas de corte podem ser bem altas – em alguns casos chegando a superar os 700 pontos! Em outras instituições é possível conseguir o benefício com pouco mais de 500 pontos.

O segredo para se dar bem é chegar na disputa com uma excelente nota no Enem. Dessa forma você conseguirá uma bolsa sem grandes dificuldades.

Veja a seguir alguns exemplos de notas de corte para conseguir o ProUni no curso de Odontologia.

Exemplos de nota de corte de Odontologia no ProUni

As notas de corte para entrar em Odontologia pelo ProUni variam a cada semestre. Historicamente, têm se mantido no patamar de mais de 700 como máxima e acima de 500 como mínima.

Veja exemplos recentes de notas de corte nas duas modalidades de concorrência:

Ampla concorrência:

  • Nota máxima: 759,02
  • Nota mínima: 550,54

Ações afirmativas (cotas):

  • Nota máxima: 751,58
  • Nota mínima: 518

Quem pode participar do ProUni?

Para concorrer a uma bolsa de Odontologia pelo ProUni o candidato precisa, obrigatoriamente, ter feito o Enem do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Por se tratar de uma iniciativa direcionada a estudantes de baixa renda, o MEC impõe alguns requisitos para conceder bolsas de Odontologia pelo ProUni. Pode concorrer quem:  

  • Não tem diploma de nível superior.
  • Tem renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral e no máximo três salários mínimos para concorrer a uma bolsa parcial.
  • Se encaixa em pelo menos uma das situações a seguir:
    • Fez o ensino médio completo em escola pública.
    • Fez o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral.
    • Fez uma parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola privada como bolsista integral.
    • É pessoa com deficiência.
    • É professor efetivo da rede pública de ensino e está concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há requisitos de renda, mas o curso de Odontologia não se encaixa nessa categoria).

Universidades que têm o curso de Odontologia e participam do ProUni

O número de universidades vagas de Odontologia para o ProUni muda a cada edição. Só existe um jeito de descobrir quais são as instituições que oferecem bolsa nesta graduação: acessando o sistema do ProUni durante a seleção.

Mas você pode ficar tranquilo. O MEC só permite a entrada no ProUni de instituições bem avaliadas – o que garante um curso de qualidade. Veja algumas universidades que participam do ProUni e têm graduação em Odontologia.

Veja também:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai tentar o ProUni para Odontologia? Conte para a gente aqui nos comentários!