O curso de Medicina é um dos mais concorridos do Brasil! Entre as principais razões que levam os estudantes a escolherem esta graduação estão os altos salários dos médicos e as diversas possibilidades de especialização.

A grande dificuldade de quem sonha em fazer Medicina é conseguir uma vaga em uma universidade pública. Além de ter o maior número de candidatos por vaga em quase todos os vestibulares do País, a nota de corte para ser aprovado pelo Sisu é bastante elevada. No caso das universidades particulares, o desafio é outro: pagar as mensalidades!

Por se tratar de um curso de período integral, fica complicado trabalhar durante a faculdade para ajudar nas despesas. A solução para esse problema pode estar em um auxílio financeiro, como os créditos estudantis.

A boa notícia é que existe o financiamento estudantil do FIES para o curso de Medicina! E mais, a Saúde é uma das áreas prioritárias para conceder o benefício, fazendo com que o número de vagas seja maior e suas chances de entrar na universidade aumentem!

Se você ficou interessado, descubra a seguir como conseguir o FIES para Medicina

Quando acontece o FIES para o curso de Medicina?

O FIES abre processo seletivo duas vezes ao ano, no início de cada semestre. As datas variam e é importante ficar atento à divulgação do edital pelo Ministério da Educação (MEC).

Geralmente as inscrições para o FIES acontecem logo depois dos processos seletivos de outros dois programas do Governo Federal para ampliação do acesso ao ensino superior: Sisu e ProUni.

Quem pode se inscrever no FIES para o curso de Medicina?

Para concorrer a um financiamento estudantil pelo FIES, o candidato precisa apresentar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação mínima exigida para se inscrever é de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Só valem as notas obtidas no Enem a partir do ano de 2010.

Existe também um outro requisito: a renda familiar bruta mensal do candidato não pode ultrapassar dois salários mínimos e meio por pessoa.

Como se inscrever no FIES para Medicina?

A inscrição no FIES acontece pela internet e é totalmente gratuita. Durante o período de seleção basta que o candidato siga o passo a passo:

  1. Acessar o site do FIES Seleção.
  2. Preencher todas as informações solicitadas e aguardar o recebimento do e-mail de confirmação.
  3. Acessar o e-mail que foi cadastrado, abrir a mensagem do FIES e ativar a inscrição.
  4. Retornar ao site do FIES e selecionar o financiamento para o curso de Medicina dentre as vagas disponíveis.
  5. Seguir as orientações do sistema e confirmar sua inscrição.
Se você for um dos aprovados no FIES, fique atento às próximas etapas de inscrição e aos prazos. O passo seguinte, caso seja selecionado, é fazer uma nova inscrição, desta vez no site do SisFIES, e preencher todas as informações solicitadas.

Na sequência é preciso reunir toda a documentação exigida e apresentá-la na universidade para a qual você foi selecionado. Para fazer o contrato do financiamento é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (que já foi escolhida previamente no cadastro do SisFIES).

Preste atenção aos prazos, pois cada procedimento tem uma data-limite para ser executado. Se o candidato não cumprir os prazos, pode perder a vaga.

Como é a seleção do FIES para Medicina?

O FIES vem sofrendo algumas mudanças desde sua criação. Em 2015, o programa passou por uma grande reformulação. O número de vagas diminuiu e o Governo impôs mais restrições. Ou seja, conseguir o benefício está cada vez mais difícil!

A vantagem de quem opta pelo curso de Medicina é que a Saúde é considerada uma das áreas prioritárias, juntamente com a Formação de Professores e as Engenharias. Cerca de 70% do total das vagas do FIES é destinado a estas áreas.

A distribuição das vagas privilegia as regiões mais carentes. O MEC faz uma análise por microrregião, levando em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a demanda local por ensino superior e por financiamentos estudantis.

Universidades que têm o curso de Medicina e participam do FIES

As instituições de ensino que têm o curso de Medicina e participam do FIES mudam a cada nova edição do programa. Para saber exatamente quais são as universidades que oferecem vagas para Medicina, é preciso consultar o site do FIES durante o período de inscrição.

O MEC só disponibiliza financiamento para cursos que possuem uma boa avaliação. Portanto, se você conseguir o FIES para pagar Medicina, saiba que irá fazer uma graduação de qualidade.

Confira algumas universidades que participam do FIES e possuem o curso de Medicina:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Você vai tentar o FIES para Medicina? Conte para a gente aqui nos comentários!