O curso de Direito lidera o ranking dos mais procurados do País! Segundo o Censo da Educação Superior mais recente, são mais de 800 mil estudantes matriculados nesta graduação. Essa graduação é oferecida por inúmeras instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Apesar de toda essa disponibilidade e da quantidade de matriculados, muito alunos ainda ficam de fora do curso de Direito. As universidades públicas não dão conta de acolher todos os estudantes e o custo das particulares acaba sendo alto demais para muitas pessoas.

A boa notícia é que é possível conseguir um financiamento estudantil pelo FIES para o curso de Direito! Uma das grandes vantagens desse programa é que o estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado e, para ajudar ainda mais, os juros são baixos.

Se você ficou interessado em conseguir este benefício, saiba como concorrer a uma vaga no FIES para o curso de Direito!

Quando acontece o FIES para Direito?

O processo seletivo do FIES acontece duas vezes ao ano, e é aberto sempre no início de cada semestre letivo. O cronograma é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e as datas variam de uma edição para a outra. É preciso ficar ligado no lançamento das inscrições para não perder os prazos!

De modo geral, as inscrições para o FIES acontecem depois de encerrados os processos seletivos do Sisu e do ProUni.

Quem pode participar do FIES para Direito?

Para se inscrever no FIES, o candidato precisa ter feito alguma edição do Enem (a partir de 2010) e atingido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

Além disso, existe um requisito de renda, que pode ser diferente a cada edição do processo seletivo.

Como se inscrever no FIES para Direito?

Se você atende aos requisitos para concorrer ao financiamento estudantil do governo federal, fique atento ao prazo de inscrição. Quando o processo seletivo estiver aberto, basta fazer o seguinte:

  1. Acessar o site oficial do FIES Seleção.
  2. Preencher todas as informações solicitadas e aguardar o envio do e-mail de confirmação.
  3. Conferir a caixa de entrada de seu e-mail, abrir a mensagem do FIES e ativar sua inscrição.
  4. Retornar ao site do FIES e escolher a opção de financiamento para o curso de Direito desejado entre as opções disponíveis.
  5. Seguir as instruções do sistema até confirmar sua inscrição.
Após esta primeira etapa, é divulgado o resultado da seleção dos candidatos. Se você for um dos escolhidos é preciso prestar atenção, pois o processo de inscrição continua.

Para garantir a vaga, é preciso fazer uma nova inscrição, desta vez no site do SisFIES. Depois de preencher todas as informações solicitadas, é hora de reunir a documentação exigida e apresentá-la na universidade.

Para concluir o processo e fazer o contrato de financiamento, é preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Todo o processo de inscrição é gratuito, mas são vários os procedimentos a serem seguidos e cada um deles tem uma data-limite para ser realizado. Portanto, fique atento ao cronograma para não perder nenhum prazo!

Como funciona a seleção do FIES para o curso de Direito?

Desde que foi implementado, o FIES vem passando por uma série de mudanças. A cada novo edital podem surgir regras diferentes, por isso é importante ler este documento com atenção antes de se inscrever.

Apesar de ser um processo seletivo nacional, você não vai disputar a vaga com todos os candidatos que escolheram o curso de Direito. É que a seleção do FIES acontece entre os participantes que escolheram o mesmo curso, faculdade, unidade e turno de estudos. Dentro desses parâmetros, o sistema do FIES seleciona os candidatos com maior pontuação no Enem para preencher as vagas.

É tudo automatizado e o resultado normalmente já sai na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições.

Universidades que aceitam o FIES e têm o curso de Direito

As vagas no FIES para o curso de Direito, assim como as universidades participantes, podem mudar a cada nova edição do programa. Para saber exatamente quais as opções disponíveis, é preciso consultar o site do FIES durante o período de inscrição.

Veja algumas universidades que costumam participar do FIES e oferecem o curso de Direito:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Você vai tentar FIES para o curso de Direito? Conte para a gente aqui nos comentários!