Se você está tentando uma vaga na universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesse segundo semestre de 2016, deve estar ansioso para saber se o seu nome está na lista dos aprovados!

Nesta edição foram oferecidas 56.422 vagas distribuídas por 65 instituições públicas de todas as regiões do Brasil!

Confira a seguir como consultar a lista de aprovados do Sisu 2016, onde ver seu boletim de desempenho, como é a lista de espera e o que você precisa fazer para garantir sua matrícula!

Quando sai a lista de aprovados do Sisu 2016?

O resultado da primeira edição do Sisu 2016 está disponível para consulta a partir de 6 de junho de 2016.

Como faço para consultar a lista de aprovados do Sisu 2016?

Esta edição do Sisu terá apenas uma chamada e a lista dos aprovados pode ser consultada no site do processo seletivo.

Para descobrir se você (ou algum amigo) está entre os selecionados, faça o seguinte:

  1. Acesse a página de Selecionados do Sisu.
  2. Digite a sigla ou o nome completo da instituição. O sistema vai mostrar algumas sugestões enquanto você preenche esse campo.
  3. Clique na instituição da qual você quer saber a lista de aprovados.
  4. Selecione o “Local de Oferta”. Ele corresponde ao campus da universidade.
  5. Selecione o nome do curso.
  6. Selecione o grau – Área Básica de Ingresso (ABI), Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico - e o turno – matutino, vespertino, noturno ou integral.
  7. Clique no botão “Pesquisar”. Você verá a lista com todos os aprovados na faculdade, campus, curso e turno que você selecionou.

Como consultar o boletim de desempenho no Sisu 2016?

Depois de saber se passou ou não no Sisu 2016 – e comemorar ou se preparar para a lista de espera – a maioria das pessoas vai querer descobrir como ficou seu desempenho entre os concorrentes.

Essa informação pode ser vista no Boletim de Desempenho Individual. Veja como consultar sua classificação:

  1. Acesse o Portal Oficial do Sisu.
  2. Clique no botão “Ver meu boletim”. Vai aparecer a página do aluno do Sisu.
  3. Digite seu número de inscrição do Enem 2015 – o mesmo que você usou para se inscrever no Sisu 2016.
  4. Digite sua senha do Enem 2015 – a mesma que você usou quando se inscreveu no Sisu 2016.
  5. Digite os números e letras que aparecem na imagem. Caso não estejam fáceis de ler, você pode clicar em “Trocar a imagem”.
  6. Clique no botão “Entrar no Sisu”.

Se você não lembra mais da senha do Enem 2015 ou do número de inscrição, não se preocupe. Basta clicar no link “Esqueceu o número de inscrição ou senha do Enem 2015?” e seguir as orientações da tela para recuperar essas informações.

Não passei no Sisu. O que fazer?

O Sisu tem apenas uma chamada para convocar os aprovados. Se o seu nome não apareceu na lista de aprovados, saiba que ainda há esperança!

É que o Sisu 2016 tem uma lista de espera. Ela serve para preencher aquelas vagas que por algum motivo não foram ocupadas pelos aprovados (seja por falta de documentação, porque o aprovado perdeu o prazo de matrícula ou as informações prestadas na inscrição não puderam ser confirmadas).

Para entrar na lista de espera, é obrigatório que você tenha participado daquela mesma edição do Sisu e não tenha sido selecionado para a sua primeira opção de curso. Caso tenha sido selecionado para a segunda opção, você poderá concorrer a uma vaga na lista de espera também, independentemente de ter feito a matrícula.

É importante saber que a lista de espera não é automática. É preciso entrar no sistema do Sisu e “dizer” que quer participar. No jargão do processo seletivo, é o tal “manifestar interesse”. Além disso, você só pode concorrer ao mesmo curso que marcou como primeira opção da seleção regular.

Veja como entrar na lista de espera:

Entre os dias 6 e 17 de junho de 2016, você deve:

  1. Acessar seu Boletim de Desempenho (conforme mostramos acima).
  2. Marcar a opção de interesse em participar da lista de espera.
  3. Confirmar e aguardar a mensagem de confirmação do sistema.

O resultado da lista de espera não sai no site do Sisu. São as próprias universidades que convocam os aprovados, a partir do dia 23 de junho. Por isso, acompanhe o site e os comunicados da universidade para a qual se candidatou. E fique atento aos prazos que ela determinar para fazer a matrícula!

Como fazer a matrícula do Sisu 2016

Não importa se você passou na primeira chamada ou na lista de espera. Para garantir sua vaga do Sisu é obrigatório fazer a matrícula na universidade para qual você foi selecionado, levando todos os documentos exigidos. A lista varia de acordo com a faculdade – informe-se junto à instituição para a qual você passou.

Os prazos são os seguintes:

  • Matrícula para quem passou na primeira chamada: 10 a 14 de junho de 2016.
  • Matrícula para quem passou pela lista de espera: a partir de 23 de junho de 2016 (as datas variam em cada instituição).

Vai ter outro Sisu em 2016?

Não. O próximo processo seletivo do Sisu vai acontecer em janeiro de 2017.

O cronograma do Sisu 2017 ainda não foi divulgado. Assim que o MEC definir as datas você ficará sabendo por aqui!

Veja também:

Notas de corte do Sisu 2016

 

Conseguiu acessar a lista de aprovados do Sisu? Conte para a gente se você passou ou se vai tentar novamente no segundo semestre!