A segunda edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2016 abre inscrições entre os dias 7 e 10 de junho. O resultado sai em poucos dias.

Se você é um dos candidatos do ProUni e está ansioso para ver o resultado, saiba que acabou a agonia!

Veja agora mesmo como consultar a lista de aprovados do ProUni 2016!

Quando sai a lista de aprovados do ProUni 2016?

O resultado principal do ProUni, ou primeira chamada, sai no dia 13 de junho de 2016.

Como consultar a lista de aprovados do ProUni 2016?

Você pode consultar o resultado do ProUni de três formas.

A primeira e mais fácil delas é acessando o site do Programa. Faça o seguinte:

  1. Entre no site do ProUni.
  2. Clique no botão “Resultados”.
  3. Digite seu número de inscrição e senha do Enem 2015 (os mesmos que você usou para se inscrever no ProUni).
  4. Clique em “Enviar” e veja o resultado do ProUni, com a sua colocação no processo seletivo.

A segunda opção é consultar a faculdade na qual você está concorrendo a uma bolsa (tanto para a primeira como para a segunda opção).

Há ainda uma terceira forma de consultar a lista de aprovados do ProUni 2016, embora não tão imediata. É pela Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

A organização do ProUni ressalta que é responsabilidade do candidato consultar a lista e ver se passou (o MEC não vai ligar ou entrar em contato com cada um dos pré-selecionados). Além disso, os felizardos que estiverem na lista devem ficar atentos ao cronograma e aos próximos passos, pois a pré-seleção, por si só, não garante a bolsa. É preciso ainda cumprir mais alguns procedimentos. Confira a seguir!

Fui aprovado no ProUni! O que preciso fazer agora?

Se você é um dos aprovados da primeira chamada do ProUni 2016, parabéns! Agora é o momento de se apresentar na faculdade para a qual você ganhou a bolsa levando todos os documentos para comprovar os dados preenchidos na sua inscrição.

Cada faculdade pode ter uma lista diferente, que normalmente inclui comprovantes de residência e de renda de todos os familiares que moram na mesma casa que você, entre outros. A universidade também pode estabelecer horários e dias específicos para você ir até lá e concluir sua matrícula.

De acordo com o cronograma geral do ProUni, esse período vai de 13 a 20 de junho de 2016. Fique atento para não perder o prazo e a vaga!

E se você não passou na primeira chamada, não desanime! Ainda há chances de conseguir uma bolsa!

O ProUni 2106 tem segunda chamada?

Sim! A segunda chamada do ProUni 2016 está prevista para o dia 27 de junho.

Quem passar na segunda chamada tem entre os dias 27 de junho e 1o de julho para comprovar a documentação e fazer a matrícula na faculdade.

Não custa lembrar mais uma vez que quem não fizer esses procedimentos perde a vaga, que fica disponível para quem está na lista de espera.

Como funciona a lista de espera do ProUni 2016?

Assim como acontece em todas as edições, o ProUni 2016 vai ter uma lista de espera.

Mas atenção! A lista de espera não é automática. Você precisa se cadastrar para participar, ou seja, “manifestar interesse” no sistema de inscrições.

O período para manifestar interesse em participar da lista de espera vai do dia 8 a 11 de julho. Os estudantes pré-selecionados em lista de espera terão os dias 18 e 19 de julho para comparecer à faculdade, comprovar a documentação e concluir a matrícula.

Não passei no ProUni 2016. E agora?

Quem não passou no ProUni 2016 e não tem condições de bancar a faculdade particular conta ainda com outro programa do Governo Federal que ajuda estudantes a pagarem a mensalidade.

É o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, um crédito educativo a juros baixos que pode ser pago em vários anos. O beneficiado só começa a quitar a dívida um ano e meio depois de se formar.

O número de vagas vem diminuindo e está cada vez mais difícil de conseguir o FIES. No entanto, se você morar nas regiões que o MEC considera mais necessitadas e quiser um financiamento para pagar cursos das áreas da Saúde, Engenharias e Formação de Professores, suas chances aumentam.

Para participar da seleção do FIES 2016 é obrigatório ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação. Além disso, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa.

As inscrições para a segunda edição do FIES 2016 vão de 14 a 17 de junho.

Saiba mais em:

FIES 2016

Vai ter mais um ProUni em 2016?

Não. O ProUni acontece duas vezes por ano. A próxima edição está programada para janeiro de 2017. O MEC ainda não divulgou o calendário oficial. Assim que as datas forem definidas, você ficará sabendo aqui!

Faculdades que participam do ProUni

A quantidade de vagas disponíveis e as faculdades participantes mudam a cada edição do ProUni. Você pode conferir a lista durante o período de inscrições. Confira algumas instituições que costumam oferecer vagas do ProUni:

Já consultou a lista de aprovados? Conseguiu uma bolsa no ProUni 2016? Conte para a gente aqui nos comentários!