Se você é um dos milhares de candidatos que estão concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016, chegou a hora de ver o resultado.

Se o seu nome estiver na lista da primeira chamada, organize logo os documentos necessários para fazer a matrícula. Se você não entrar nesta lista, continue torcendo! O Programa conta com uma segunda chamada e tem também uma lista de espera.

Confira as datas da publicação dos resultados e o que fazer para garantir a sua bolsa do ProUni 2016!

Quando sai a primeira chamada do ProUni 2016?

É tudo muito rápido no ProUni. O período de inscrições é de 7 a 10 de junho de 2016 e o resultado sai logo em seguida: dia 13 de junho, segunda-feira.

Se você encontrar seu nome na lista vai ser uma festa! É uma grande vitória conseguir uma bolsa de estudos para ingressar numa faculdade particular, no curso que você queria. Comemore bastante, mas fique atento!

Os candidatos convocados na primeira chamada do ProUni precisam comprovar as informações fornecidas na inscrição e fazer a matrícula na faculdade escolhida entre os dias 13 e 20 de junho. Cada instituição exige sua própria lista de documentos para realizar este procedimento.

Algumas solicitam também que os candidatos selecionados no programa participem de mais um processo seletivo interno, que pode envolver alguma prova. Confira os dados disponibilizados por cada instituição no sistema de inscrição do ProUni ou entre em contato com a faculdade.

Preste atenção às datas! Os candidatos que não fizerem a matrícula dentro do prazo determinado perdem a vaga.

Como consultar a primeira chamada do ProUni 2016?

Há três maneiras de saber quem foram os felizardos que passaram na primeira chamada do ProUni 2016:

  • No site do ProUni, no Boletim Individual dos candidatos.
  • Na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800-616161.
  • Diretamente nas instituições de ensino participantes do ProUni 2016.

Quando é a segunda chamada do ProUni 2016?

Se você não encontrou seu nome na primeira chamada do ProUni, não se deixe abater! Existem mais chances de conseguir uma bolsa do programa. A publicação da segunda chamada vai ser duas semanas depois, no dia 27 de junho de 2016, segunda-feira.

Assim como na primeira chamada, os candidatos selecionados na segunda leva também precisam fazer a comprovação das informações da inscrição no ProUni e garantir a matrícula na faculdade escolhida. Cheque as informações no site do programa ou confirme junto à universidade. O prazo é até o dia 1o de julho.

Vai ter lista de espera no ProUni 2016?

Boa notícia: tem, sim! Se você não encontrou seu nome nem na primeira, nem na segunda chamada do ProUni, foque suas energias na lista de espera.

O critério para classificação na lista também é a nota do Enem do ano anterior. Mas é preciso se inscrever no site do programa para participar. O prazo é bem curtinho: de 8 a 11 de julho de 2016.

Veja o do Cronograma do ProUni 2016

São muitas as datas importantes do ProUni 2016. Não corra o risco de perder a bolsa por um descuido na sua programação. Anote aí pra não esquecer:

  • 7 a 10 de junho – inscrições.
  • 13 de junho – primeira chamada
  • 13 a 20 de junho – comprovação das informações na inscrição do ProUni e matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada
  • 27 de junho – segunda chamada
  • 27 de junho a 1o de julho – comprovação das informações prestadas na inscrição do ProUni e matrícula dos candidatos selecionados em segunda chamada
  • 8 a 11 de julho – prazo para inscrição na lista de espera
  • 18 e 19 de julho – comprovação das informações prestadas na inscrição do ProUni e matrícula dos candidatos selecionados na lista de espera

Vai ter uma segunda edição do ProUni em 2016?

Não. O ProUni conta com duas edições no ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A próxima edição deve acontecer em janeiro de 2017. As datas das inscrições serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) quando chegar mais perto. Fique ligado por aqui que traremos o cronograma do ProUni 2017 para você assim que ele for definido!

Faculdades que participam do ProUni

A quantidade de vagas disponíveis e as faculdades participantes mudam a cada edição do ProUni. Você pode conferir a lista durante o período de inscrições. Confira algumas instituições que costumam oferecer vagas do ProUni:

Veja também

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Você está concorrendo a uma bolsa do ProUni? Para qual curso? Conte para a gente nos comentários!