Se você não encontrou seu nome na primeira lista de convocação do Programa Universidade para Todos (ProUni), não desanime! Ainda há chances!

A segunda chamada acontece em junho. Quem não for convocado nesta fase pode ainda se inscrever na lista da espera. O processo para garantir uma bolsa leva alguns dias e exige o cumprimento de certos requisitos.

Veja a data da publicação da segunda chamada do ProUni 2016, como consultar e as opções para garantir uma bolsa de estudos em universidade privada!

Quando sai a segunda chamada do ProUni 2016?

A segunda chamada do ProUni 2016 será divulgada em 27 de junho. Para saber se seu nome está entre os escolhidos, você pode:

  1. Entrar no site do ProUni e clicar no botão “Resultados”. Depois entre com seu número de inscrição e senha do Enem 2015, os mesmos que você usou para se inscrever, e clique em enviar. Em seguida o sistema informará a sua colocação.
  2. Checar a lista diretamente na instituição para a qual você se candidatou a uma bolsa.
  3. Consultar a Central de Atendimento do MEC, no telefone  0800-616161.

O que fazer se meu nome estiver na segunda chamada do ProUni 2016?

Comemore bastante! Você é um dos beneficiados pelo ProUni 2016 e terá a chance de fazer um curso superior em uma universidade de qualidade. Fique super atento aos procedimentos que é preciso cumprir para garantir sua vaga!

Você deve se dirigir à faculdade que escolheu, apresentar a documentação exigida para comprovar os dados da inscrição no ProUni e fazer a matrícula. Você tem entre os dias 27 de junho a 1o de julho para concluir este processo.

Cada instituição pode pedir uma lista de documentos diferente. Ela é disponibilizada no site do ProUni, no momento da inscrição, ou na própria faculdade.

É importante lembrar que algumas instituições exigem também que os candidatos realizem uma prova, uma espécie de processo seletivo, antes de efetivar a matrícula. Entre em contato com a faculdade para a qual foi selecionado para tirar todas as dúvidas.

Algumas têm ainda horários e datas específicas de atendimento. Confira tudo de perto para não perder sua vaga!

O que fazer se meu nome NÃO estiver na segunda chamada?

Depois de concluída a segunda chamada é aberta uma lista de espera para o preenchimento das vagas que ainda possam estar disponíveis. Fique firme na busca por seus objetivos e tente mais uma vez conquistar a sua bolsa de estudos!

É preciso se cadastrar para participar desta nova chance. Você deve acessar o site do ProUni e marcar a opção “manifestar interesse” na lista de espera. O período de inscrições é de 8 a 11 de julho.

Os candidatos cadastrados também são classificados de acordo com o desempenho que obtiveram no Enem do ano anterior.

Nos dias 18 e 19 de julho, os candidatos selecionados devem comparecer à faculdade para comprovar a documentação e efetuar a matrícula.

Requisitos para se cadastrar na lista de espera

Você pode se cadastrar na lista correspondente à sua primeira opção de curso, ou naquela referente à sua segunda opção.

Podem tentar uma vaga no curso escolhido em primeira opção os candidatos que:

  • Não tenham sido pré-selecionados na primeira e segunda chamada do ProUni.
  • Tenham sido pré-selecionados na segunda opção de curso, mas por alguma razão não houve formação daquela turma por parte da faculdade.

Podem tentar uma vaga na lista do curso escolhido em segunda opção os candidatos que:

  • Não tenham sido pré-selecionados na primeira e segunda chamada do ProUni porque aquela turma não foi oferecida pela faculdade por alguma razão.
  • Não tenham sido pré-selecionados nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Tenham sido pré-selecionados na primeira opção de curso, mas aquela turma acabou não sendo oferecida pela faculdade por alguma razão (não formação de turma).

O que fazer se eu não passar no ProUni 2016?

Muita calma nessa hora! Conheça alguns caminhos alternativos para quem não conseguiu uma bolsa do ProUni:

  1. Se você não tem condições de pagar a mensalidade de uma faculdade particular, consulte as condições do Financiamento Estudantil (FIES) criado pelo Governo para auxiliar estudantes de baixa renda. Para participar da seleção do FIES é obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação. A renda bruta mensal da família do candidato não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 17 de junho.
  2. Você pode se inscrever de novo na próxima edição do ProUni, que deve acontecer em janeiro de 2017. Assim que o MEC divulgar a data de inscrição você ficará sabendo aqui!

Faculdades que participam do ProUni

As faculdades participantes mudam a cada edição do ProUni. Você pode conferir a lista durante o período de inscrições. Confira algumas instituições que costumam oferecer vagas do ProUni:

Veja também:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Você solicitou uma bolsa do ProUni para qual curso? Em qual universidade? Conte para a gente nos comentários!