As estatísticas da Fuvest mostram que cerca de 20% dos candidatos que participam da primeira fase conseguem se classificar para a segunda. É difícil chegar lá.

Se você superar essa etapa, pode comemorar muito! Mas não perca o ritmo e a determinação nos estudos. Ainda há um longo caminho pela frente até garantir uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

A segunda fase é ainda mais puxada que a primeira e as provas são bem diferentes. É importante conhecer de perto as características de cada exame e se preparar para continuar com bons resultados neste processo.

Lembre-se de que o vestibular da Fuvest está entre os mais concorridos do País e o que está em jogo é a sua chance de construir uma carreira de sucesso.

Confira como será a segunda fase da Fuvest 2017 e o que você precisa saber para se dar bem neste desafio!

 

Quando é a segunda fase da Fuvest 2017?

Na segunda fase os candidatos vão passar por três dias seguidos de prova. Elas acontecem nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017 (domingo, segunda e terça-feira).

Os locais de realização dos exames serão divulgados no Manual do Candidato Fuvest 2017. Este documento será disponibilizado no site da Fundação. O horário também será divulgado no Manual. O tempo total de cada prova é 4 horas. Geralmente elas têm início às 13 horas e terminam às 17 horas.

A principal diferença entre a primeira e a segunda fase da Fuvest é que, na primeira, a prova conta com respostas de assinalar e, na segunda, todas as perguntas devem ser respondidas por escrito.

Ou seja, as provas da segunda fase são inteiramente discursivas. Esta característica exige que os candidatos tenham bastante conhecimento para elaborar as respostas e também concentração para escrever corretamente, dentro do prazo determinado.

Como são as provas da segunda fase da Fuvest 2017

A segunda fase da Fuvest é o momento em que você vai precisar relembrar um pouco de tudo o que estudou no Ensino Médio, em diferentes matérias, e contar com bastante tranquilidade e autoconfiança. Se você se classificar para esta etapa, pode ter certeza que tem conhecimento suficiente para se sair bem. Veja o que é cobrado em cada prova da segunda fase para organizar sua rotina de estudos:

Prova do primeiro dia – 8 de janeiro: A primeira prova desta fase é sobre Português e Literatura. Ela conta com 10 questões envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. Além disso, nesse dia o candidato deve escrever uma Redação.

Prova do segundo dia – 9 de janeiro: No segundo dia é a vez das questões sobre as seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Atenção: algumas perguntas são interdisciplinares (exigem conhecimentos em mais de uma matéria).

Prova do terceiro dia – 10 de janeiro: A última prova da segunda fase traz questões relacionadas com a carreira escolhida pelo candidato. Ela é composta por 12 perguntas, sobre duas ou três disciplinas.

Quais são as leituras obrigatórias da Fuvest 2017?

As leituras obrigatórias garantem uma base importante para resolver as questões na prova de Português, que acontece logo no primeiro dia da segunda fase. A comissão organizadora divulgou com bastante antecedência as obras que os candidatos precisam ler. Não perca tempo. Confira:

• A Cidade e as Serras Eça de Queirós

• Capitães da Areia Jorge Amado

• Claro Enigma Carlos Drummond de Andrade

• Iracema José de Alencar

• Mayombe Pepetela

• Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

• O Cortiço Aluísio Azevedo

• Sagarana João Guimarães Rosa

• Vidas Secas Graciliano Ramos

Como escrever uma boa redação na segunda fase da Fuvest 2017?

Para boa parte dos candidatos a Redação é o grande fantasma do vestibular. Você só descobre o tema na hora, tem pouco tempo para escrever e ainda deve se preocupar com o conteúdo dos argumentos, a organização das ideias e os erros gramaticais.

Há algumas maneiras de estudar para se sair bem na redação. A principal é: mantenha-se atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Quanto mais informações de qualidade você tiver, mais preparado estará para sustentar suas ideias no texto. A dica aqui é diversificar suas fontes, procurando dados e opiniões de todos os lados da questão.

Praticar a escrita é outra dica importante. Escolha alguns temas por semana e escreva um texto sobre eles, com tempo cronometrado, como se estivesse fazendo a prova. Consulte os temas de edições anteriores da Fuvest para exercitar. A escrita evolui com a prática, assim como qualquer outra habilidade.

Quando sai o resultado da segunda fase da Fuvest 2017

A correção das provas da segunda fase costuma demorar, em média, vinte dias. Por contarem com respostas discursivas, elas são submetidas a uma banca de avaliação formada por vários examinadores. Eles corrigem as questões, uma a uma, de cada prova. A Redação também é avaliada por uma banca especializada. Por isso a correção é bem mais lenta que a da prova objetiva da primeira fase, feita digitalmente a partir de um gabarito.

As datas de divulgação dos resultados oficiais e das chamadas posteriores de alunos serão listadas no Manual do Candidato Fuvest 2017. Fique ligado aqui no site que a gente informa para você!

Veja também:

O que cai na Fuvest

Vai participar da Fuvest 2017? Qual é a prova mais difícil da segunda fase, em sua opinião? Conte para a gente nos comentários!