As principais datas do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para ingresso em 2017 já foram divulgadas. Organize sua agenda para não perder o período de inscrições, que acontece no segundo semestre de 2016.

A Unesp é uma das maiores universidades públicas do País, com unidades distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo. No ano passado o número de inscrições no vestibular chegou a 103 mil. Os candidatos disputaram 7.355 vagas, em 176 cursos superiores.

Confira as principais datas da Unesp 2017 e saiba como funciona este importante processo seletivo!

O calendário da Unesp 2017

O período de inscrições para o vestibular Unesp 2017 será de 12 de setembro a 10 de outubro de 2016. As provas da primeira fase acontecem cerca de um mês após o término das inscrições, em 13 de novembro, um domingo.

A segunda fase deste vestibular também acontece em 2016. Os candidatos classificados farão as provas nos dias 18 e 19 de dezembro (domingo e segunda-feira).

Os resultados serão divulgados no início de 2017, em 3 de fevereiro. Anote as datas:

• Inscrições: 12 de setembro a 10 de outubro de 2016.

• Primeira fase: 13 de novembro de 2016.

• Segunda fase: 18 e 19 de dezembro de 2016.

• Resultados: 3 de fevereiro de 2017.

Como fazer a inscrição na Unesp 2017

A inscrição deve ser feita pela internet, no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado. É possível pedir isenção do pagamento. A data para entrar com o pedido deste benefício e as condições para obtê-lo serão divulgadas pela Vunesp.

Como funciona o vestibular da Unesp

Assim como em outras importantes universidades paulistas, o vestibular da Unesp acontece em duas fases. A primeira é composta por uma única prova objetiva, sobre conhecimentos gerais, que funciona como uma pré-seleção de candidatos. Na segunda os candidatos realizam duas provas, ambas com questões discursivas.

A nota do Enem pode ser utilizada como complemento da nota da prova da primeira fase, a exemplo de outros processos seletivos importantes. Consulte o edital que será disponibilizado no site da Vunesp para saber como funciona este cálculo.

Qual a concorrência no vestibular da Unesp?

Este processo seletivo está entre os mais concorridos do País. Em 2016, o curso de Medicina registrou recorde histórico de 243,8 candidatos disputando cada uma das 90 vagas disponíveis. Em seguida ficou o curso de Direito, com 69,2 candidatos por vaga, depois Arquitetura e Urbanismo, com 51,4 candidatos por vaga.

Alguns cursos registraram baixa concorrência nesta mesma edição do vestibular da Unesp. Licenciatura em Pedagogia, Geografia e História foram alguns dos que tiveram abaixo de 3 candidatos por vaga. O curso noturno de Administração, no campus de Tupã, teve 6,9 candidatos por vaga.

É importante considerar ainda que a Unesp adota o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP). Em 2016, este sistema garantiu um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública.

Onde acontecem as provas do vestibular da Unesp?

O vestibular da Unesp é acessível a candidatos de diferentes regiões do País. Além dos locais de prova serem bem distribuídos no estado de São Paulo, em 31 cidades, os exames podem ser realizados também em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

Como são as provas do vestibular da Unesp?

O nível das questões da Unesp é considerado alto pelos participantes. As provas exigem foco e concentração dos candidatos. Elas são iniciadas às 14 horas e têm duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Conheça melhor o que cai em cada uma delas:

Primeira fase da Unesp

A prova da primeira fase é objetiva. Ela conta com 90 questões sobre conhecimentos gerais. Cada pergunta é seguida de cinco alternativas de resposta e o candidato deve assinalar uma única correta. A prova é dividida em três áreas do conhecimento. Confira as disciplinas abordadas em cada uma delas:

• Linguagens e Códigos (30 questões): Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.

• Ciências Humanas (30 questões): Geografia e Filosofia.

• Ciências da Natureza e Matemática (30 questões): Biologia, Química, Física e Matemática.

Segunda fase da Unesp

No primeiro dia de prova, os candidatos devem responder 12 questões da área de Exatas ou Humanas, dependendo do curso escolhido. No segundo dia, é aplicada a prova de Língua Portuguesa, que também tem 12 questões dissertativas, e a prova de redação. Veja o conteúdo dos exames:

  • Primeiro dia: Questões sobre Matemática, Biologia, Física e Química, para candidatos a cursos das Ciências Exatas ou Biológicas. Questões sobre História, Geografia e Filosofia, para candidatos a cursos da área de Humanas.
  • Segundo dia: Questões sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte, além da produção de um texto dissertativo.

Outras informações sobre o este processo seletivo podem ser obtidas no Disque Vunesp: (11) 3874-6300.

Veja também:

Calendário Fuvest 2017

Vai tentar uma vaga na Unesp? Em qual curso? Conte para a gente nos comentários!