Não existe momento mais aguardado por quem fez o Enem do que a divulgação dos resultados.

Nesse quesito, o Ministério da Educação (MEC) é bem cruel. São dois meses de espera para saber que nota tirou em cada uma das cinco provas do exame.

Se não dá para adiantar o resultado, que só sai em janeiro do ano seguinte, a gente consegue ao menos aliviar a ansiedade apresentando as respostas para todas as questões objetivas do Enem 2017.

Sim, no mesmo dia de aplicação do Enem iremos trazer, aqui mesmo, o gabarito extraoficial para você já saber, de cara, como se saiu em cada uma das questões.

Quer saber logo as respostas do Enem 2017? Basta ficar ligado com a gente. Confira a seguir como vai rolar!

Respostas do Enem 2017

O MEC só vai divulgar os gabaritos oficiais do Enem 2017 na quarta-feira depois da aplicação das provas. Ou seja, só nos dias 8 e 15 de novembro.

E quem aguenta esperar três dias para ter uma ideia de quantas questões acertou ou errou nas provas? Ninguém, não é?

Pensando nisso, a gente vai trabalhar bastante para você ter acesso às respostas o mais rápido possível – poucas horas depois que as provas se encerram!

Anote aí:

• Dia 5 de novembro – A partir das 19h30 vamos trazer os resultados das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

• Dia 12 de novembro – A partir das 18h30 vamos divulgar o gabarito das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

Os gabaritos estarão organizados nas quatro cores que o Enem utiliza para diferenciar as provas. Portanto, não se esqueça de verificar esse detalhe na hora de anotar suas respostas.

O Enem usa cores nas provas para dificultar fraudes, mas as questões são mesmas para todos os candidatos. O que muda é apenas a ordem em que são apresentadas.

Resultado do Enem 2017

O resultado final do Enem 2017 só sai por volta do dia 19 de janeiro de 2018 – quase dois meses depois das provas.

Até lá, você pode ter uma ideia de como se saiu nas provas objetivas por meio dos gabaritos que divulgaremos por aqui. Se acertou muitas questões, provavelmente vai tirar uma boa nota no exame.

Só não precisa perder tempo tentando calcular a pontuação. Além de não ter a prova de redação, que é corrigida à parte, manualmente, não tem como prever a nota exata somente com base nos gabaritos – tudo isso graças ao complexo sistema utilizado pelo MEC para calcular as notas, que leva em conta também o desempenho dos outros candidatos.

O jeito é se contentar em esperar a divulgação final e já ir se preparando para encarar os processos seletivos que vêm na sequência. Vamos falar deles a seguir.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2017

Existem pelo menos quatro maneiras usar a nota do Enem 2017.

Você pode tentar vaga na universidade pública, financiar as mensalidades, entrar direto numa faculdade particular ou disputar uma bolsa de estudos.

Descubra:

• Sisu: É o processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas de todo o país. É também o mais concorrido. Para participar basta ter feito o Enem 2017 e não ter zerado a redação. As inscrições para o Sisu do primeiro semestre abrem logo após a divulgação oficial dos resultados do Enem, na segunda quinzena de janeiro de 2018, e ficam poucos dias no ar.

ProUni: Quem quiser ajuda para cursar uma faculdade particular pode tentar uma bolsa de estudos bancada pelo governo federal. Para entrar na disputa é preciso se encaixar em requisitos de renda familiar e escolaridade (o programa é destinado a estudantes de baixa renda) e ter feito o Enem 2017. O desempenho mínimo para se inscrever é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O programa abre inscrições logo após o encerramento do Sisu.

• FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil é ajuda a pagar a faculdade particular. Com ele, você só vai começar a quitar a dívida depois da formatura, com juros baixos e um prazo generoso. Pode concorrer quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010. É preciso se encaixar em critérios de renda e de desempenho nas provas. O FIES abre inscrições logo após o encerramento do ProUni.

• Ingresso direto: Já pensou em conseguir vaga numa faculdade particular sem ter que prestar vestibular? Isso já é possível com o ingresso direto, modalidade adotada por inúmeras instituições em todo o país. É tudo muito simples: basta informar as notas obtidas no Enem e, caso tenha o mínimo necessário para entrar, já correr para fazer a matrícula.

Faculdades que aceitam o o Enem 2017

O Enem pode ser usado para entrar em um número absurdo de faculdades públicas e particulares pelo Brasil afora.

Às vezes pode ser bem complicado achar a faculdade ideal em meio a tantas opções.

Por isso a gente foi atrás de algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que participam dos principais processos seletivos que usam a nota do Enem como critério de escolha (ProUni, FIES e ingresso direto).

Veja o que encontramos:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

E se não rolar vaga no ProUni ou no FIES, saiba que todas faculdades da lista acima têm programas que facilitam a vida financeira dos alunos, como descontos, convênios, bolsas e parcelamento das mensalidades.

Veja também:

Que nota preciso tirar no Enem 2017?

Está contando as horas para saber o gabarito do Enem? Conte para a gente em qual curso você quer tentar vaga!