O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem duas edições por ano: uma em janeiro ou fevereiro, alguns dias depois de sair o resultado do Enem; e uma no meio do ano, para ingresso no segundo semestre.

Em 2018, a primeira edição do ProUni aconteceu em fevereiro e ofereceu quase 243 mil bolsas de estudos. Quem perdeu o bonde ou não conseguiu passar no começo do ano agora tem mais uma chance.

Está a fim de participar da segunda edição do ProUni em 2018? Então fique aqui com a gente que vamos dar todos os detalhes e ainda indicar boas faculdades que participam do programa!

Quando vai ser o ProUni 2018?

A segunda rodada do ProUni em 2018 abre inscrições no dia 26 de junho.

Quem pode participar do ProUni 2018?

Para participar do ProUni 2018 é obrigatório ter feito o Enem 2017, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

O ProUni só vale para quem ainda não tem diploma superior e tem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

É preciso ainda ter feito todo o ensino médio em escola pública (ou em escola particular como bolsista integral).

Professores da rede pública concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura e pessoas com deficiência também podem participar do processo seletivo.

Quanto custa a inscrição do ProUni 2018?

Você não vai precisar pagar nada para participar do ProUni 2018. As inscrições são gratuitas.

Até quando posso me inscrever no ProUni 2018?

As inscrições para a segunda edição do ProUni 2018 abrem no dia 26 de junho (terça-feira) e se encerram às 23:59 do dia 29 de junho (sexta-feira).

São só quatro dias úteis mesmo e o Ministério da Educação (MEC) não costuma prorrogar esse prazo. Por isso, a gente recomenda que você faça a sua inscrição o quanto antes.

Onde faço a inscrição do ProUni 2018?

O processo do ProUni é totalmente informatizado e, pelo benefício que oferece, bastante simples.
Se você se enquadra nos requisitos de participação, deve acessar o site oficial do ProUni http://prounialuno.mec.gov.br e ir preenchendo todos os campos solicitados.

Você vai precisar informar seu CPF e o número de inscrição e senha do Enem 2017. Caso não se lembre, tem um link no sistema para recuperar sua senha.

No site de inscrições você vai poder fazer uma busca pelas vagas disponíveis. São mais de 174 mil para o segundo semestre, em cursos presenciais e a distância de boas faculdades espalhadas por todo o Brasil.

O ProUni permite que o candidato concorra a duas opções de vaga. Cada vaga corresponde a uma combinação de:

• Curso
• Instituição de Ensino
• Unidade (campus)
• Período de estudos (matutino, vespertino, noturno ou integral)
• Modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência)

Não se esqueça de confirmar sua inscrição!

Que nota preciso ter no Enem para passar no ProUni?

A concorrência do ProUni acontece entre as pessoas que escolheram a mesma opção de vaga (curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência). Por isso, não dá para saber com antecedência que nota é preciso tirar no Enem para passar na opção que você escolheu.

A boa notícia é que dá para ter uma boa noção dessa pontuação enquanto o processo seletivo estiver rolando. Para isso, você deve acessar o sistema de inscrição do ProUni e ficar de olho na nota de corte (menor nota que garante uma colocação até o momento). Ela vai variando conforme novos candidatos se inscrevem.

E por que vale a pena consultar essa informação? Porque, dependendo da nota de corte, você pode querer apostar suas fichas em outro curso, turno, faculdade, etc. E o ProUni permite modificar essa escolha quantas vezes você quiser, enquanto durarem as inscrições. Assim, se a nota de corte da vaga que você busca estiver mais alta do que o seu desempenho no Enem, dá para escolher outra mais fácil de passar com a sua nota.

Para fazer a classificação final, o ProUni vai considerar sempre a última opção que você salvou no sistema de inscrição.

O ProUni 2018 tem bolsa integral?

Sim! A segunda edição do ProUni 2018 oferece dois tipos de bolsa, um para cada perfil econômico. Entenda:
• Bolsa integral, que cobre 100% da mensalidade, para quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
• Bolsa parcial, que cobre metade (50%) da mensalidade, para quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Existe cota no ProUni 2018?

Sim. O ProUni 2018 tem vagas reservadas para pessoas com deficiência e para quem se autodeclara negro, pardo ou indígena.

Ao fazer a busca por vagas no curso, faculdade ou município do seu interesse, você verá a quantidade de vagas disponíveis para cotistas.

Quando sai o resultado do ProUni 2018?

A primeira chamada do ProUni 2018 já sai na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições, dia 2 de julho.

Se eu passar no ProUni, o que vou precisar fazer?

Depende da faculdade. Na grande maioria, basta comprovar as informações e efetuar a matrícula dentro do prazo determinado para aquela chamada. Não é preciso fazer o vestibular da instituição.

No entanto, algumas faculdades podem aplicar um exame de conhecimentos específicos para determinados cursos. Essa informação fica disponível no momento da inscrição.

Quantas chamadas tem o ProUni 2018?

O ProUni 2018 tem duas chamadas regulares e uma lista de espera. Quem não apresentar os documentos no prazo solicitado perde a vaga e cede a vez para o próximo colocado.

Qual é o cronograma do ProUni 2018?

O ProUni é super rígido com o cronograma. Não tem prorrogação de prazo e quem não cumpre as etapas corretamente perde o benefício. Por isso, é bom ficar de olho no calendário. Confira as datas principais:
• Inscrições: 26 a 29 de junho
• Resultado primeira chamada: 2 de julho
• Matrícula da primeira chamada: 2 a 7 de julho
• Resultado segunda chamada: 16 de julho
• Matrícula segunda chamada: 16 a 23 de julho
• Prazo para entrar na lista de espera: 30 a 31 de julho
• Matrícula da lista de espera: 3 a 6 de agosto

Quais são as faculdades que participam do ProUni 2018?

Não vai faltar faculdade boa para quem participar do ProUni 2018. Somente instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem oferecer vagas no programa. Conheça algumas das melhores:
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
Unicesumar (a distância)

Veja também:
Como entrar no ProUni com a nota do Enem


Vai tentar uma bolsa do ProUni em 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!