Atualmente com 235 mil alunos matriculados, Psicologia está entre as 10 graduações mais procuradas – e amadas – do país.

Como o campo profissional do psicólogo tem se expandido bastante, a tendência para os próximos anos é que o curso e continue a atrair mais e mais alunos.
Quando a gente pensa no curso Psicologia, uma pergunta pode surgir: será que já dá para fazer esta graduação na modalidade a distância?
Afinal, quem não gostaria de fazer um dos cursos mais legais do país de forma mais flexível e econômica?
Descubra a seguir se dá para fazer uma faculdade de Psicologia a distância, onde encontrar a graduação e quais são as alternativas mais interessantes!

Faculdade de Psicologia a distância

Seria incrível poder estudar Psicologia a distância.
Daria para fazer o curso quase todo de casa, pela internet, com toda a tecnologia, sem precisar se deslocar até a faculdade todos os dias.
Além de toda essa comodidade, o aluno ainda poderia obter um diploma reconhecido e válido no mercado de trabalho.
Só que, infelizmente, Psicologia a distância ainda não está disponível no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) não autorizou nenhuma instituição de ensino brasileira a oferecer o curso nessa modalidade.
Por enquanto, só dá mesmo para estudar Psicologia de forma presencial e sonhar com o dia em que o MEC irá finalmente liberar a graduação nesse formato. Se esse dia está próximo ou se vai demorar, ainda não sabemos!
A boa notícia é que mais de 500 faculdades pelo Brasil afora contam com a graduação. Ou seja: você não terá dificuldade de encontrar alguma perto de você.

Onde encontrar uma boa faculdade de Psicologia

Do total de faculdades que oferecem o curso de Psicologia no Brasil, quase 85% pertencem à rede particular.
As públicas são quase sempre de boa qualidade, mas a concorrência para entrar em uma delas supera os 28 candidatos por vaga, em média – e às vezes é bem maior que isso.
Nas instituições particulares, o segredo para escolher um bom curso é certificar-se de que a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.
É preciso ainda observar a qualidade dos laboratórios, a distância da faculdade até sua casa ou seu trabalho, o nível de formação dos professores, o reconhecimento do diploma no mercado de trabalho, etc.
Pensando nisso, a gente aproveita para apresentar algumas instituições de qualidade onde você pode estudar Psicologia:

Ajuda para pagar a faculdade de Psicologia

Como a maioria dos cursos da área de Saúde, pode ser bem caro estudar Psicologia.
Mas isso não precisa ser um obstáculo. Existem várias alternativas para quem quer estudar Psicologia e está sem condições financeiras para isso no momento.
Se você quer mesmo entrar na área, está mais do que na hora de arregaçar as mangas e tentar sua vaga agora mesmo!

Veja como facilitar suas despesas:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): Por meio do ProUni, o governo federal concede todos os anos milhares de bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares de todo o país. Para concorrer ao benefício, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, não ter zerado a redação e se encaixar em critérios de renda familiar e formação escolar. A seleção ocorre duas vezes ao ano e os aprovados ganham bolsa até o final do curso.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): O FIES permite financiar o curso de Psicologia a juros baixos e ainda oferece ao estudante um prazo longo para pagamento da dívida, que só é cobrada depois da formatura. É uma alternativa interessante para quem está com o bolso apertado. Para participar o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, ter pontuação de pelo menos 450 na média das provas (sem zerar a redação) e se encaixar nos requisitos de renda determinados pelo MEC. Assim como o ProUni, a seleção ocorre duas vezes por ano. Quem tiver a maior nota na disputa leva o benefício.
  • Parcelamento estudantil: Boa parte das faculdades particulares, especialmente as de grande porte, como a Anhanguera e a Pitágoras em Minas Gerais, contam com programas de parcelamento estudantil. Com ele dá para pagar até 70% do total do curso no dobro do tempo regular, com juros baixos e condições facilitadas.
  • Bolsas, descontos e convênios: Além de tudo isso, as faculdades ainda trabalham com bolsas por mérito (para os melhores colocados no vestibular e para quem teve nota boa no Enem, como é o caso da rede Cruzeiro do Sul), descontos nas mensalidades (para quem paga em dia, para quem veio transferido de outra faculdade) e convênios (para quem trabalha em empresas parceiras). Informe-se sobre todos esses benefícios junto à faculdade do seu interesse.

Veja também:

Curso de Enfermagem a distância

Qual vai ser a sua escolha: fazer Psicologia no modelo tradicional ou esperar até o curso aparecer no formato a distância? Conte para a gente!