Não é difícil entender por que o curso de Engenharia Civil está entre os preferidos dos brasileiros: a área tem oportunidades de Norte a Sul do país e os salários podem ser pra lá de interessantes.

O resultado disso se vê nas salas de aula, que hoje abrigam mais de 360 mil futuros engenheiros civis.
A modalidade a distância veio para ajudar a popularizar o curso ainda mais, já que chega a um número maior de cidades, oferece flexibilidade de estudos e economia.
Mas é preciso saber escolher bem o seu curso de Engenharia Civil a distância. Só uma boa faculdade irá garantir um diploma bem aceito no mercado de trabalho e abrir as portas do mundo profissional.
Por isso a gente separou para você os melhores cursos de Engenharia Civil EAD. Dê uma conferida a seguir!

Melhores cursos de Engenharia Civil EAD

O Brasil já conta com 20 faculdades que dispõem do curso de Engenharia Civil a distância. Todas elas pertencem à rede particular de ensino.
Para definir quais são as melhores, o Ministério da Educação aplica um rigoroso sistema de avaliação que considera fatores como:

• Grau de aprendizado do aluno ao longo do curso (que é medido com a ajuda do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade).

• Qualidade dos recursos didático-pedagógicos oferecidos pela instituição.

• Infraestrutura de salas de aula e laboratórios das unidades e dos polos de apoio.

• O nível de formação (especialização, mestrado, doutorado) dos professores envolvidos no curso.

• Plano de desenvolvimento institucional.

A questão é que os cursos de Engenharia Civil EAD são relativamente recentes no mercado brasileiro. Por isso, das 20 faculdades que oferecem o curso, apenas sete já foram avaliadas pelo MEC.
Três delas receberam nota 4 (a escala varia de 1 a 5) no item Conceito de Curso, o que significa que são muito boas.

São elas:

• Faculdade Eniac (ENIAC)

• Centro Universitário Redentor (FACREDENTOR)

• Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)

Outras instituições receberam nota 3, considerada satisfatória:

• Universidade de Uberaba (UNIUBE)

• Faculdade Educacional Araucária (FACEAR)

• Faculdade Católica Paulista    (FACAP)

E quanto às demais?
Bom, essas ainda não foram totalmente avaliadas — o que pode acontecer a qualquer momento. O MEC é responsável por analisar todos os cursos de graduação existentes no país, presenciais e a distância.
Mas o fato de não terem sido ainda avaliadas não significa que sejam faculdades de qualidade inferior.
A gente conhece algumas faculdades que são super bem avaliadas pelo MEC e reconhecidas no mercado de trabalho. Lá você encontra Engenharia Civil EAD:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

É realmente possível fazer um curso de Engenharia Civil a distância?

Na verdade, os cursos de Engenharia Civil EAD são oferecidos em um formato chamado “semipresencial”.
Isso significa que o curso acontece parte virtualmente e parte presencialmente, dado que a graduação, pelo seu próprio perfil, exige uma carga alta de atividades em laboratórios e em campo.
A parte virtual é feita com a ajuda de uma plataforma de ensino especialmente preparada pela faculdade. Lá o aluno encontra materiais como videoaulas, videoconferências, bibliotecas digitais, apostilas, livros, gráficos, animações, etc.
Além de poder ser acessada de qualquer lugar do planeta, 24 horas por dia, a plataforma permite contato direto com professores, tutores e outros alunos a qualquer momento.
A parte presencial acontece nos laboratórios disponíveis nos polos ou nas unidades mais próximas.
Os estágios obrigatórios também devem ser feitos presencialmente.
A frequência das aulas presenciais varia de acordo com a faculdade, mas pode ir de duas vezes por semana a uma vez a cada 15 dias. No Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, as aulas acontecem uma vez por semana.
Quanto à validade do diploma do curso de Engenharia Civil EAD, não precisa se preocupar: ele vale tanto quanto o presencial. Mas para isso é fundamental verificar antecipadamente se a faculdade escolhida é reconhecida pelo MEC.
O curso tem duração de cinco anos e é oferecido apenas em grau de bacharelado.
Para atuar formalmente como engenheiro civil, o profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Quanto custa fazer Engenharia Civil EAD

Além de flexível, a modalidade a distância é também muito mais econômica do que a tradicional.
Engenharia Civil, que no formato presencial custa em média R$ 1.200 por mês, sai por menos da metade desse valor no EAD.
Instituições conhecidíssimas no Brasil, como a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) cobram cerca R$ 500 de mensalidade. (valores referentes ao segundo semestre de 2018)
Durante sua pesquisa é provável que você encontre valores bastante variados entre uma instituição e outra, dificilmente as mensalidades ficam muito acima disso.
Além de custar pouco, o curso também está disponível no Programa Universidade para Todos, o ProUni. Com ele, estudantes que fizeram o Enem mais recente podem disputar bolsas de estudo parcial ou integral de acordo com seu perfil socioeconômico.
Muitas faculdades também contam com sistemas próprios de financiamento ou parcelamento do valor das mensalidades.
Veja também:
Gostou da ideia de estudar Engenharia Civil a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!