Com tantos estudantes brigando para ocupar as vagas disponibilizadas pelas universidades federais e estaduais do país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2017, mostrou que houve 164 mil vagas não ocupadas nessas instituições.


Assim, o Ministério da Educação (MEC) resolveu criar o Sisu Transferência, para ocupar essas vagas remanescentes nas universidades públicas.

Por que sobram tantas vagas?

Você deve estar se perguntando: porque essas vagas não são ocupadas por quem deseja estudar?


Isso acontece porque, além de algumas universidades não participarem do Sisu, muitas que participam possuem a nota de corte muito alta, o que dificulta o ingresso de muitos estudantes que não foram tão bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, as vagas disponibilizadas não são preenchidas e ficam ociosas sem ninguém para ocupá-la.


O governo federal quer começar a disponibilizar essas vagas para que mais estudantes consigam ingressar em uma instituição de ensino superior e conquistar o sonhado diploma.

O que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado em 2009, com a intenção de unificar as seleções para as universidades públicas do país.


Não são todas as instituições que participam desse sistema, mas aquelas que participam, selecionam uma quantidade de vagas e disponibilizam para os estudantes que fizeram o Enem. Dessa forma, eles não precisam realizar um novo vestibular.


Cada instituição participante possui os seus critérios, mas o objetivo desse programa é democratizar o acesso às universidades, permitindo que os estudantes concorram a uma vaga em qualquer universidade do país, sem precisar pagar diversos vestibulares e realizá-los.

Critérios para participar do Sisu

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. Não é só isso! Cada instituição tem suas regras, então muitas adotam a nota mínima e/ou média para participar da seleção de alguns cursos. Neste caso, se a nota do estudante for menor que a exigida, o sistema avisará, por meio de mensagem, que a sua nota é insuficiente para concorrer aquela vaga.

Como funciona o Sisu transferência

Infelizmente ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o programa,  mas sabe-se que ele será implantado em 2019 e que o MEC ainda vai discutir com os reitores das universidades para organizar as regras e as datas que essas vagas serão disponibilizadas aos estudantes.


Outra informação divulgada é que ele funcionará como o Sisu, com a seleção de alunos pela nota do Enem, e será direcionado aos estudantes que já estão matriculados em alguma faculdade.

Não passou no Sisu? Veja outras alternativas para ingressar em uma faculdade!

Se você não fez o Enem, não se enquadra no Sisu Transferência ou não passou no Sisu, pode ficar tranquilo, pois existem diversas formas de ingressar em uma faculdade e conquistar o seu sonho. Veja:


  • Fies: o Financiamento Estudantil é uma grande carta na manga para aqueles estudantes que não conseguiram uma bolsa de estudo em uma universidade pública. Nele o estudante pode financiar até 100% do seu curso e só começa a pagar quando terminar de estudar.

  • ProUni: o Programa Universidade para Todos é outra grande forma de ingressar em uma faculdade. O ProUni oferece bolsas parciais e integrais de diversos cursos presenciais ou a distância, em instituições privadas. Para participar, é necessário obedecer alguns requisitos e regras que o programa define.


  • Bolsas e financiamentos na rede privada sem burocracia: para aqueles estudantes que não podem participar dos programas acima, mas ainda desejam estudar, essa é a melhor forma de entrar em uma faculdade. Essas bolsas e financiamentos não possuem burocracia e podem ser aderidos no ato da matrícula.


Interessado? Então, veja abaixo faculdades reconhecidas pelo MEC e que dispõem dessas bolsas e financiamentos:



Veja também:

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Os melhores cursos EAD do Brasil


Vai se inscrever no Sisu? Conte pra gente aqui nos comentários qual curso você sonha em fazer!