Pagar uma faculdade particular nem sempre é possível, pois, dependendo do curso, as mensalidades podem ser bem salgadas. Mas isso não é motivo para desistir de ingressar no ensino superior, pois existe o FIES, que é voltado justamente para custear os estudos de quem não tem condições de pagar as mensalidades de uma instituição particular.

Embora conseguir o financiamento seja bem mais fácil e menos burocrático hoje em dia, ser beneficiado pelo FIES ainda é um desafio e nem sempre é possível ser aprovado na primeira tentativa.

Pensando no alto interesse pelo programa e no fato de que alguns selecionados não cumprem todas as etapas para a conclusão do processo, o governo federal passou a abrir inscrições para vagas remanescentes.  Assim, as pessoas que não foram selecionadas na primeira etapa do FIES podem aguardar a abertura das inscrições nas vagas remanescentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post! Nós explicaremos tudo sobre as vagas remanescentes FIES 2019, como funciona o processo seletivo e citaremos algumas boas faculdades que participam do programa. Confira!

Entenda o que são as vagas remanescentes FIES 2019

As vagas remanescentes são aquelas que sobram depois de encerrado o período de inscrições do FIES. Na realidade, essas vagas não foram preenchidas nem na primeira etapa e nem na lista de espera do programa.

Para entender como as vagas remanescentes FIES 2019 funcionam, é preciso entender o processo completo do FIES.

A seleção para o programa de financiamento estudantil do governo federal ocorre duas vezes ao ano. Nessa etapa, os candidatos com as maiores pontuações no Enem são pré-aprovados para o financiamento.

No entanto, isso não é tudo. O candidato precisa cumprir algumas regras estabelecidas pelo programa para ter direito ao benefício. Caso ele não consiga, a vaga é repassada para a lista de espera. E como algumas vezes a lista de espera não é suficiente para preencher todas as vagas do FIES, abre-se o processo seletivo para vagas remanescentes - mas esse processo nem sempre acontece.

O Fies beneficia estudantes com renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa, sendo que, para beneficiários com renda per capita de até 3 salários, não há incidência de juros.

Entenda a diferença entre lista de espera e vagas remanescentes

A lista de espera é voltada apenas para aqueles candidatos que se inscreveram no programa, mas não foram selecionados na primeira etapa. Logo após ser divulgado o resultado da primeira etapa, a lista de espera é ativada e os candidatos começam a ser pré-selecionados.

As vagas remanescentes, por sua vez, são a “sobra” da etapa regular, que inclui a primeira chamada e a lista de espera.

Veja quem pode concorrer a uma vaga remanescente do FIES 2019

Para participar da lista de espera da primeira edição do FIES 2019, basta se inscrever, entre os dias 7 e 14 de fevereiro. Se na divulgação do resultado, dia 25 de fevereiro, você acessar o sistema e não tiver sido pré-selecionado, vai poder ver se está na lista de espera. O processo é automático.
A partir do dia 27 de fevereiro, até o dia 10 de abril, os candidatos que ficaram em lista de espera podem conseguir a pré-seleção. Mas o FIES não avisa, é preciso entrar todos os dias no sistema para conferir.
As vagas remanescentes somente são abertas depois da etapa regular do processo seletivo do FIES e da lista de espera. O edital do FIES 2019 não estipulou uma data definida, nem detalhou o processo. Nossa dica, então, é ficar de olho e tentar entrar na primeira chamada ou na lista de espera!

Veja onde estudar pelo FIES

As oportunidades do FIES estão espalhadas por todo o país, afinal se trata de um programa do governo federal que conta com muitas instituições parceiras. Outra vantagem do FIES é que a lei só permite que instituições bem avaliadas pelo MEC façam parte do programa. Isso significa que se você conseguir o financiamento, com certeza terá acesso a um ensino de qualidade e receberá um diploma válido no mercado de trabalho e para a pós-graduação.

A seguir, selecionamos algumas boas faculdades que são parceiras do FIES e oferecem diversos cursos, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Todas as instituições oferecem um excelente custo-benefício e possuem uma gama de opções para você escolher. Vamos conhecê-las?

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) - no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo

Veja também:

Saiba que nota precisa tirar no Enem pra conseguir o FIES

Descubra como usar o FIES para pagar a faculdade

Este post foi suficiente para você entender como funciona o processo de vagas remanescentes FIES 2019? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui embaixo.