Mesmo em novo formato e regras, o Fundo de Financiamento Estudantil continua sendo um dos programas de incentivo ao estudo mais concorridos.

Entenda como participar do processo e ser um dos beneficiados para dar início ao ensino superior em uma das faculdades particulares do país!

Período de inscrição para o Fies

No Novo Fies, instituído em 2018, as inscrições para o financiamento acontecem semestralmente em períodos específicos. O calendário do Fies acompanha os processos do Sisu e ProUni, outros programas de incentivo do Ministério da Educação.

1 Semestre: ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro.

2 Semestre: ocorre no mês de julho.

Os resultados costumam ocorrer no mês seguinte às inscrições, março e agosto, após período de cadastro e pré-seleção dos candidatos.

O que é necessário para a seleção do Fies?

Assim como demais programas estudantis do Governo, participar do Enem do último é o primeiro passo. Redações zeradas impedem a participação do candidato e a nota mínima para inscrição é de 450 pontos.

Além disso, o participante já deve estar matriculado no curso desejado para solicitar o financiamento. A renda familiar também passar por análise, não devendo ultrapassar a margem de cinco salários, de acordo com a modalidade do financiamento.

Quais são as modalidades de financiamento disponíveis?

Com as mudanças, o Fies apresenta dois tipos de financiamento para atender diferentes candidatos, veja:

Modalidade Fies: Juros zero para o estudante com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Modalidade P-Fies: Atende candidatos que comprovem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

Como realizar a inscrição para o Fies 2019

Com as informações corretas, o processo pode ser bem simples. Durante o período de inscrição, o candidato deverá acessar o site do Fies e fazer o cadastro com as informações solicitadas para a pré-seleção.

Caso o estudante seja pré-selecionado, chegou a hora de falar sobre o financiamento e o curso escolhido.

Com financiamento em andamento, o candidato deve se dirigir à agência bancária determinada no cadastro para finalização do processo e liberação do financiamento.

Qualquer faculdade particular aceita o Fies?

Não. Bem como Sisu e ProUni, as instituições de ensino participantes devem passar pelo crivo de avaliação e reconhecimento do MEC. Portanto, uma faculdade que não atende a esses requerimentos não poderá desfrutar dos programas de incentivo do Governo.

Onde estudar?

Nossa recomendação é sempre verificar histórico e avaliação da instituição junto ao site do MEC para verificar qual a melhor nota da faculdade e do curso que se deseja realizar para garantia de diploma após a formação e, assim, facilitar a possibilidade de uso do Fies.

É possível fazer outro tipo de financiamento, além do Fies?

Muitas instituições de ensino privadas já possuem seu próprio financiamento para facilitar ainda mais a possibilidade de novos estudantes conquistarem o tão sonhado ensino superior. Veja algumas das faculdades reconhecidas pelo MEC que podem atender os dois tipos de financiamento, além de oferecerem bolsas de estudo próprias:

Acompanhe também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Saiba como conseguir uma vaga remanescente do Sisu 2019

Se prepare para a seleção do Fies e conte nos comentários: qual curso você deseja fazer em 2019?