Nutrição é um curso bastante visado pelos brasileiros – e a prova disso está nas quase 130 mil matrículas registradas pelo país afora, além de uma concorrência considerável nos principais processos seletivos.

Para conquistar sua vaga nessa graduação, dedicar-se aos estudos é o primeiro passo.

O segundo é conhecer bem o processo seletivo que irá encarar. Esse é o motivo pelo qual é tão importante saber que nota você precisa tirar no Enem para passar em Nutrição em diferentes seleções.

Quer conhecer algumas? A gente tem as respostas logo a seguir.

Com usar a nota do Enem para passar em Nutrição

Todos os anos, quem faz o Enem tem várias chances de conseguir uma vaga no ensino superior, seja em universidades públicas ou particulares.

A gente tem pelo menos três grandes programas de acesso à faculdade para escolher: o Sisu, que permite entrada em universidades públicas; o ProUni, que concede bolsas de estudos, e o FIES, que financia os estudos de forma mais tranquila.

Cada um exige um desempenho diferente no Enem.

Vamos ver mais detalhes a seguir.

Que nota é preciso tirar no Enem para passar em Nutrição pelo Sisu

O Sisu, ou Sistema de Seleção Unificada, é um dos processos seletivos mais concorridos para quem quer entrar em Nutrição.

O programa dá acesso a cursos superiores em universidades públicas por todo o Brasil.

Quem está pensando em tentar Nutrição precisa caprichar nos estudos. A média nacional para conquistar uma vaguinha aqui se aproxima de 700 pontos – mais precisamente, 695 pontos.

A gente sabe o quanto é preciso suar para tirar uma nota dessas no Enem, não é?

No Sisu, Nutrição ainda tem uma peculiaridade interessante: as notas de corte – pontuação mínima para passar – não variam tanto em comparação com outros cursos.

A maior registrada em edições recentes foi de 806 na Universidade Federal do Pará (UFPA). A menor, de 649 na Federal do Piauí (UFPI).

Entre as instituições que exigiram as maiores notas de corte estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 765 pontos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 744 pontos, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 743 pontos.

Entre as que tiveram as menores notas, a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), com 656 pontos, a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), com 657 pontos, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 659 pontos.

Vale lembrar que as notas acima são apenas referências, pois a pontuação para passar muda de semestre para semestre.

Para participar do Sisu, basta ter feito o Enem mais recente sem ter zerado a redação. As inscrições abrem duas vezes ao ano, em janeiro e no início do segundo semestre.

Que nota é preciso tirar no Enem para passar em Nutrição pelo ProUni

O ProUni é o programa do governo federal que distribui bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares por todo o Brasil.

Para participar também é necessário ter uma boa nota no Enem.

Aqui, a diferença em relação ao Sisu é pequena. A nota de corte média de Nutrição em edições recentes do ProUni, para você ter ideia, ficou em 630 pontos.

No ProUni também não há muita variação entre a faculdade mais concorrida e a mais tranquila.

Em nossas pesquisas, descobrimos que a maior nota de corte foi registrada na Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) de Minas Gerais, com 713 pontos.

A menor, no Centro Universitário de Itapira, no município de Itapira (SP), com 555 pontos.

Para entrar em Nutrição pelo ProUni você precisa ter feito o Enem mais recente e ainda atender aos requisitos de renda familiar, formação escolar e desempenho exigidos pelo MEC.

A seleção abre duas vezes ao ano.

Que nota é preciso tirar no Enem par conseguir FIES em Nutrição

O FIES concede financiamento estudantil para quem está pensando em fazer qualquer curso presencial (inclusive Nutrição) em uma faculdade particular bem avaliada pelo MEC.

A principal vantagem do programa são os juros baixos e o longo prazo para pagar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura.

Só que o FIES também funciona por meio de processo seletivo. Quem quiser financiar o curso de Nutrição terá que entrar na disputa com uma boa nota nas provas.

Aqui, no entanto, a nota média para conseguir o benefício é bem mais tranquila do que no Sisu ou no ProUni: cerca de 560 pontos, aproximadamente.

A nota mais alta registrada em seleções recentes ficou na casa dos 693 pontos.

As mais baixas, entre 450 e 520 pontos – e nessa lista tem instituições bem interessantes, como a Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo.

Para participar do FIES você pode ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que apresente pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Também é preciso se enquadrar em determinado perfil de renda familiar mensal.

A seleção acontece duas vezes por ano, sempre depois do encerramento do Sisu e do ProUni.

Que nota precisa tirar no Enem para passar em Nutrição pelo ingresso direto

A gente não falou dele ainda, mas o ingresso direto pode ser uma alternativa muito interessante para você que quer fazer Nutrição.

É um sistema muito mais rápido, fácil e sem estresse de entrar na faculdade particular.

Veja como é simples: durante o processo seletivo, você acessa o site da faculdade onde quer estudar, verifica se ela aceita a nota do Enem como forma de ingresso e pronto!

Aí só tem de informar a pontuação obtida em cada uma das provas do Enem (vale qualquer um a partir de 2010, geralmente).

Com notas de corte bem menores que o Sisu, o ProUni e o FIES, essa é uma maneira de entrar na faculdade sem dores de cabeça.

A pontuação mínima varia de faculdade para faculdade, por isso é bom se informar no local desejado. Mas não se esqueça: o ingresso direto dá direito à vaga na faculdade, não é um sistema de bolsa ou financiamento.

Conheça a seguir algumas faculdades onde você pode tentar estudar Nutrição pelo ProUni, pelo FIES ou pelo ingresso direto:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo

Veja também:

Quanto tempo dura o curso de Nutrição?

O que achou das notas de corte de Nutrição? Dá para passar? Conte para a gente nos comentários!