O Exame Nacional do Ensino Médio aconteceu em novembro e muitos não vêem a hora de usar sua nota. Então, separamos algumas formas para você ingressar em uma faculdade pública ou privada através da sua nota do Enem 2019, para começar o ano com o pé direito,  matriculado, veja!

O que fazer com a nota do Enem 2019

As principais formas de usar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade são no Sisu, ProUni, FIES e o ingresso direto.

Agora, explicaremos tudo sobre cada uma delas para você!

Usar a nota do Enem 2019 no Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona estudantes para ingressarem nas universidades públicas do país.

Para concorrer a uma vaga no Sisu é necessário que o estudante tenha feito o mais recente Enem, além de não ter zerado nenhuma das provas, inclusive a Redação.

Algumas universidades que participam do Sisu:

  • Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

  • Universidade Federal do Pará (UFPA)

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Usar a nota do Enem 2019 no ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) abre a sua seleção logo após o Sisu, pois muitos estudantes que não conseguiram vaga em uma universidade pública, participam desta seleção.

Nesse programa são disponibilizados bolsas de estudo de 50% (parcial) e 100% (integral) para alunos de baixa renda.

No ProUni, além de ter participado do último Enem, o estudante deverá ter nota igual ou superior a 450 pontos e não zerar a prova  de Redação.

O candidato também deverá obedecer às regras de renda, de acordo com a bolsa escolhida e atender a um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;

  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;

  • Ser pessoa com deficiência;

  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, a bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

O candidato também não poderá já ser portador de diploma.

Usar a nota do Enem 2019 no Fies

O FIES ( Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal, que oferece crédito para estudantes financiarem a sua faculdade.

Esse financiamento pode iniciar em qualquer período do curso e o estudante só começará a pagar ao terminar o curso,  quando ingressar no mercado de trabalho.

Para participar do FIES também é necessário ter feito o Enem, não sendo obrigatório ter feito o último, desde que seja alguma edição a partir de 2010. Também o estudante deverá ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova, e não ter zerado a Redação.

Universidades como a Cruzeiro do Sul participam do FIES, além de disponibilizarem de muitas bolsas no ProUni.

Ingresso direto com a nota do Enem 2019

Não conseguiu vagas nos programas do governo ou não conseguiu concorrer? Não precisa ficar triste! Existe uma forma fácil, rápida e sem burocracia para entrar em uma faculdade: ingresso direto.

O ingresso direto é disponibilizado em algumas faculdades particulares no país, facilitando o ingresso de seus estudantes.

Com esse processo não é necessário realizar nenhum vestibular e para estudar basta ir no site da faculdade escolhida, escolher a opção de ingresso direto, preencher todos os seus dados corretamente e pronto, só aguardar o resultado!

Quer saber em quais faculdades você pode ingressar com o Enem 2019?

Selecionamos faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) que participam do ProUni , FIES e que dispõem do ingresso direto:

Todas essas faculdades possuem bolsas e financiamentos próprios sem burocracia, facilitando a sua entrada na faculdade.

Veja também:

Entenda como funcionam as vagas remanescentes do ProUni

Fez o Enem 2019? Então conte para a gente aqui nos comentários como usará a sua nota!