Um dos momentos mais esperados pelos estudantes é o dia do Enem. Porém, após o resultado, muitos nem sabe o que fazer com a nota. Neste post, vamos dar algumas dicas para você escolher onde usar a sua nota do Enem 2019.

Vamos lá?

Onde você pode usar a nota do Enem 2019

Para começar, vamos separar as principais formas de usar a sua nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade. São elas:

  • Sisu

  • ProUni

  • FIES

  • Ingresso direto

Usar a nota do Enem 2019 no Sisu

As inscrições para o Sisu acontece em janeiro, logo após a liberação das notas do Enem 2019.

Esse é o processo de seleção mais concorrido, pois são liberadas vagas em universidades públicas de todo o País.

Quem deseja concorrer precisa ter feito a edição mais recente do Enem sem zerar nenhuma das provas e a redação. Depois disso, é só escolher algumas das universidades do País.

Algumas instituições exigem uma nota mínima para que o estudante possa concorrer a uma vaga, então é importante caprichar no Enem e evitar problemas na hora de se inscrever no Sisu.

Usar a nota do Enem 2019 no ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) também é muito concorrido, pois nele estudantes de baixa renda disputam bolsas parciais (50%) e integrais (100%) de faculdades particulares.

Para concorrer a essas bolsas, é necessário que o estudante não tenha diploma de ensino superior. Além disso, ele precisa ter participado do último Enem e obtido 450 pontos na prova objetiva sem zerar a redação.

Para bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal do candidato deverá ser de até três salários mínimos por pessoa; para as integrais, de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Além das regras de renda, o estudante precisa atender a um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada na condição de bolsista integral.

  • Ter cursado o ensino médio parte em escola da rede pública, parte em escola particular, na condição de bolsista integral na rede privada.

  • Ser pessoa com deficiência

  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição. Nesse caso, estão disponíveis bolsas apenas para os cursos de licenciatura. Os requisitos de renda não se aplicam.

Usar a nota do Enem 2019 no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma boa opção para quem não conseguiu uma bolsa pelo Sisu ou ProUni, pois nele o seu curso é financiado e você só pagará após a formação.

No FIES não é necessário ter feito o último Enem, apenas alguma edição desde 2010. Também é obrigatório não ter zerado a redação e alcançado nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva.

Após o resultado da seleção, o estudante deverá levar os seus documentos na faculdade escolhida e realizar os procedimentos para a sua matrícula.

Quem já estiver matriculado em uma faculdade também poderá participar do FIES, mas deverá observar algumas regras, que são disponibilizadas ao iniciar as inscrições.

Você começará a pagar as parcelas do FIES logo após a formação, quando ingressar no mercado de trabalho. Os valores serão descontados na folha de pagamento.

Usar a nota do Enem 2019 no Ingresso direto

O ingresso direto é uma das melhores formas de entrar em uma faculdade particular hoje.

Você não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever (no site ou diretamente na faculdade) e aguardar o resultado da seleção, que geralmente dura 48 horas.

Para participar, é necessário que o estudante tenha feito alguma edição do Enem desde 2010 sem zerar nenhuma das provas.

Grande parte das faculdades que realizam esses processos dispõe de bolsas e financiamentos próprios, sem burocracia.

Faculdades que aceitam o Enem 2019

Diversas instituições particulares aceitam as notas do Enem 2019. Antes de se matricular, verifique se a faculdade escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Essa comprovação é importante para o estudante saber se seu futuro diploma será válido.

Hoje separamos para você algumas faculdades que participam do ProUni e do FIES, aceitam o ingresso direto pelo Enem 2019 e são reconhecidas pelo MEC:

Todas as faculdades acima disponibilizam bolsas financiamentos próprios e sem burocracia, ficando mais fácil começar a estudar!

Veja também:

Tudo sobre a Universidade Cruzeiro do Sul

Descubra quais são as melhores universidades EAD

Já sabe como vai usar a sua nota do Enem 2019? Então conte para a gente aqui nos comentários!