Se você fez o Enem, deve estar agora morrendo de ansiedade para se inscrever nos programas do governo que disponibilizam vagas em universidades, como o Sisu.

Sabemos as dificuldades que o candidato enfrenta para participar desses programas, que são cheios de requisitos e concorrências. Mas também sabemos que a vontade de ingressar em uma faculdade é tão grande que muitos estudantes nem pensam no caminho que irão enfrentar.

Para te ajudar nessa jornada, nós separamos os cursos com as menores notas de corte no Sisu, ProUni e FIES!

Cursos com menores notas de corte: Sisu

O Sisu abre suas inscrições logo após o resultado do Enem! E além disso, ele é o mais concorrido dos programas de incentivo do governo federal, pois disponibiliza vagas para universidades públicas de todo o país.

Para participar desse programa é necessário ter feito o último Enem, não ter zerado a redação e ter obtido nota igual ou maior que 450 nas provas gerais.

Os cursos com menores notas de corte no Sisu são:

  • 700 a 750 pontos: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e engenharias.

  • 651 a 699 pontos: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Pedagogia e Fonoaudiologia.

  • 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

  • Até 600 pontos: cursos tecnológicos em geral e outras licenciaturas.

As notas acima são baseadas nas edições anteriores do Sisu. No entanto, cada instituição possui a sua nota de corte, podendo sofrer alterações conforme a instituição escolhida.

Cursos com menores notas de corte: ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições logo após o Sisu, e nele são disponibilizadas bolsas de estudos, parciais (50%) ou integrais, para faculdades particulares de todo o país.

Para participar do ProUni é necessário ter feito a última edição do Enem, ter obtido 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, o ProUni possui requisitos de renda, de acordo com a bolsa escolhida.

Agora veja os cursos com as menores notas de corte no ProUni:

  • 751 a 799 pontos: Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação.

  • 700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação.

  • 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign.

  • 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

  • Até 600 pontos: cursos tecnológicos em geral e outras licenciaturas.

As notas acima são baseadas nos anos anteriores do ProUni.

Cursos com menores notas de corte: FIES

O FIES (Financiamento Estudantil) é uma opção para milhares de estudantes que não conseguem bolsas no Sisu e no ProUni ou não se encaixam em seus requisitos.

Nesse programa é necessário ter feito o Enem, mas pode ser qualquer edição desde 2010. Além disso, é necessário ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

No FIES, o curso superior é completamente financiado e o estudante só inicia o pagamento das parcelas ao finalizar o curso.

Neste programa a concorrência é bem menor, por isso a maioria dos cursos ficam com as notas de corte baixas. Confira:

  • 751 a 799 pontos: Direito e Odontologia.

  • 700 a 750 pontos: Psicologia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia da Automação e Enfermagem.

  • 651 a 699 pontos: Publicidade e Propaganda e Medicina Veterinária.

  • 600 a 651 pontos: Administração e Pedagogia.

  • Até 600 pontos: cursos tecnológicos e licenciaturas, em geral.

Lembrando que essas notas são baseadas nas edições anteriores do FIES.

Onde realizar o seu curso superior

Neste momento você deve está pensando em quais locais realizar o seu curso superior, não é? Para te ajudar nisso, separamos para você uma lista com boas instituições, todas elas reconhecidas pelo MEC.

Na verdade, todas as instituições que participam do Sisu, ProUni e Fies, devem ser reconhecidas pelo MEC. O reconhecimento do MEC é super importante, pois só assim o seu diploma terá validade.

Abaixo, veja a nossa lista:

As faculdades acima, além de participarem de programas do governo, como ProUni e FIES, disponibilizam para os estudantes o ingresso direto pelo Enem.

Por meio do ingresso direto, o estudante não precisa realizar nenhum outro vestibular, pode tirar uma nota mais baixa no Enem e ainda concorre a bolsas de estudo e descontos, além de poder realizar o financiamento do seu curso sem nenhuma burocracia.

Veja também:

Os melhores cursos EAD do Brasil

Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC

Já escolheu o seu curso? Conte pra gente aqui nos comentários!