É comum ficarmos em dúvida em relação a qual curso escolher no momento do vestibular. Vários motivos levam a essa indecisão — muitos interesses ou falta de empregabilidade, por exemplo.

Em alguns casos, a dificuldade em escolher está relacionada à vontade de fazer dois cursos para obter destaque em determinado setor. Nesse caso, surge o impasse: qual graduação cursar primeiro?

Geralmente, nesse momento vem a ideia de fazer duas faculdades ao mesmo tempo. Seria possível? E a resposta é: depende de onde você pretende estudar!

Onde não posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Não é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo se você pretende realizar os dois cursos na universidade pública. Segundo a Lei 12.089 de 2009, o aluno não pode ocupar duas vagas simultaneamente em uma instituição pública. Sendo assim, não é permitido cursar duas graduações na mesma instituição nem em universidades distintas.

O mesmo vale para quem deseja fazer duas faculdades particulares com a bolsa do ProUni ou conseguir uma vaga pelo Sisu. O governo estabelece que só é permitido concorrer a uma vaga nesses programas caso o candidato não esteja matriculado em outro curso superior.

Como posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Não há nada que impeça você de cursar duas faculdades ao mesmo tempo em uma instituição particular. Outra opção é fazer um dos cursos na universidade pública e o outro na faculdade particular. O importante é que você não ocupe duas vagas públicas.

Mas se decidir por isso, tome cuidado! Já é bem complicado lidar com a rotina de apenas uma graduação; fazer duas ao mesmo tempo vai ser ainda mais puxado. Será necessário ter muita disciplina para ir bem em todas as matérias.

Dicas para fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Abaixo, confira algumas dicas para você que deseja cursar duas faculdades ao mesmo tempo. Essa será uma jornada intensa, portanto você precisa se preparar para lidar bem com tudo o que vem pela frente.

Para fazer duas faculdades simultaneamente, tenha muita disciplina

Ter disciplina é fundamental para ter um bom rendimento nos estudos. Talvez, no início, não pareça tão complicado conciliar os dois cursos, mas ao longo do tempo você vai se deparar com algumas dificuldades.

Por exemplo, é importante levar em consideração que, além da quantidade de matérias ser maior, você também terá que lidar com mais leituras, atividades extracurriculares e, claro, o estágio deve ser feito nos dois cursos.

Para dar conta dos dois cursos, tenha planejamento

Fazer um planejamento semestral e semanal é essencial para não se perder. No início do curso planeje os pontos mais importantes, como as datas de estágio. Além disso, é bom dar uma olhada em eventos que vão acontecer no decorrer do semestre e reservar alguns dias para participar daqueles que servirão como atividades extracurriculares — palestras, teatros, museus, cinema e cursos, por exemplo.

Esse planejamento pode ser feito por meio de uma agenda, planilhas ou agendas eletrônicas. Escolha a opção que funciona melhor para você, o importante é que você tenha pelo menos parte do seu semestre planejado.

Depois de realizar um planejamento semestral, faça outro semanal. O que é preciso entregar nesta semana? Quantas horas do seu dia serão necessárias para as leituras? Quais documentários você deve assistir? Quantas horas tem que cumprir no estágio? Tudo isso deve estar anotado para que você não se esqueça.

A modalidade EAD pode ser sua aliada

Caso você decida por cursar duas graduações ao mesmo tempo, é interessante considerar que uma delas (ou até mesmo as duas) seja na modalidade a distância.

O primeiro aspecto positivo é a otimização do tempo. Você não vai ter que perder horas no trânsito, por exemplo.

Além disso, quando o curso é na modalidade EAD a faculdade não tem muitos gastos com infraestrutura física. Sendo assim, o valor da mensalidade é mais baixo — ótima vantagem para quem vai arcar com os custos de duas mensalidades.

Analise os prós e contras e veja se faz sentido cursar duas faculdades

Em algum ponto, fazer dois cursos simultaneamente precisa valer a pena e trazer vantagens para você. Ter essas duas formações realmente vai contribuir para aumentar suas chances no mercado de trabalho? Duas formações realmente vão tornar você um profissional mais completo? Se todas as respostas forem sim, então é hora de embarcar nessa jornada.

Onde posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Agora chegou a hora de escolher a faculdade onde você vai estudar. Como informamos, obrigatoriamente você terá que cursar pelo menos um dos cursos na faculdade particular. Porém, para escolher uma instituição de ensino para estudar é preciso levar em conta alguns aspectos.

Primeiramente, verifique a localização da faculdade. Como você fará duas graduações, é fundamental otimizar seu tempo o máximo possível. Opte por uma instituição que seja de fácil acesso e, de preferência, faça os dois cursos no mesmo local.

Pesquise também sobre a infraestrutura oferecida pela faculdade. E, por fim, o mais importante: tenha certeza de que essa instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Sabemos que é difícil conferir faculdade por faculdade, por isso listamos abaixo algumas instituições que atendem a esses requisitos. Confira!

Veja também:

Guia de universidades

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Agora que você já sabe como fazer duas faculdades ao mesmo tempo, conte para nós quais graduações pretende cursar!