Iniciar uma graduação é um passo importante na vida profissional. O curso superior te proporciona novos conhecimentos e novas experiências. A partir disso e de sua dedicação muitas oportunidades vão surgindo.

Apesar de todos os benefícios que cursar uma faculdade pode trazer, as altas mensalidades acaba afastando muitas pessoas desse sonho. Mas é importante saber que existem formas de pagar mais barato na faculdade. O governo, por exemplo, possui alguns programas de apoio financeiro a alunos que não podem pagar o curso.

Mas não é apenas o governo que possui esse tipo de programas, muitas faculdades possuem programas próprios de bolsas e descontos em mensalidades. Quer saber como conseguir desconto na faculdade? Então confira abaixo o que fazer!

Como conseguir desconto na faculdade

A seguir, vamos apresentar as principais formas de conseguir pagar mais barato no curso de graduação.

ProUni

O Programa Universidade para Todos tem como objetivo oferecer bolsas a estudantes de baixa renda. As bolsas podem ser parcial (50%) ou integral (100%), variando conforme a renda do candidato.

Para conseguir uma bolsa integral é necessário que a renda familiar do candidato seja de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para se inscrever no ProUni é necessário ter feito o Enem, ter obtido uma nota de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Existem ainda outros pré-requisitos, como ter cursando o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública.

FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil. Esse financiamento é oferecido por Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento ou bancos privados. Ao finalizar a faculdade, o aluno deve devolver esse dinheiro parcelado em mensalidades que cabem no seu bolso.

Existem duas modalidades, o FIES e o P-Fies. O primeiro é destinado a pessoas com renda mensal per capita de até 3 salários mínimos, o segundo para renda mensal per capita de até três salários mínimos. A principal diferença está no juros aplicados ao financiamento.

Para se candidatar é necessário obter 480 pontos ou mais nas provas objetivas do Enem e não zerar a redação.

Outras formas de conseguir desconto em faculdades

Os programas do governo são de fato muito atrativos e vantajosos, porém bem concorrido. Sendo assim, é necessário pensar outras forma de conseguir pagar mais barato no curso superior.

Você pode conseguir isso por meio de programas de descontos e bolsas que as próprias faculdades oferecem.

Existem diferentes tipos de programas. Confira abaixo!

  • Descontos para familiares e funcionários que trabalham na instituição

  • Descontos e bolsas para candidatos quem tem um bom desempenho no exame do processo seletivo

  • Descontos e bolsas para alunos de baixa renda

Esses programas são os mais comuns, mas algumas faculdades oferecem outros tipos, por isso é importante consultar o site da instituição e verificar as opções. Não sabe por onde começar? Não tem problema, vamos te dar algumas dicas.

A seguir, mostraremos algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC e possuem programas de bolsas e descontos. Além disso, também participar do ProUni e FIES.

Veja também:

Bolsa de Estudo: Tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Fies - Dúvidas mais frequentes

Pretende optar por algum dos descontos e bolsas informados acima? Agora que você já sabe como conseguir desconto na faculdade ficou mais fácil. Comente abaixo qual programa vai tentar!