O Enem 2019 acontece no mês de novembro, tal como ocorre todos os anos. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos: no dia 03 e no dia 10.

Como todos sabem, para realizar o exame é necessário cumprir diversas regras. Por isso, ler o documento é essencial para que você cumpra com todos os procedimentos e não seja eliminado no dia das provas.

Mas o documento é muito extenso e complexo, o que pode gerar um pouco de preguiça nos futuros candidatos ao exame. Então, fizemos um resumo dos principais pontos do edital do Enem 2019 para você. Confira!

Quais são as datas mais importantes do edital do Enem 2019?

No edital do Enem 2019 constam as datas de todo o processo do exame, desde a data da abertura das inscrições, até os dias reservados para a aplicação das provas. Confira as datas mais importantes e fique de olho para não perder os prazos.

  • Solicitação de isenção: o período para pedidos de isenção de taxa é entre

  • 01 e 10 de abril. Nesse intervalo, os candidatos que conseguiram a isenção na última edição do Enem e não compareceram nos dias das provas, terão a oportunidade de justificar sua ausência, caso queiram fazer o Enem de graça, novamente.

  • Período de inscrições: as inscrições ocorrem entre os dias 06 e 17 de maio.

  • Pagamento da taxa de inscrição: deve ser feito até o dia 23 de maio.

  • Solicitação de atendimento pelo nome social: deve ser feita entre os dias 20 e 24 de maio.

  • Acesso ao cartão de informação: a partir de outubro, em data ainda a confirmar.

  • Dias de prova: 03 e 10 de novembro.

  • Publicação dos gabaritos e cadernos de provas: dia 13 de novembro.

Qual o tempo de duração das provas do Enem 2019?

A edição do Enem 2018 sofreu alterações em relação aos horários e dias para aplicação das provas. Essas mudanças foram mantidas em 2019. Portanto, diferente das edições anteriores, em 2019, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, cujas datas já foram citadas no tópico anterior.

Em relação aos horários, os candidatos ganharam mais 30 minutos para fazerem as provas que serão aplicadas no segundo dia do exame.

No primeiro dia da aplicação do exame, os candidatos farão provas de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas. Eles terão cinco horas e meia para realiza o exame.

Já no segundo dia, serão cinco horas de prova, em que os candidatos estarão respondendo a testes sobre Matemática e Ciências da Natureza.

Quais são os horários das provas do Enem 2019?

Esse é um ponto muito importante no que toca a atenção dos candidatos. No edital Enem 2019, constam os horários de abertura e fechamento dos portões, mas todos os anos, muitos candidatos ficam de fora por chegarem ao local das provas atrasados. Mas, isso não é falta de informação, pois o documento deixa claro que atrasos não são tolerados.

Então, para não fazer feio e ser eliminado da prova, antes mesmo de entrar na sala, é bom ficar atento aos horários. Isso é importante  para você saber a que horas sair de casa a fim de não chegar atrasado, vamos lhe mostrar os horários de abertura dos portões e aplicação das provas. Veja!

  • Abertura das portões: 12:00h.

  • Fechamento dos portões: 13:00h.

  • Início das provas: 13:30h.

  • Horário de término das provas no primeiro dia: 19:00h.

  • Horário de término das provas no segundo dia: 18h30.

O candidato só pode se ausentar da sala duas horas após o início das provas, inclusive se precisar ir ao banheiro. Só podem levar o caderno de questões, quem sair da sala faltando 30 minutos para o término do horário de aplicação do exame.

Quando será divulgado o resultado do Enem 2019?

Quem faz o Enem e confere o gabarito fica ansioso para saber o resultado logo, mas, a ansiedade para saber se conseguiu uma boa nota para entrar na faculdade dos sonhos é muito grande.

No entanto,  é preciso ter um pouco de paciência, pois os resultados serão divulgados apenas em janeiro de 2020, uma vez que em todos os anos a publicação acontece no início do ano seguinte.

Ainda não há uma data definida para que o INEP divulgue as notas dos participantes no exame, portanto, fique ligado aos noticiários e às publicações do INEP para saber a data da divulgação das notas.

Onde usar a nota do Enem 2019?

Agora que você já sabe quais são as principais datas do Enem 2019, está na hora de saber como utilizar a nota do exame. Bom, o Enem é a porta de entrada para a maioria das faculdades públicas, dado que grande parte delas já aderiu ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para selecionar os candidatos.

A nota do Enem também é utilizada como um meio de conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni e financiamento estudantil com os recursos do FIES. Então, fazer a prova é praticamente obrigatório para quem deseja ingressar em um curso superior.

Além disso, faculdades particulares utilizam a nota obtida no exame como forma de ingresso, sem a necessidade de o candidato fazer o vestibular tradicional. O melhor de tudo é que algumas instituições como a Cruzeiro do Sul Educacional oferece bolsas de estudo para candidatos que tiveram um bom desempenho no Enem.

A seguir, vamos citar outras instituições particulares que além de serem reconhecidas e bem conceituadas perante ao MEC, ainda contam com programas de bolsas de estudos e financiamentos próprios, sem burocracia.

Veja também:

Conheça as faculdades que utilizam o Enem como vestibular

Guia Rápido do Enem

Gostou do post? Então deixe seu comentário contando para a gente como pretende usar sua nota do Enem 2019!