Você sabia que o Enem existe desde 1998? São duas décadas presentes na vida de milhões de estudantes que buscam ingressar no ensino superior.

Com tanto tempo de estrada, é de se esperar que pequenas e grandes mudanças aconteçam. Por isso, é importante ficar de olho nas alterações propostas pelo Ministério da Educação (MEC) a cada ano.

Fique por dentro das mudanças no Enem 2019, saiba como usar o resultado e onde estudar usando a nota do exame!

Mudanças no Enem 2019: houve alguma grande alteração?

As últimas grandes mudanças no Enem aconteceram em 2017. Nessa época, o MEC anunciou uma série de modificações que continuam válidas.

Em 2019, as mudanças são operacionais e não afetam a rotina do participante no período de inscrição e preparação para o exame.

Dê uma olhada no que foi alterado:

Sistema de inscrição do Enem

O MEC deu uma repaginada no sistema de inscrição do Enem, disponibilizando um sistema mais interativo e que permite ao candidato cadastrar sua foto.

Eliminação de candidatos nos dias de prova

Desligue seu telefone nos dias de prova do Enem. Se possível, remova a bateria do seu celular ou smartphone. Isso é importante porque o Inep eliminará o participante que deixar o seu aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som durante as provas.

Lanches dos participantes do Enem

Como medida de segurança, os lanches dos participantes serão revistados antes do início da prova.

Diagramação dos cadernos de provas

A partir de 2019, não haverá folha avulsa para rascunho. Os cadernos de provas serão repaginados e o espaço para rascunhar contas e a redação será adicionado na última página do caderno.

Cadastro de dados biométricos

Para continuar e baratear o cadastro de biometria dos participantes nos dias de prova, o Inep usará uma esponja especial que permite coletar dados digitalmente e que pode ser usada mais de 3 mil vezes.

Como usar a nota do Enem 2019

Veja o que você pode fazer quando receber o resultado do Enem 2019:

  • Conseguir uma bolsa de estudos de até 100% de desconto na mensalidade de uma graduação presencial ou a distância em uma faculdade particular.

  • Concorrer a uma bolsa de estudos integral ou parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni).

  • Concorrer a uma vaga em universidade pública participante do Sisu.

  • Ingressar em uma universidade portuguesa conveniada ao Inep.

  • Participar da seleção do FIES para financiar a graduação a juros baixíssimos ou a juros zero.

Onde estudar usando a nota do Enem 2019

Na hora de escolher a faculdade para estudar, verifique se a instituição é reconhecida pelo MEC. Isso é crucial para assegurar que você terá uma boa formação e receberá um diploma válido ao término do curso.

Para te auxiliar nessa tarefa, separamos algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC. As instituições abaixo concedem bolsas de estudos, permitem financiar a graduação sem burocracia e participam do ProUni e do FIES:

Veja também:

Entenda como funciona o cadastro biométrico do Enem

Descubra por quanto tempo vale o Enem

Agora que você está bem informado sobre as mudanças no Enem 2019, compartilhe conosco a sua escolha. Deixe um comentário dizendo qual graduação pretende fazer!