O Encceja é um programa criado pelo Governo Federal para que os jovens e adultos que  dada às circunstâncias tiveram que parar de estudar em alguma etapa da vida, tenham hoje a oportunidade de ter do diploma do ensino fundamental e médio.

O projeto funciona como um supletivo em que o estudante terá o atendimento e o acompanhamento em diversas disciplinas escolares como Matemática, Português, Geografia e História.

Para ter o certificado do ensino fundamental ou médio, o estudante precisa fazer um exame, que vai testar seus conhecimentos. Então, é necessário atingir uma pontuação mínima exigida pelo Encceja.

Dessa forma, com iniciativa de coragem e garra, ele terá direito ao diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio expedido pela Secretaria de Educação de seu município.

Ficou motivado em saber quando serão as provas do Encceja 2019 e como se inscrever para fazer o exame e também quando será divulgada a lista de aprovados? Confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Como funciona Encceja?

Para participar do Encceja e receber o certificado do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos de idade. E aqueles que ainda não tiraram e veem como uma necessidade tirar o diploma do ensino médio deve ter no mínimo 18 anos, até a data de aplicação da prova.

Os conteúdos do exame variam de acordo com a série que o estudante parou e seu objetivo é avaliar as competências dos estudantes que fazem o teste. A participação no programa é voluntária e gratuita e não há necessidade nem mesmo de pagar a inscrição da prova.

O Encceja é dividido em 4 edições e todas elas têm objetivos diferentes. Há uma edição para os estudantes que residem no território nacional, outra para pessoas que moram no exterior e duas edições para pessoas que estão privadas de sua liberdade, assim as provas são aplicadas tanto para moradores do país quanto para brasileiros residentes no exterior.

Quem já completou 18 anos e ainda não concluiu nem o ensino fundamental nem o médio pode fazer o exame para obter os dois certificados.

Quando será a prova do Encceja 2019?

As provas do Encceja são aplicadas anualmente e para participar do exame é necessário cumprir os requisitos exigidos pelo INEP, citados acima.

As provas do Encceja 2019 serão aplicadas no dia 25 de agosto e as inscrições devem ser feitas entre os dias 20 e 31 de maio.

O processo é simples e o candidato interessado em participar do exame só precisa entrar no site oficial do programa (enccejanacional.inep.gov.br/encceja), preencher o formulário com as informações necessárias e, manda vê!

O cartão de confirmação da inscrição será disponibilizado em data posterior, ainda a ser divulgada. Por isso, é importante que o candidato acompanhe o andamento de sua inscrição por meio da página do participantes, que pode ser acessada informando CPF  e senha.

Quem participou do exame em 2019 pode fazer a prova do Encceja 2019?

Para ser aprovado no Encceja é preciso ter aproveitamento de no mínimo 50% da prova. Então, caso você tenha feito o exame no último ano e não tenha sido aprovado, não é motivo para desanimar, você pode fazer o exame novamente.

No entanto, aqueles candidatos que fizeram a inscrição para a última edição do exame e não compareceram no dia da prova, devem justificar sua ausência.

Se por um acaso, você não fizer este processo, não poderá fazer a prova do Encceja 2019.

Para justificar a ausência na edição de 2018 é preciso anexar documentos que comprovem um motivo justo para a falta.

A princípio, os candidatos deveriam justificar sua ausência entre os dias 15 e 24 de abril, mas o INEP divulgou um novo período para fazer o processo, que será o mesmo reservado para as inscrições na prova — 20 a 30 de maio.

Como será a prova do Encceja 2019?

Desde o início do programa, o INEP disponibiliza os materiais em seu portal que devem ser estudados pelos interessados em concluir o ensino médio ou fundamental.

A prova é composta de 60 questões de múltipla escolha e prova de Redação. Mas lute pelos seus objetivos, pois  para ser aprovado, é necessário ter um aproveitamento mínimo de 50%, tanto na prova objetiva quanto na prova de Redação.

As disciplinas que serão cobradas na prova do Encceja 2019 serão citadas logo a seguir. Veja!

Para o ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

  • Matemática

  • História e Geografia

  • Ciências Naturais

Para o ensino médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

  • Matemática e suas Tecnologias

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O que fazer depois de fazer a prova do Encceja?

O Encceja é a oportunidade para quem deseja tirar seu diploma de ensino médio e realizar seu sonho de ingressar em um curso superior.

Depois de fazer a prova, o estudante pode escolher fazer qualquer curso em uma das diversas faculdades e universidades do país, tanto públicas quanto privadas.

Além de tentar uma vaga pelo vestibular tradicional ou agendado, os aprovados na prova do Encceja 2019 podem tentar uma vaga pelo ProUni, desde que façam a próxima edição do Enem.

A seguir, vamos citar algumas instituições particulares, reconhecidas pelo MEC onde você pode fazer seu tão sonhado curso superior.

As faculdades oferecem cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento. Além do mais, a maioria delas ainda contam com financiamentos próprios e programas de concessão de bolsas de estudos. Acompanhe os links!

Veja também:

Teste vocacional online - Descubra sua vocação

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Fazer o Encceja em 2019 é um passo muito importante em sua vida! Com as dicas que lhe passamos, você irá fazer o Encceja em 2019?  Deixe seu comentário contando como está sua rotina de estudos!