Efeito Estufa - Entendendo

A atmosfera, essa massa gasosa que envolve o planeta Terra a partir da superfície, alcançando vários quilômetros exerce uma papel fundamental na manutenção da temperatura, e da vida na Terra e nesta interface entre a superfície terrestre e a atmosfera que ocorre o Efeito Estufa.

 

Atmosfera - Escudo Protetor

Além de suas demais propriedades, a atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas.

A presença de determinados gases na atmosfera naturalmente faz com que esta funcione como uma gigantesca estufa, conservando o calor e impedindo que ele se perca todo no espaço. Caso contrário a Terra seria um planeta frio e sem vida, tão estéril quanto Marte.

O que é o Efeito Estufa

É a capacidade das nuvens (vapor d'água) e gases presentes naturalmente na atmosfera como CO2 - dióxido de carbono, metano, e outros ) de reter parte da radiação infravermelha irradiada pela Terra, impedindo sua dissipação rápida para o espaço, resultando na manutenção de uma atmosfera aquecida com uma temperatura média de 16 C. Sem esse fenômeno natural, a Terra seria um planeta gelado, com uma temperatura média de -18° C.

Os gases do Efeito Estufa

Entre os gases estufa destacam-se os clorofluorcarbonetos, conhecidos pela sigla CFCs, o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como gás carbônico.

O gás carbônico (CO2) é, entre eles, o principal devido ao fato de que seu nível de concentração na atmosfera subiu demasiadamente resultando no Aquecimento Global , tema da próxima aula.

A importância do Dióxido de Carbono (CO2)

Estudo aponta que dióxido de carbono, hoje considerado um dos maiores culpados pelas mudanças climáticas, pode ter evitado que a Terra se tornasse um planeta gelado como Marte.

Pesquisa conduzida por cientistas dos Estados Unidos e da França, consistiu na análise em laboratório de rochas sedimentares encontradas na baía de Hudson, na província de Quebec, no Canadá.

Há anos suspeita-se que altas concentrações de gases estufa podem ter evitado o congelamento da Terra em sua infância, quando se estima que o Sol fosse 25% mais fraco do que hoje, ao fazer com que o planeta retivesse mais calor do que o perdido.

"O estudo destaca que o gás responsável por manter as temperaturas na superfície acima do ponto de congelamento há cerca de 3,75 bilhões de anos pode ter sido o dióxido de carbono", disse Nicolas Dauphas, professor de ciências geofísicas da Universidade de Chicago, em comunicado da instituição. Os resultados do trabalho estão publicados na nova edição da revista Earth and Planetary Science Letters.

Efeito Estufa - Fenômeno Natural

Efeito Estufa é portanto um fenômeno natural, isto é, produzido pela natureza ao longo de milhões de anos, fundamental e necessário para o surgimento, desenvolvimento e manutenção da vida na superfície terrestre.

Aquecimento Global - Onde Começa

Se o Efeito Estufa é um fenômeno natural, já o problema conhecido como aquecimento global começa a aparecer quando os níveis desses gases passam a ser muito altos, fato que passou a ocorrer após alguns eventos da história da humanidade, como por exemplo, a revolução industrial, o processo de urbanização e crescimento da população, a industrialização e conseqüente aumento do consumo de combustíveis fósseis - carvão, petróleo e gás.

 

A emissão desses gases para a atmosfera, aumentou a concentração dos gases estufa, logo alterou o equilíbrio do Efeito Estufa, isto é o aquecimento global.