A escassez de água está se tornando um problema de proporções globais.

Índia

No mês passado, 2.000 agricultores na Índia foram presos por roubarem água;

Espanha

O governo regional da província espanhola da Catalunha anunciou queimportará água por embarcações e trens a partir de maio para ser capazde atender à demanda do verão;

Austrália 

 Comissão de Água de Queensland, na Austrália, impôs aos seusconsumidores as restrições mais rígidas até hoje ao consumo de água;

EUA

Em Atlanta, no Estado da Geórgia, os moradores moveram um processojudicial contra a prefeitura devido aos problemas nas tubulações deágua e nos sistema de esgoto da cidade.

Apenas 2,5% - próximo do limite

Segundo o Instituto Mundial da Água, apenas 2,5% da água desuperfície e subterrânea do planeta está acessível para o uso humano.Este recurso finito, mantido pelo ciclo hidrológico da Terra, éutilizado para tudo, desde as redes de água potável até os sistemas desaneamento, da agricultura aos processos industriais. Prejudicadas pelouso excessivo, poluição e infra-estrutura ineficiente, bem como porfenômenos naturais como secas, as reservas de água para a humanidadeestão chegando ao limite.

Metade do planeta já enfrenta dificuldades

Em um relatório do mês passado, o banco de investimentos J.P. Morganadvertiu para o risco crescente que a falta de água representa para ascompanhias. O relatório incluiu dados do Instituto de Recursos Mundiaissegundo os quais metade do planeta já enfrenta tensões referente àágua, ou a deterioração qualitativa ou quantitativa dos recursos deágua doce, ou mesmo a escassez de reservas.  Três fatores principaissão citados para o desequilíbrio entre oferta e demanda, incluindo ocrescimento demográfico, a urbanização e a mudança climática.

Tecnologia

A tecnologia atual permite que cidades façam uso de água intensamentetratada, recuperada de esgotos, para suplementar as suas reservas, e emalguns casos até para fornecê-la como água potável.  Em Cingapura umaunidade recicla água cinzenta (água usada), transformando-a em águasuficientemente pura para ser bebida, mas que é utilizada pelosfabricantes locais de semicondutores. Em  Windhoek, a capital daNamíbia,  uma usina de reciclagem de água usada fornece água potável acerca de 250 mil pessoas.

Escassez Final

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)calcula que até 2030, cerca de 47% da população mundial viverá em áreassujeitas a graves problemas de abastecimento de água, a situaçãorepresenta “um dos maiores desafios ao desenvolvimento humano do iníciodo século 21.

Adaptado com finalidades pedagógicas