Leia os resumos dos livros exigidos pela FUVEST e UNICAMP para o vestibular 2010.

O coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade,Leandro Tessler, anunciou uma importante mudança para o Vestibular 2010- uma lista de novos livros que deverão ser estudados pelos próximostrês anos. São eles O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Capitães de Areia, de Jorge Amado; e Antologia Poética (com base na segunda edição aumentada), de Vinicius de Moraes. As leituras substituirão Poemas Completos, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, e Sagarana, de João Guimarães Rosa.

Oslivros sugeridos anteriormente, exceto estes três, continuarão em uso.A decisão parte de uma iniciativa unificada entre Unicamp e USP, que jáacontece há quatro anos. As obras preparam o candidato para ter ummelhor desempenho e responder de forma clara os enunciados cobrados nasprovas de Literatura de Língua Portuguesa.

De acordo com aComvest, nos textos ficcionais, é importante que o candidato se atenteà sequência dos acontecimentos, identifique as personagens e seusrespectivos papéis na ação, reconhecendo categorias de espaço e tempoentre outros aspectos que favoreçam a compreensão geral das obras.

Nocaso da poesia então, é fundamental que o candidato saiba identificaros elementos de estruturação do texto, como sonoridade, ritmo, rima,estrofe, formas fixas e figuras para que possa hierarquizar aimportância desses elementos no texto, identificando os temas,comparando aspectos comuns em diferentes poemas a fim de estabelecerrelações entre o poema e aspectos do contexto social e literário da suaépoca smpre na busca da melhor compreensão.

Lista de livros:

Auto da Barca do Inferno

- Gil Vicente

Iracema

- José de Alencar

Dom Casmurro

- Machado de Assis

A cidade e as Serras

- Eça de Queirós

Vidas Secas

- Graciliano Ramos

Vidas Secas

- Graciliano Ramos

Memórias de um Sargento de Milícias

- Manuel Antônio de Almeida

O Cortiço

- Aluísio Azevedo

Capitães de Areia

- Jorge Amado

Antologia Poética

- Vinicius de Moraes (com base na segunda edição aumentada).

Contato

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Endereço: Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo. Campinas-SP

Telefone: 19 3788 7932

Site: http://www.unicamp.br/