O ProUni (Programa Universidade para Todos) está com inscrições abertasaté 12 de dezembro. O processo seletivo permitirá o ingresso em cursosde instituições particulares de Educação Superior no primeiro semestrede 2009. São oferecidas, em Minas Gerais 15.987 bolsas, sendo 11.029integrais e 4.958 parciais.

Para Ubá, o número de bolsas ainda não foidivulgado. Somente estudantes com renda familiar, por pessoa, de até umsalário mínimo e meio - R$ 622,15 - podem se candidatar às bolsasintegrais. Já as parciais são destinadas a jovens que tenham rendafamiliar de até três salários mínimos por pessoa - R$ 1.245,00.

Osinteressados devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do EnsinoMédio) em 2008 e obtido média de no mínimo 45 pontos na prova objetivae na redação. Além disso, é preciso que tenham cursado todo o EnsinoMédio em escola pública ou, no caso de escola particular, na condiçãode bolsista integral.

O programa é aberto a alunos que concluam oEnsino Médio este ano ou que o concluíram em anos anteriores. Paraefetuar a inscrição, o interessado deve acessar o site do ProUni noendereço http://www.mec.gov.br/prouni e informar o CPF e número deinscrição da prova do Enem. Estudantes que tenham benefício do FIES(Financiamento Estudantil) podem se inscrever para a bolsa parcial de50% do valor da mensalidade.

Os alunos que não puderem apresentar ofiador tradicional podem formar grupos de 3 a 5 estudantes da mesmainstituição de ensino, que passarão a ser fiadores entre si. Nessecaso, não há necessidade de comprovação de renda por parte dos fiadoressolidários.

O ProUni foi lançado em 2004 pelo governo federal com ointuito de dar acesso a ex-alunos carentes da rede pública do EnsinoMédio ou de bolsistas integrais das escolas particulares ao EnsinoSuperior a partir de bolsas nas instituições particulares. Sãoconcedidas bolsas integrais, que cobrem todos os custos dasmensalidades escolares, e parciais, com o pagamento de 50% dasmensalidades.