Para ter um bom desempenho no Enem é importante se dedicar e seorganizar em relação aos estudos. Algumas dicas de como se organizarpara estudar para o Enem pode ser decisivas: Estabeleça um tempo mínimopara reforçar os estudos, todos os dias, em casa.

Podem ser duas, trêsou quatro horas. Segundo especialistas mais do que isso é cansativo ecompromete a qualidade do aprendizado. Estabeleça também um intervalode 15 minutos para comer alguma coisa leve e restabelecer as energias.Inclua em seus estudos também as disciplinas que tem mais dificuldade.

Quando sentir sono durante os estudos, descanse. Procure não estudar demadrugada, pois o cansaço é maior. Ter disciplina é fundamental paraque a pessoa aprenda a cumprir todas as determinações do seu horário deestudo. Se esforce para não ligar a televisão ou rádio. Procure treinarpara redação, quando estiver estudando dê atenção especial à prática deredigir, dessa forma poderá ter um bom desempenho na prova de redação.

A dinâmica do Enem

O tema da prova do Enem muda todo ano. Mas, sempresão colocados assuntos atuais, que envolve a realidade do estudante.Antes de começar a redação, a pessoa é levada a refletir sobre o temapor meio de textos de outros autores.

A dica é que ao desenvolver otema proposto, a pessoa use os conhecimentos adquiridos e as reflexõesfeitas ao longo de sua formação. Escolha e organize, relacioneargumentos, fatos e opiniões para defender sua forma de ver as coisas esuas propostas.

Pesquise e faça as provas realizadas em anosanteriores. Conforme professores, esta é uma boa dica para se prepararpara o exame, visto que o estudante adquire familiaridade com asquestões apresentadas. Seria interessante imprimir os arquivos e tentarfazer os testes em cinco horas, tempo de duração do Enem.

Para seatualizar é fundamental ler. De acordo com especialistas é importanteter atenção redobrada às notícias publicadas todos os dias em jornais,revistas e sites. E para aumentar mais ainda o conhecimento seriainteressante estar atento à rádio e televisão, que exibe programas dedebates sobre temas relevantes, sobre notícias do dia-a-dia que podemaparecer na prova.

O Enem é a única porta de entrada para o Prouni eagora também para universidades federais e estaduais, por isso, comecea estudar desde já para que você também possa ter a sua chance deconseguir uma bolsa de estudos.

Ficar de olho nos jornais, para estarpor dentro das noticias é uma otima dica para você se dar bem no Enem2009. Alem disso, saiba que você pode estar encontrando cursosdirecionados a prova do Enem, e o que é melhor, alguns deles estaodisponíveis na internet e são totalmente grátis(http://www.cursosonlinegratis.com.br). Por isso, não deixe deaproveitar, pois o seu sucesso só depende de você.