Neste ano, oMinistério da Educação (MEC) alterou o formato do Exame Nacional doEnsino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro. Emvez das 63 questões de múltipla escolha, a prova passa a ter 180, alémda redação.

A metodologia na elaboração ecorreção da prova também mudou. Heliton Tavares, diretor de Avaliaçãoda Educação Básica do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais(Inep), órgão do MEC que aplica o exame, explicou as principaismudanças. Confira a seguir.

1 - Quanto valerá cada questão da prova do Enem?

Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão grau dedificuldade intermediário e o outro quarto será de questões maisdifíceis. O valor de cada questão irá variar de acordo com o seu graude dificuldade, mas não há ainda definição sobre o número de pontos.

2 - Como são escolhidas as questões que vão entrar na prova?

O Inep compra milhares de questões elaboradas por empresasespecializadas e algumas secretarias estaduais de educação. As questõessão antes aplicadas para centenas de alunos de toda parte do país. Combase no acerto desses estudantes, o Inep sabe qual questão é mais fácilou difícil. Elas, então, são colocadas numa escala de proficiência. Nocaso do Enem, as questões foram pré-testadas com alunos do segundo anodo ensino médio de escolas públicas e algumas particulares e doprimeiro ano de faculdade, especialmente de universidades federais.Alunos do terceiro ano não participam do pré-teste justamente porfazerem parte do público-alvo.

3 - O que é a escala de proficiência?

A escala de proficiência é como se fosse uma régua em centímetros. Cadaponto da escala (ou centímetro, no exemplo da régua) funciona como umindicador do conhecimento da pessoa naquele assunto. Uma pergunta deportuguês, por exemplo, pode avaliar se quem responde sabe estabelecerrelações entre imagens, gráficos e um texto. Outra analisará se essamesma pessoa sabe relacionar causa e conseqüência entre partes dotexto.

4 - Quais serão as habilidades e competências avaliadas pelo novo Enem?

A matriz está dividida nas quatro áreas de conhecimento que farão partedo exame: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciênciashumanas. O conteúdo será o que é ensinado no ensino médio, com adiferença que será cobrada mais a capacidade de raciocinar do que a"decoreba". Cada questão terá uma habilidade avaliada. Confira aqui amatriz de referência .

5 - Com base nessa escala, quais serão as notas para cada questão?

Depois de pré-testadas, as questões são colocadas na escala de acordocom o seu grau de dificuldade. Assim como em algumas escolas as notasvão de 0 a 10, no Enem é provável que a escala vá de 200 a 800, commédia 500, mas esses valores ainda serão definidos pelo Inep.

6 - Então 800 pode ser a nota máxima?

Não é possível afirmar isso, porque vai depender do desempenho doscandidatos. Alguém poderá tirar uma nota acima disso. Podemos tomarcomo exemplo, usando ainda a ideia da régua, a altura de uma pessoa. Amaior parte da população de uma região mede em geral até 2 metros dealtura, mas pode acontecer de um indivíduo ter 2,05 metros. É a mesmacoisa com a escala de proficiência.

7 - Como é calculada a nota da prova do novo Enem?

A nota não é baseada na quantidade de questões certas, mas no tipo dequestões que o candidato acertou, se foram mais difíceis, por exemplo,ele terá mais pontos. O cálculo é baseado num modelo matemático chamadode Teoria de Resposta ao Item, em que o item corresponde a uma questão.A teoria relaciona uma ou mais habilidades com a probabilidade de apessoa acertar a resposta.

8 - Qual é a escala da nota? Como serão apresentadas as notas? Haverá uma nota geral?

Haverá uma nota para cada uma das quatro áreas de conhecimentoavaliadas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciênciashumanas) e uma quinta nota para a redação. Não será dada uma notageral. Haverá uma descrição do nível do candidato e as habilidades queele domina. O candidato também conseguirá comparar o seu desempenho coma média da região e do país.

9 - Como o candidato saberá do seu desempenho?

A consulta ao boletim individual de desempenho estará disponível nosite do Inep. O candidato também receberá o boletim pelo correio. Aprevisão é que o resultado da parte objetiva seja divulgado no dia 4 dedezembro e o resultado final, com a redação, saia no dia 8 de janeiro.

10 - O candidato conseguirá calcular a sua própria nota?

Não. É preciso aplicar uma fórmula para chegar à nota em cada uma dasprovas. Um programa de computador fará o cálculo levando emconsideração o padrão de resposta e não somente o número de acertos.

11- É melhor chutar uma resposta qualquer ou deix ar a questão em branco?

Sim, é melhor chutar. Ao marcar uma resposta, o candidato tem mais umachance de acertar. Então, o Inep recomenda que o candidato não deixequestões em branco. Apesar disso, o chute deve ser moderado. E, parater mais chances, o candidato deve analisar as alternativas e eliminaras mais improváveis de estarem corretas.

12 - O sistema consegue identificar se o candidato chutou muito? Como isso acontece?

Sim. A nota final não considera o total de acertos, mas o padrão deresposta do candidato. Isto é, o índice de acertos de questões fáceis,médias e difíceis deve ser equilibrado. Estatisticamente, quem erraquestões mais simples acertará um número menor de difíceis. Da mesmamaneira, aqueles que acertam as mais complexas não erram nas fáceis.Então, quem acertar mais difíceis do que fáceis provavelmente chutou emboa parte da prova. No geral, como a prova vai considerar o padrão derespostas, o aluno que acertar proporcionalmente fáceis e difíceis teráum desempenho melhor do que aquele que acertar mais difíceis do quefáceis. Se o chutador acertar mais difíceis do que fáceis, a notaatribuída à questão certa será inferior à daquele que respondeu certopor dominar o tema.

13 - Questão errada tira ponto?

Não é descontado nenhum ponto se o candidato errar uma questão.

14 - Esse sistema de avaliação, como o novo Enem, é usado em alguma outra prova?

No Brasil, um exemplo de avaliação que usa esse sistema é o Saeb e aProva Brasil, avaliações federais da educação básica. Examesinternacionais, como o Toefl, de proficiência em inglês, e o SAT, usadopelas universidades americanas para selecionar candidatos, também usamessa mesma teoria. Como a teoria permite definir com precisão o grau dedificuldade da prova é possível fazer esse tipo de prova em momentosdiferentes e comparar os resultados.