Uma das características quedistinguem as provas do Enem de uma prova convencional é que nãoexistem, propriamente, "exercícios de matemática", mas sim umaintegração entre os conteúdos.

Amatemática funciona, na verdade, como um instrumental para outrasdisciplinas, por isso somente o conhecimento de fórmulas não é osuficiente para um bom desempenho. É preciso também interpretarcuidadosamente os enunciados, pois muitas vezes a resposta está contidaneles. É o que afirma a professora de matemática do Cusinho da Poli,Roseli Alves Moura.

"O aluno podeaplicar corretamente o teorema de Pitágoras, mas de nada irá adiantartal aplicação, se a interpretação do enunciado estiver errada."

Quandonão se faz uma leitura atenta dos enunciados, corre-se o risco de cairnas famosas "pegadinhas". A professora explica que, na verdade, não setratam de pegadinhas. "Se o aluno estiver concentrado, não se deixarálevar por aquilo que parece, ele irá raciocinar de maneira lógica e pordedução e eliminação resolverá o problema", salienta.

Dentrealguns conteúdos matemáticos mais cobrados nas provas do Enem estão aGeometria (Plana e Espacial), Problemas de Contagem (Probabilidade eEstatística) e principalmente o cálculo de Porcentagem.

Matemática sem grilo

Seguem algumas dicas da professora Roseli para obter bons resultados nos exercícios de matemática:

Independentede matemática ou qualquer outra disciplina, a máxima para sair-se bemnas provas do Enem é a leitura cuidadosa do enunciado para não seconfundir, compreendendo, de fato, a pergunta.

Mesmoem "matemática", é importante que o aluno leia muito, pois oconhecimento geral, decorrente do hábito da leitura, pode ajudá-lo. Ainterpretação de textos, aliada a tudo que o aluno trouxer deconhecimento dos ensinos fundamental e médio são determinantes.

Muitaatenção também quanto à leitura de gráficos e de tabelas que aparecemem quase todas as questões (independente da matemática ser ou nãocobrada).

Apesar do caráterinterdisciplinar das provas, algumas questões exigem do aluno umapreparação em termos de conteúdo matemático mesmo. Por isso énecessário o estudo.

Um cursopreparatório seria conveniente no sentido de fornecer uma orientação deestudos e sinalização de algumas tendências. Simulados também ajudam nafamiliarização com as questões que serão solicitadas.