Criatividade, visão crítica e conhecimento sobre os temas daatualidade. É isso o que a redação do Enem vai exigir dos alunos. Paraconquistar uma boa nota, é preciso defender um ponto de vista e usarbons argumentos.

O professor Calimério Soave de Almeida listaos principais erros e acertos dos estudantes. Segundo ele, o candidatodeve ser claro e objetivo, evitar repetir as ideias que são "batidas"na sociedade e escrever com letra legível. Detalhes simples, como usartodo o espaço da linha, podem fazer a diferença.

Na hora daprova, é importante evitar opiniões que firam os direitos humanos ouque sejam preconceituosas. "Além disso, a argumentação deve ser pautadana realidade, no que é possível à sociedade ou aos governos de seexecutar. Evite, também, 'achismos'. No trabalho com a linguagem, evitegírias, palavras de baixo calão, problemas de concordância e,principalmente, de estruturação das frases, para que o corretor consigacompreender as ideias expostas", ensina.

O uso da reformaortográfica não é obrigatório, mas o texto deve ser uniforme. Oestudante não deve misturar termos do novo e do velho vocabulário.