O MEC (Ministério da Educação) começou, ontem (21), a enviar os cartõesde confirmação de inscrição aos cerca de 4,5 milhões de candidatos doEnem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

O documento contém o localdas provas dos dias 3 e 4 de outubro. Se o estudante não receber ocartão, por conta da greve dos Correios ou de qualquer outro motivo, háalternativas para consultar o local de prova. Segundo a assessoria deimprensa do MEC, quem informou o número do celular, poderá receber oendereço do exame por meio de SMS.

A data de envio pelo ministérioainda será definida.Também é possível consultar o local de prova pelosite do MEC ou por meio do telefone do Programa Fala Brasil:0800-616161.Além do local de prova, o cartão de confirmação contém onúmero de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e afolha de leitura ótica do questionário socioeco-nomico.

ENEM -

O Enem de2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 noprimeiro dia e 5h30 no segundo.No primeiro dia de exame (3/10), haveráprovas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciênciashumanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 pararesolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova delinguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a provade matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para aresolução dos exames desse dia.