Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 já podem consultar seus locais de prova pela internet.

O inscrito tem à sua disposição três formas de pesquisa: informando oCPF; o número de acompanhamento ou preenchendo seus dados cadastrais(unidade da federação, nome, data de nascimento e nome da mãe).

Emseguida, será possível visualizar e imprimir o local de aplicação doexame. O sistema entra no ar nesta terça-feira, 22, e ficará disponívelaté o último dia da realização do exame, 4 de outubro.

Alémdo sistema de consulta, os mais de 4 milhões de participantes queinformaram um número de telefone celular ao se inscrever receberão apartir desta quarta-feira, 23, o número de inscrição e local de prova por SMS. As mensagens serão enviadas por lotes diários de um milhão de torpedos. Até domingo, 27,todas as pessoas que informaram o telefone celular terão recebido asinformações via SMS. A iniciativa é inédita e amplia as opções deconsulta aos pontos de aplicação da prova.

Os participantestambém receberão o cartão de confirmação de inscrição pelos correios. Omaterial contém o local onde será realizado o exame, o número deinscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha deleitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico, e seráentregue no endereço indicado no ato da inscrição. Os cartões começarama ser enviados na segunda-feira, 21, e devem ser entregues até apróxima sexta-feira, 25. As escolas públicas eprivadas de ensino médio receberão, ainda, a listagem com o nome elocal de prova de todos os seus alunos concluintes.

O inscritoque necessitar de ajuda para identificar o seu local de realização deprova poderá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelotelefone 0800-616161.

Dia do Exame – O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira: no dia 3, sábado, das 13h às 17h30, prova I (ciências da nNatureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias); no dia 4, domingo, das 13h às 18h30, prova II (linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias.

Osportões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechadosàs 12h55, horário de Brasília. As provas serão aplicadas às 13h, emtodo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos doisdias.

É recomendável que o inscrito compareça ao local derealização da prova com antecedência de uma hora. Será necessárioapresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento deidentificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostasdo questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta,lápis preto n 2 e borracha macia.