Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Administração de Empresas

14 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Administração de Empresas é uma das áreas que mais geram empregos no Brasil. De fato, é só reparar ao redor e ver que o administrador atua em muitos campos: gerenciando seu próprio negócio, trabalhando em empresas de diferentes setores e tamanhos, no serviço público e até em organizações não governamentais (ONGs).

O curso já existe há bastante tempo, mas a procura aumentou muito nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, na década de 1960 havia pouco mais de 30 cursos superiores de Administração no Brasil. Hoje é maior graduação do país: pode ser encontrada em mais de 1.800 universidades públicas e privadas, presenciais e a distância. É também o curso com maior número de estudantes matriculados: mais de 800 mil!

Conheça mais sobre a área e confira algumas universidades que oferecem o curso de Administração de Empresas!

O curso de Administração de Empresas

Para cursar Administração de Empresas, o estudante pode escolher entre duas opções:

  • Bacharelado: tem duração de quatro anos e aborda de forma aprofundada vários temas da Administração em matérias teóricas e práticas.
  • Curso Tecnológico: tem duração de dois anos e se concentra em áreas específicas da Administração, com matérias práticas e técnicas.

O curso de Administração de Empresas atrai estudantes com diferentes interesses. Há espaço para quem quer aprender a gerenciar pessoas e para quem quer se concentrar em Finanças. Pesquisa e criatividade são ingredientes importantes na área de Marketing, que também é abordada nesta graduação e lida com desenvolvimento de produtos, criação de marcas e de mercados.

Se você gosta de histórias de empreendedores, o curso de Administração vai oferecer muitas leituras nesta área. São os estudos de caso, que ajudam a conhecer estratégias para superar desafios, motivar equipes, enfrentar uma crise financeira ou organizar uma linha de produção.

O curso equilibra teoria e prática. As diversas teorias fazem o estudante olhar para fora e para dentro da empresa. Matérias como Economia ajudam a entender o ambiente do qual a empresa faz parte, as variáveis que podem afetá-la e as saídas que o administrador pode adotar. Em matérias específicas, os estudantes conhecem o funcionamento dos diferentes setores de uma empresa e como eles se relacionam.

Nas atividades práticas, os alunos podem desenvolver projetos, fazer diagnósticos, participar de jogos que simulam o desafio de gerenciar uma empresa. O estágio também é uma oportunidade para ver de perto como as empresas funcionam e colocar em ação a teoria aprendida em sala de aula.

O que se estuda no curso de Administração de Empresas

As matérias do curso de Administração de Empresas podem variar bastante, dependendo da instituição e do tipo de curso (bacharelado ou tecnológico). Veja algumas das disciplinas mais comuns:

  • Contabilidade e Análise de Custos
  • Direito
  • Finanças e Orçamentos
  • Matemática e Estatística
  • Materiais, Produção e Logística
  • Mercado e Marketing
  • Psicologia
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia e Inovação
  • Teoria dos Jogos

O que faz o administrador de empresas?

Quem se forma em Administração de Empresas pode seguir vários caminhos. É um curso que abre muitas oportunidades, desde trabalhar em empresas multinacionais, cuidar do negócio da família e até empreender sua própria ideia!

No mercado de trabalho, o administrador de empresas é um profissional bastante requisitado, pois tem uma visão ampla dos vários setores de um negócio. As principais áreas de atuação para quem se forma em Administração de Empresas são:

  • Finanças: avalia a entrada e saída de dinheiro na empresa, pagamento de contas e investimento dos lucros.
  • Produção: define desde a compra dos insumos até a entrega do produto final.
  • Recursos Humanos: é responsável por montar uma equipe de funcionários, mantê-la motivada, promover os talentos, criar treinamentos e outras ações.
  • Marketing: envolve criar um produto, fazer a divulgação dele, abrir novas lojas e pontos de venda.

Em empresas menores, é comum que o administrador execute muitas dessas atividades. Nas empresas maiores ele irá atuar em uma área específica. Qualquer que seja seu trabalho, o profissional deve estar sempre atualizado, acompanhar o noticiário, estar ligado nas tendências e nas mudanças na economia.

Vale lembrar que a profissão de administrador é regulamentada. Portanto, para exercê-la é preciso possuir diploma de curso reconhecido pelo MEC e estar registrado no Conselho Regional de Administração (CRA). Sem isso, o profissional não está autorizado a elaborar planos de negócios, emitir laudos, prestar consultorias, dar aulas em cursos de Administração ou assumir cargos públicos de administrador.

Quais outros tipos de curso de Administração existem?

Além do curso de Administração de Empresas, existem várias graduações do tipo bacharelado que se concentram em setores específicos desta carreira. Confira alguns exemplos:

  • Administração Hospitalar
  • Administração Pública
  • Administração Rural e Agroindustrial

Na formação tecnológica, existem várias opções equivalentes à Administração, na chamada área de Gestão e Negócios. Elas se concentram em temas específicos da Administração. Veja alguns exemplos de cursos:

  • Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
  • Tecnólogo em Gestão Empresarial
  • Tecnólogo em Gestão de Vendas e Marketing
  • Tecnólogo em Gestão da Qualidade

Onde estudar Administração de Empresas

O curso de Administração de Empresas é oferecido por milhares de instituições privadas e públicas, em cursos presenciais e também a distância.

Veja algumas universidades autorizadas pelo MEC que oferecem esta graduação:

Privadas:

Públicas:

Você tem planos para entrar na área de Administração de Empresas? Compartilhe com a gente as suas ideias!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.