Última chamada para se inscrever no Sisu 2021. Não fique de fora!

inscrições sisu 2021

Se você deixou para se inscrever no Sisu 2021 de última hora, corre que ainda dá tempo! Termina hoje (09) o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2021 e após as 23h59 desta data não será possível concorrer a vagas em instituições federais e estaduais neste período.

Na edição 2021.1 do Sisu, 209.190 mil vagas serão ofertadas e cerca de 2,4 milhões de estudantes estarão concorrendo à chance de alcançar o diploma superior. Não perca a oportunidade de ser um deles. Aproveite o último dia e cheque as dicas do Mundo vestibular para fazer sua inscrição. 

Instruções para inscrever no Sisu 2021

Não podemos afirmar que os últimos serão os primeiros, mas sem dúvida alguma os últimos ainda podem se inscrever no Sisu 2021 e tentar a sorte de conquistar uma vaga na universidade.

Para não ficar perdido ao se inscrever nos quarenta e cinco do segundo tempo, confira as instruções que separamos para te ajudar:

  1. Antes de mais nada, acesse Portal do Sisu e clique em ?Fazer Inscrição?;
  2. Em seguida, selecione a opção ?Entrar com GOV.BR? e informe os dados utilizados no cadastro;
[caption id="attachment_18318" align="alignnone" width="300"]sisu Faça login com sua conta gov.br. A mesma utilizada no Enem. (Imagem/Divulgação: Sisu)[/caption]
  1. Confirme seu número de celular e e-mail, para que o Sisu entre em contato caso passe em uma das opções de curso escolhidas;
[caption id="attachment_18319" align="alignnone" width="300"]sisu Confirme seus dados pessoais para que o Sisu possa entrar em contato. (Imagem/Divulgação: Sisu)[/caption]
  1. Escolha suas 2 opções de curso

Você pode pesquisar vagas por município, nome da instituição ou nome do curso; e tomar sua decisão com base no turno e na modalidade que deseja concorrer (ampla concorrência ou ações afirmativas) 

[caption id="attachment_18320" align="alignnone" width="300"]sisu Escolha suas duas opções de curso de acordo com a ordem de prioridades. (Imagem/Divulgação: Sisu)[/caption]
  1. Certifique-se que suas escolhas estão corretas e pronto!

Como é o último dia, você não terá a opção de acompanhar a classificação e trocar de opção de curso. Portanto, basta aguardar o resultado para saber se foi selecionado ou não.

Quando o resultado do Sisu 2021 será divulgado?

O Sisu conta com um resultado parcial que é liberado diariamente ao longo do período de inscrições. Com base nela, é possível ter ideia se é possível passar para uma das opções de curso, e trocar caso a resposta seja não.

No entanto, quem se inscreve no último dia não tem acesso aos resultados parciais e precisa aguardar o resultado oficial. Nesta seleção do Sisu 2021, a data prevista para a divulgação da classificação é o dia 13 de abril, na próxima terça-feira. 

Os estudantes que não forem selecionados nesta etapa, conhecida como chamada regular, podem se inscrever na Lista de Espera para tentar uma das vagas remanescentes.

O que é a Lista de Espera e o que são vagas remanescentes?

A Lista de Espera é a segunda chamada do Enem, que começa assim que o período regular é encerrado. Apesar de ser um processo seletivo concorrido, muitos estudantes acabam desistindo ou não atendendo ao prazo de entrega da documentação do Sisu, o que os desclassifica da seleção.

As vagas que não são ocupadas por conta da desclassificação, são conhecidas como vagas remanescentes. Como é do interesse do Ministério da Educação que todas as vagas sejam preenchidas, o Sisu realiza esta segunda chamada, ofertando vagas aos alunos que estão na lista de espera.

Do dia 13 a 19 de abril, todo estudante que desejar permanecer na competição, deverá se inscrever na Lista de Espera. A convocação dos selecionados começa no dia 23 de abril e pode se estender por vários dias, por isso é recomendado acompanhar o site do Sisu com certa frequência, para saber se seu nome foi selecionado.

Não passou no Sisu? Conheça outras opções

Apesar de ser o processo seletivo mais conhecido e concorrido, o Sisu não é a única opção para entrar na faculdade. Veja a seguir os demais programas que garantem acesso às universidades com a nota do Enem.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do governo que oferece bolsas de estudos de 100% e 50% em universidades particulares aos candidatos selecionados, representando uma grande economia para quem não pode arcar com o custo integral da universidade. A data das inscrições do Prouni com a nota do Enem 2020 ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Fies

Com período de inscrições ainda não anunciado, o Fundo de Financiamento Estudantil é uma ótima opção para aqueles que precisam de tempo e estabilidade para arcar com os valores do curso.

O Fies oferece linhas de crédito aos estudantes selecionados, para que os mesmos possam pagar pelos estudos apenas após a formatura, quando já estiverem no mercado de trabalho. Esta modalidade oferece juros baixos e de longo prazo, e aceita não só a nota do Enem 2020, mas dos anos anteriores - quanto maior a nota, maiores as chances de ser selecionado.

Ingresso Direto

Para quem está fugindo de processos seletivos demorados e burocráticos, o Ingresso Direto pode ser uma ótima opção. Por não depender de mediação do governo, a modalidade é muito mais prática e depende apenas do contato direto do candidato com a instituição desejada.

A modalidade Ingresso Direto é oferecida pelas universidades particulares de todo o Brasil e cada uma tem suas regras quanto à concessão de vagas. Para saber se você pode se matricular em uma universidade por meio do Ingresso Direto com a nota do Enem, dirija-se à instituição desejada - seja pessoalmente ou através do site - e pergunte.

Quais universidades aceitam estas modalidades?

O Fies, o Prouni e o Ingresso Direto são amplamente aceitos pela maioria das universidades particulares de todo Brasil. Caso você não saiba muito bem por onde começar a procurar, selecionamos algumas instituições privadas, reconhecidas pelo MEC e muito bem avaliadas, as quais você pode consultar, analisar os cursos e decidir qual a melhor para você. Veja a seguir!

Veja também: 

Tudo que você precisa saber sobre o Sisu

Descubra onde ver as vagas remanescentes do Sisu 2021

Conheça as notas de corte do Sisu 2021

Agora que você já se inscreveu no Sisu, é só cruzar os dedos! Conte para nós sua escolha de curso aqui nos comentários!