Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

10 Faculdades mais rápida no Brasil: Veja quais são!

7 de janeiro de 2019
Descubra quais são as faculdades mais rápidas do Brasil
Imagem do autor
Escrito porRedação

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos.

+ Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura. A diferença está no currículo programático e no foco do curso.

Os cursos de tecnólogo têm uma ênfase maior nas atividades práticas das profissões e na demanda do mercado de trabalho. Os de bacharelado contam com grades curriculares que combinam teoria e prática e formam uma base de conhecimento mais ampla sobre cada carreira. Já os de licenciatura formam professores.

O número de matrículas em cursos de tecnólogo já ultrapassa 1 milhão no País, o que comprova a grande aceitação desta formação não apenas no ambiente universitário, mas também no mercado de trabalho. Existem atualmente 112 graduações tecnológicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).


Veja também:
+ Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil
+ Cursos na área da saúde: veja a lista completa!
+ Cursos na área da saúde: Veja a melhor opção para você!



10 Faculdades mais rápidas do Brasil

Aqui estão 10 cursos com durações mais curtas no Brasil:

1) Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso que geralmente tem duração de 2 a 3 anos e foca na criação e manutenção de sistemas de software.

Veja bolsas de estudo para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2) Marketing

Tecnólogo em Marketing normalmente dura de 2 a 3 anos, que se concentra em estratégias de marketing, publicidade e gestão de marcas.

Veja bolsas de estudo para o curso de Marketing

3) Logística

Tecnólogo em Logística com duração média de 2 a 2,5 anos que aborda a gestão eficiente de cadeias de suprimentos e operações logísticas.

Veja bolsas de estudo para o curso de Logística

4) Design de Moda

Tecnólogo em Design de Moda costuma durar de 2 a 3 anos e se concentra na criação de moda, desde o design até a produção.

5) Gestão Hospitalar

Tecnólogo em Gestão Hospitalar tem duração média de 2 a 3 anos, que se dedica à administração de instituições de saúde.

Veja bolsas de estudo para o curso de Gestão Hospitalar

6) Ciências de Dados

Tecnólogo em Ciências de Dados é um curso que, em média, leva de 2 a 3 anos e se concentra em análise de dados, estatísticas e ciência de dados.

7) Empreendedorismo

Tecnólogo em Empreendedorismo geralmente tem uma duração de 2 a 3 anos, focado em capacitar os alunos a iniciar e gerir negócios próprios.

°

8) Gestão de Recursos Humanos

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos tem duração média de 2 a 3 anos que aborda a gestão de pessoas e equipes dentro de organizações.

Veja bolsas de estudo para o curso de Gestão de Recursos Humanos

9) Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é um curso com duração média de 2 a 3 anos que se concentra na administração e gestão de sistemas de tecnologia da informação.

10) Radiologia

Tecnólogo em Radiologia normalmente dura de 2 a 3 anos e se dedica ao uso de tecnologia de imagem médica, como raios-X e ressonância magnética, na área da saúde.

Veja também: 
+ Tecnólogo ou Bacharelado: Qual a melhor opção para você?
+ Cursos para quem gosta de biologia: Veja o ideal para você!



Quais são os cursos tecnólogos mais rápidos?

No Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo MEC, essas graduações estão divididas em 13 áreas de conhecimento, ou eixos tecnológicos.

Seis destas áreas oferecem graduações com a menor duração possível dentro do que é estabelecido por lei: 1.600 horas, que podem ser concluídas em dois anos. Veja quais são essas áreas e a lista de cursos mais curtos em cada uma delas:

1) Ambiente e Saúde

Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação da natureza e atenção à saúde.

Cursos de tecnólogo mais rápidos:



2) Gestão e Negócios

Estuda as tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

Cursos de tecnólogo mais rápidos:



3) Hospitalidade e Lazer

Estuda os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços relacionados ao lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia.

Cursos de tecnólogo mais rápidos:



4) Infraestrutura

Compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte.

Cursos de tecnólogo mais rápidos:



5) Produção Cultural e Design

Estuda as atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais.

Cursos de tecnólogo mais rápidos:



6) Segurança

Estuda as tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, preservação e proteção das pessoas, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio.

Cursos de tecnólogo mais rápidos:

Demais eixos tecnológicos

A classificação dos cursos de tecnólogo, segundo o MEC, compreende ainda os seguintes eixos:

  • Apoio Escolar
  • Controle e Processos Industriais
  • Informação e Comunicação
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Por que os cursos de tecnólogo são tão rápidos?

Os cursos de tecnólogo foram criados para formar profissionais em menos tempo e atender à demanda do mercado de trabalho. Algumas áreas necessitam de profissionais preparados para exercer funções bem específicas.

Nestes casos, a formação deles depende mais do conhecimento de atividades práticas e pontuais para o exercício da função, do que de um grande embasamento teórico.

Por isso os cursos de tecnólogo contam com uma carga horária menor que outras graduações de nível superior. O currículo geralmente tem disciplinas que priorizam a prática e um número menor de aulas teóricas.

Veja também:

+ Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?


Existe faculdade de apenas um ano?

A resposta é sim, mas tem uma pegadinha aqui. Só vale para quem já tem uma graduação. Trata-se dos cursos de Segunda Licenciatura, de Segunda Habilitação e de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados.

Os cursos de Formação Pedagógica são ideais para quem já tem um diploma de bacharel ou de tecnólogo e quer dar aulas em áreas afins. As possibilidades são muitas: História, Geografia, Biologia, Matemática, Química e Português são as mais comuns.

Segunda Habilitação, por sua vez, oferece educação continuada e amplia as possibilidades de atuação para quem já é formado. É o caso, por exemplo, de quem fez Letras – Português e agora quer se habilitar no idioma inglês. O curso está disponível em algumas poucas faculdades.

Onde encontrar os cursos mais rápidos do Brasil

Os cursos de tecnólogo mais rápidos, com duração de dois anos, são encontrados em faculdades públicas e privadas de todas as regiões do País.

O importante é verificar se a universidade conta com o reconhecimento do MEC para que o seu diploma seja aceito no mercado.

Confira algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem os cursos de tecnólogo mais rápidos listados acima. Além de participarem de programas federais destinados a pessoas de baixa renda que foram bem no Enem, como o FIES (financiamento) e ProUni (bolsas de estudos), todas elas também têm suas próprias iniciativas de parcelamento e bolsa sem burocracia, descontos e convênios diversos.

Na UFBRA, por exemplo, você encontra cursos bem-avaliados pelo MEC e muitas facilidades para pagar a mensalidade, como descontos e bolsas. Confira!


Veja também:
+ Saiba tudo sobre fazer uma faculdade em dois anos

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.