Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

CARREIRA ACADÊMICA OU ETERNOS ALUNOS

4 de fevereiro de 2008
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Muitos jovens estudantes procuram a universidade pensando em nunca mais abandoná-la. Para esses alunos eternos, a meta é a carreira acadêmica, como pesquisador ou professor. Nesta entrevista, o físico José Fernando Perez, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a mais eficiente agência do gênero no País, aponta caminhos para os estudantes que pretendem fazer uma boa graduação e, depois, investir em pesquisas e no universo acadêmico.

Perez, escolhido um dos cientistas do ano 2000 por ISTOÉ, organizou a rede virtual de pesquisadores brasileiros que sequenciou o genoma da Xylella fastidiosa, a praga do amarelinho que ataca os laranjais.

ISTOÉ – Pesquisar é uma boa alternativa para o jovem universitário?

José Fernando Perez – Sim, estou convencido disso. Vivemos em uma sociedade em que o principal insumo é o conhecimento. A pesquisa é o único caminho para o País adquirir competitividade em termos de inovação tecnológica. O sucesso do indivíduo vai depender de sua capacidade de aprender. Antes de tudo, o aluno precisa aprender a aprender, ter sempre a postura de um aluno. Os educadores e dirigentes têm a obrigação de contribuir para a descoberta de novos talentos da pesquisa.

ISTOÉ – O que o aluno deve ter em mente ao ingressar na universidade com o objetivo de se tornar um pesquisador

Perez – Ele tem de investir no conhecimento. Nossas universidades, principalmente as públicas, têm uma tradição de oferecer espaços para o desenvolvimento de nossos jovens. O diploma vale cada vez menos. O que conta, como disse, é o conhecimento e a capacidade de aprender. Hoje, enquanto o aluno está na universidade, pelo menos a metade dos recursos tecnológicos que serão utilizados por ele na pesquisa e no mercado de trabalho ainda não foi inventada. Ou seja, ele terá de aprender a utilizar esses recursos após a graduação ou fora da universidade. É como um atleta que precisa treinar sempre e muito para que seus músculos fiquem cada vez mais fortes. Com o cérebro, acontece a mesma coisa. Ele precisa ser ativado permanentemente.

ISTOÉ – Qual o caminho para quem deseja se dedicar às pesquisas?

Perez – Ele deve procurar na universidade o ambiente de pesquisa e descobrir as atividades que estão sendo desenvolvidas. O pesquisador começa a ser feito na graduação, com interesse e a busca constante de conhecimento. É preciso conhecer os orientadores, ouvir atentamente os pesquisadores e demonstrar vontade de participar dos grupos de pesquisa. A Fapesp, por exemplo, oferece mais de 2,3 mil bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação. É uma experiência interessante, mesmo para quem não deseja se tornar um pesquisador. Há projetos semelhantes em outras agências. É uma vivência importante, reconhecida em currículo. Pode-se ingressar na iniciação científica cursando qualquer área, seja em ciências humanas e sociais, seja em biológicas ou exatas. O estudante pode receber a bolsa por um ano. Com um bom projeto e um pesquisador competente, o prazo é estendido.

ISTOÉ – Como é a vida de um pesquisador?

Perez – Há tudo, menos rotina. Trata-se de um processo de entrega total. Não há o cumprimento de um expediente de trabalho. O desafio é pessoal. A pesquisa também propicia o intercâmbio internacional. As universidades sempre trazem pesquisadores do Exterior e, quando há projetos lá fora, nós participamos.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.