Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça os 10 cursos mais concorridos do país

12 de novembro de 2013
jovem ruiva com cabelo enrolado e rosto apreensivo, com os dedos cruzados e esperançosos por um resultado positivo na prova do enem
Imagem do autor
Escrito porRedação

Escolher qual curso de graduação deseja fazer é uma dúvida que assombra grande parte dos alunos que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. Principalmente aqueles que buscam os cursos mais concorridos.

O Brasil possui um grande número de cursos superiores, são mais de 30 mil cursos oferecidos por 2.608 instituições de educação superior no Brasil, sendo 2.076 são faculdades, 294 centros universitários, 198 universidades e 40 Institutos Federais de Educação e Centros Federais de Educação Tecnológica.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Apesar desta oferta de oportunidades parecer ampla, ela não se divide igualmente. Tem muita gente querendo entrar no mesmo curso e na mesma faculdade. Se a instituição for pública, a disputa fica ainda maior. E desse jeito, formam-se as grandes concorrências por vagas.

Você conhece quais são os cursos mais concorridos do Brasil? Quer entender melhor como funciona a divisão entre os cursos nas faculdades? Confira tudo sobre este assunto nos tópicos a seguir.

Veja também:
Cursos Tecnólogos: Confira as melhores opções!

Como são divididos os cursos nas faculdades?

Já pensou passar em um vestibular concorrido e ele não ser nada daquilo que você esperava? É importante que o aluno, após escolher o curso no qual deseja ingressar, verifique em qual modalidade o mesmo se encaixa. Cada grau acadêmico possui um direcionamento específico, sendo de extrema importância que o aluno escolha aquele que atenda as suas preferências.

Os cursos de graduação são os primeiros a oferecer habilidades e conhecimentos para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho. Esse tipo de curso é considerado a primeira formação superior do profissional.

Leia também: Curso superior: qual modalidade escolher?

Os cursos de graduação podem ser classificados em graus acadêmicos. São eles: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.

O que é um curso de bacharelado?

O título de Bacharel é oferecido ao aluno assim que o mesmo termina o seu curso de graduação. A duração desta modalidade varia entre 3 e 6 anos, dependendo do curso escolhido pelo aluno. É oferecido em praticamente todas as áreas do ensino, como Ciências Humanas, Artes, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Matemática, entre outras. 

Os cursos de bacharelado oferecem uma titulação profissional, para que o estudante possa, ao se formar, atuar no mercado de trabalho.

São alguns exemplos mais conhecidos de bacharelado: Medicina, Direito, Administração, Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fisioterapia.

Leia mais: Descubra quais são os cursos que dão dinheiro

O que é um curso de licenciatura?

As licenciaturas são cursos voltados para a formação de profissionais que estejam aptos a atuar na área do ensino. Os profissionais formados em cursos de licenciatura podem dar aulas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou em cursos superiores. 

São exemplos de licenciatura: Matemática, Ciências Biológicas, Letras (Português, Inglês, Espanhol), História, Geografia, Química, Educação Física, Física, Filosofia. Estes cursos também existem na modalidade bacharelado, para atuação fora das salas de aula.

O que são os cursos tecnólogos ou tecnológicos?

Os cursos tecnológicos são aqueles que oferecem aos alunos uma formação mais rápida, em um tempo menor. Tem duração de 2 a 3 anos. Os alunos formados neste tipo de curso são especializados em determinada área do mercado de trabalho, cobrindo demandas por mão de obra qualificada e específica. 

O estudante de cursos tecnológicos adquire muita experiência ao longo do mesmo, através de uma elevada carga horária de aulas práticas. Este curso é oferecido por faculdades e universidades.

Descubra o que é tecnólogo e saiba como fazer um curso desse

Como é calculada a concorrência por vaga?

A relação candidato-vaga é feita através da divisão entre o número de candidatos inscritos em determinado curso e o número de vagas disponíveis no mesmo. 

Ou seja, esta relação mostra quantos candidatos concorrem a uma única vaga. Quanto maior a relação candidato-vaga, maior a competitividade no curso de graduação.

Quais são os cursos mais concorridos do Brasil?

Para fazer o ranking dos cursos mais concorridos do país a seguir, foi utilizada a relação candidato por vaga das mais importantes instituições de ensino. Alguns alunos chegam a passar o tempo de uma faculdade (três a quatro anos) em cursinhos pré-vestibulares até conseguirem passar em alguns deles.

Não é surpresa para nenhum vestibulando que o curso mais concorrido do Brasil é Medicina. A graduação conta com uma procura altíssima, sem que haja tantas vagas disponíveis em universidades do país.

Além da Medicina, há outras graduações em que a concorrência costuma ser bem alta. Veja quais são os cursos mais concorridos do Brasil e a relação candidato-vaga dos mesmos:

  • Medicina – Relação candidato-vaga: 52,90.
  • Publicidade e Propaganda – Relação candidato-vaga: 32,32.
  • Nutrição – Relação candidato-vaga: 27,67.
  • Farmácia – Relação candidato-vaga: 26,97.
  • Ciência da Computação – Relação candidato-vaga: 25,14.
  • Direito – Relação candidato-vaga: 24,41.
  • Relações Internacionais – Relação candidato-vaga: 23,94.
  • Arquitetura e Urbanismo – Relação candidato-vaga: 23,59.
  • Enfermagem – Relação candidato-vaga: 22,32.
  • Psicologia – Relação candidato-vaga: 21,98.

Veja também:
+ Melhores Faculdade de Relações Internacionais!

Quais são os cursos mais concorridos da USP/FUVEST?

A lista acima foi baseada na concorrência em geral dos vestibulares brasileiros, mas existe um em especial em que a disputa é ainda mais acirrada!

A Universidade de São Paulo (USP) organiza a prova que está na lista de vestibular mais concorrido do Brasil, chamado popularmente de FUVEST. Em 2023, 110.399 inscritos pessoas concorreram a 8.147 vagas nos cursos desta instituição pública do Estado de São Paulo. A USP ainda destinou outras vagas, que antes eram selecionadas com a nota do Enem no Sisu, pelo Provão Paulista e pelo Enem USP.

Os dez cursos mais concorridos do vestibular Fuvest 2024 foram:

  1.  Medicina (São Paulo) – 117.7 candidatos por vaga;
  2. Medicina (Ribeirão Preto) – 86.6 candidatos por vaga;
  3. Medicina (Bauru) – 78.2 candidatos por vaga;
  4. Psicologia (São Paulo) – 62.6 candidatos por vaga;
  5. Relações Internacionais – 51.7 candidatos por vaga;
  6. Psicologia (Ribeirão Preto) – 37.8 candidatos por vaga;
  7. Audiovisual – 37.7 candidatos por vaga;
  8. Medicina Veterinária (São Paulo) – 30.5 candidatos por vaga;
  9. Publicidade e Propaganda – 30.2 candidatos por vaga;
  10. Design – 29.6 candidatos por vaga.

Veja também:

+ Melhores faculdades de Veterinária de São Paulo!

Quais são as faculdades mais concorridas do Brasil?

O vestibular mais concorrido do Brasil é o que dá acesso às vagas do ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica). Com uma média de 150 vagas disponíveis por ano, a prova conta com cerca de 9 mil candidatos por edição — o que significa uma relação de 60 candidatos por vaga.

Como já dissemos anteriormente, a USP também entra na lista. Veja algumas das faculdades mais concorridas do Brasil:

  • Instituto de Tecnologia e Aeronáutica (ITA)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)

Veja também: Conheça os cursos e faculdades mais procurados!

Quais são as formas de ingresso na faculdades mais disputadas do país?

Além do vestibular realizado pelas próprias faculdades, existem outras três formas muito procuradas pelas pessoas para conseguir uma vaga nas faculdades públicas e particulares.

Os programas do Governo Federal são oferecidos até duas vezes por ano e dão a oportunidade de utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para critério de classificação. São eles:

  • Sisu: Sistema de Seleção Unificado
  • Prouni: Programa Universidade para Todos
  • Fies: Programa de Financiamento Estudantil

O Sisu é o mais disputado dos três, pois oferece oportunidades em instituições de ensino públicas (federais e estaduais). Ou seja, não é preciso pagar mensalidade para estudar. Além disso, as faculdades públicas são conhecidas por sua ótima qualidade de ensino e estrutura qualificada. Mas infelizmente, elas ainda estão restritas a poucas cidades do Brasil.

Saiba quais são: Cursos mais procurados no Sisu

Se você está de olho em uma faculdade particular e fez o Enem, também pode tentar uma vaga no Prouni e no Fies. No Prouni a disputa é por bolsas integrais ou parciais (100% ou 50% de desconto na mensalidade), enquanto no Fies o valor da mensalidade é financiado para pagamento somente após a formatura.

Confira também: Quem não fez Enem pode fazer faculdade?

Mas tem um detalhe: ambos são somente para pessoas oriundas de família com renda de até três salários mínimos por pessoa. Você vai precisar ter uma nota média mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação.

O Prouni ainda exige que o estudante tenha realizado o Ensino Médio integralmente em uma escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Onde posso encontrar uma vaga na faculdade sem tanta concorrência?

Uma outra forma de entrar na faculdade é por um formato chamado “ingresso direto”. Com ele, basta apresentar sua nota do Enem para a faculdade e, caso tenham vagas abertas, a faculdade irá retornar o contato e te encaminhar para a matrícula! Sem burocracia para comprovar renda e nem precisa fazer outra prova ou vestibular! Legal, né?

Algumas instituições de ensino chegam a oferecer descontos especiais nas mensalidades e bolsas de estudos para quem ingressa por esse formato.

Nós selecionamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que contam com uma ampla lista de cursos e possuem condições especiais como as que citamos acima. Vale a pena conhecer cada uma delas:

Leia também:

Os 24 melhores cursos tecnólogos do Brasil

Conheça 7 profissões do futuro que estarão em alta em 2030 

E, aí? O curso que você pretende fazer está na lista dos mais concorridos? Conta pra gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.