Escolher qual curso de graduação deseja fazer é uma dúvida que assombra grande parte dos alunos que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. Esse fato ocorre principalmente devido ao grande número de cursos superiores do Brasil – cerca de 28.700. Estes cursos são ministrados por universidades, faculdades, centros universitários e institutos federais de tecnologia.

Os cursos de graduação são os primeiros a oferecer habilidades e conhecimentos para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho. Esse tipo de curso é considerado a primeira formação superior do profissional. No Brasil, os cursos de graduação estão relacionados as disciplinas estudadas durante o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, como Geografia, Química, Matemática, Português, entre outras.

Os cursos de graduação podem ser classificados em graus acadêmicos. São eles:

  • Bacharelado:este título é oferecido ao aluno assim que o mesmo termina o seu curso de graduação. A duração desta modalidade varia entre 3 e 6 anos, dependendo do curso escolhido pelo aluno. É oferecido em praticamente todas as áreas do ensino, como Ciências Humanas, Artes, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Matemática, entre outras. Os cursos de bacharelado oferecem uma titulação profissional, para que o estudante possa, ao se formar, atuar no mercado de trabalho.
  • Licenciatura:são cursos voltados para a formação de profissionais que estejam aptos a atuar na área do ensino. Os profissionais formados em cursos de licenciatura podem dar aulas a partir o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou em cursos superiores.
  • Tecnológicos: os cursos tecnológicos são aqueles que oferecem aos alunos uma formação mais rápida, em um tempo menor. Tem duração de 2 a 3 anos. Os alunos formados neste tipo de curso são especializados em determinada área do mercado de trabalho, cobrindo demandas por mão de obra qualificada e específica. O estudante de cursos tecnológicos adquirem muita experiência ao longo do mesmo, através de uma elevada carga horária de aulas práticas. Este curso é oferecido por faculdades e universidades.

É importante que o aluno, após escolher o curso no qual deseja ingressar, verifique em qual modalidade o mesmo se encaixa. Cada grau acadêmico possui um direcionamento específico, sendo de extrema importância que o aluno escolha aquele que atenda as suas preferências.

Cursos mais concorridos

Para fazer o ranking dos cursos mais concorridos do país, foi utilizada a relação candidato por vaga das mais importantes instituições de ensino. A relação candidato-vaga é feita através da divisão entre o número de candidatos inscritos em determinado curso e o número de vagas disponíveis no mesmo. Ou seja, esta relação mostra quantos candidatos concorrem a uma única vaga. Quanto maior a relação candidato-vaga, maior a competitividade no curso de graduação.Veja quais são os cursos mais concorridos do Brasil e a relação candidato-vaga dos mesmos:

Medicina

Relação candidato-vaga: 52,90.

Publicidade e Propaganda

Relação candidato-vaga: 32,32.

Nutrição

Relação candidato-vaga: 27,67.

Farmácia

Relação candidato-vaga: 26,97.

Ciência da Computação

Relação candidato-vaga: 25,14.

Direito

Relação candidato-vaga: 24,41.

Relações Internacionais

Relação candidato-vaga: 23,94.

Arquitetura e Urbanismo

Relação candidato-vaga: 23,59.

Enfermagem

Relação candidato-vaga: 22,32.

Psicologia

Relação candidato-vaga: 21,98.