Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Saiba se existe um curso para ser assistente administrativo

2 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRodrigo Simoes

Você tem interesse nessa profissão e está procurando se existe um curso de assistente administrativo?

Saiba então que não há uma faculdade específica para formar esses profissionais, mas há vários cursos que preparam estudantes para executarem esse papel e terem uma carreira na área administrativa sempre focada no crescimento profissional.

Conheça mais sobre essa carreira e sobre as opções de cursos que formam pessoas capacitadas para exercer esse cargo e seguir almejando futuras ascensões no mercado de trabalho.

O que faz um assistente administrativo?

Com mais de meio milhão de profissionais registrados com carteira assinada em regime CLT no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a carreira de assistente administrativo conta com muito espaço para os brasileiros.

É um cargo que coloca o profissional em contato com diversos setores da empresa, com participação efetiva na organização da dinâmica dos departamentos e no relacionamento da empresa com parceiros, clientes e o público externo no geral.

Veja algumas das principais funções no dia a dia do assistente administrativo:

  • Assessorar líderes com questões práticas da rotina de trabalho;
  • Preparar documentos da empresa;
  • Dar informações ao público externo;
  • Responder e-mails;
  • Entre outros serviços de secretaria;
  • Recebimento de correspondências e documentos destinados aos setores ou funcionários da empresa;
  • Enviar correspondências em que a empresa ou funcionários sejam remetentes;
  • Controlar as contas a pagar e as receitas;
  • Emitir notas fiscais;
  • Elaborar de relatórios financeiros de gastos e poupanças;
  • Estar presente em trabalhos de logística da empresa;
  • Arquivar documentos importantes;
  • Cadastrar informações atualizadas da empresa e de clientes.

O profissional pode desempenhar funções que vão desenvolver habilidades de áreas como recursos humanos, departamento financeiro, gestão e logística. Essa experiência em diversas áreas pode ser um ponto de partida para buscar cargos mais altos dentro da empresa.

Qual curso devo estudar para ser um assistente administrativo?

Como falado anteriormente, não há um curso específico para a formação de um assistente administrativo. Mas é fundamental que esse profissional tenha conhecimentos e habilidades técnicas e práticas para exercer a profissão em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Por isso, é muito importante buscar uma formação de nível superior que se encaixe na área administrativa e de gerenciamento. Separamos alguns dos cursos que mais empregam assistentes administrativos e outros cargos importantes e com boa remuneração.

Todos os cursos são graduações tecnológicas, com duração que se estendem entre dois e três anos e que preparam os estudantes sempre com o foco voltado à inserção no mercado de trabalho. Veja a lista:

Gestão Comercial

Focado na parte de comercialização, o curso de Gestão Comercial é uma boa opção para aqueles que procuram ingressar no setor de vendas de uma empresa. Com este curso, o profissional estará preparado principalmente para manter relações administrativas com os clientes.

Muitos começam a carreira como assistentes administrativos, e podem buscar outros cargos como gerente comercial, supervisor de vendas, representante comercial e gerente de vendas.

Veja também:

+ Descubra como se tornar um representante comercial

Gestão de Recursos Humanos

Neste curso, o foco do trabalho é com a gestão de pessoas. O departamento pessoal e de recursos humanos da empresa tem funções que envolvem o desenvolvimento dos funcionários, a seleção de novos recrutadores, a promoção de treinamentos para funcionários e parceiros e organizar possíveis benefícios e bonificações para a equipe.

Gestão Financeira

Este curso foca profissionais para atuarem na área Financeira da empresa, com a organização e planejamento de gastos e receitas, além de traçar estratégias para planejar a realização de investimentos feitos pela empresa e onde a companhia deve aplicar seus valores.

Logística

Ao se formar tecnólogo em Logística, o profissional estará apto a tomar conta de diversos dessa área da empresa. Os responsáveis pela área de logística trabalham com a movimentação e no fluxo de produtos. Veja algumas das funções:

  • Aquisição de produtos para a empresa;
  • Recebimento dos produtos adquiridos;
  • Armazenagem da produção;
  • Distribuição e transporte dos produtos.

Processos Gerenciais

Talvez o curso que mais envolve o dia a dia de um assistente administrativo na sua grade curricular. A graduação tecnológica em Processos Gerenciais forma profissionais focados na organização, administração e gerenciamento da empresa.

O curso trabalha técnicas de gestão que podem envolver os diversos departamentos de uma empresa, como o setor de vendas, de logística, de gerência, financeiro e de recursos humanos.

Onde estudar?

Depois de decidir qual dos principais cursos da área de Gestão e Negócios melhor se encaixa com o seu perfil, é hora de escolher entre as muitas opções de faculdades onde estudar.

Como são diversas opções, é preciso ter paciência para escolher. A pesquisa deve ser feita com calma e atenção, para que a universidade escolhida seja a melhor possível e seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Apenas faculdades cadastradas junto ao ministério podem emitir diplomas com validade no mercado de trabalho aos estudantes formados. Por isso, selecionamos cinco faculdades com esse perfil para ajudar na sua decisão. Veja a lista:

As universidades acima possuem os cursos tanto presenciais como na modalidade a distância (EaD), com campus por todas as regiões do Brasil.

Veja também:

Gestão e Negócios

Descubra o que faz um assistente administrativo

Qual desses cursos da área de Gestão e Negócios você mais se interessou? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.