Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça o curso de Pedagogia e veja onde estudar

16 de outubro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Um dos cursos mais procurados do país, segundo o Mapa do Ensino Superior 2020 feito pelo Semesp, a graduação de Pedagogia capacita profissionais para atuar na área da educação.

Porém, para atuar no mercado de trabalho é preciso passar por quatro anos de formação e ter um diploma em mãos.

Veja também:

+ Faculdade de Pedagogia: Confira os valores do curso!

Como é o curso de Pedagogia?

O curso de Pedagogia é oferecido apenas no grau licenciatura e pertence à área de ciências humanas. 

Voltada para educação, esse é o maior enfoque da série curricular do curso, que tem como objetivo capacitar profissionais para usar de forma inclusiva. Veja a seguir as principais matérias dessa graduação:

  • Alfabetização
  • Didática
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação inclusiva
  • História da educação
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Gestão da educação
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Metodologia e prática do ensino
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Psicologia da educação

As instituições de ensino normalizadas, além das disciplinas obrigatórias, específicas optativas sobre arte ou história, por exemplo, para que o aluno possa complementar sua formação.

A realização do estágio e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórias para a aprovação no curso e retirada do diploma. As horas de estágio do curso de Pedagogia são divididas entre o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e ​​Ensino Fundamental II.

Quais são as modalidades de ensino?

A modalidade de ensino é o formato no qual um curso é disponibilizado. Há três principais modalidades de ensino de graduação nas quais a graduação em Pedagogia pode ser encontrada: presencial, semipresencial e ensino a distância (EaD). 

No ensino presencial, todas as aulas, atividades e acontecem em sala de aula, na instituição de ensino. Já no semipresencial, parte da carga horária do curso acontece de forma presencial, e outra parte acontece on-line, por meio de uma plataforma virtual, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Por fim, no ensino a distância, até 100% do curso pode ser feito on-line. Por meio do AVA é possível acompanhar aulas ao vivo ou gravadas, além de acessar materiais de estudo e atividades. Os estudantes podem contar com tutores, que diferente dos professores, possuem uma função exclusiva de tirar dúvidas e prestar auxílio aos alunos. Apesar de ser EaD, é comum que as instituições de ensino façam as análises presencialmente, assim como algumas atividades, mas isso pode variar. 

É importante destacar, porém, que independente da modalidade escolhida, todos os cursos devem seguir as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) em relação aos conteúdos. Também vale a pena ressaltar que o diploma é exatamente o mesmo, pois ele não especifica a modalidade escolhida pelo estudante.

Quanto custa o curso de Pedagogia?

Segundo o site Quero Bolsa, é possível encontrar mensalidades a partir de R $ 189,00 na modalidade de ensino a distância e a partir de R $ 270,00 no formato presencial. Os valores variam de acordo com a instituição e região do país.

Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas faculdades para cursar Pedagogia EaD.

Quais as áreas de atuação do pedagogo?

Embora a atuação tradicional do pedagogo seja dar aulas para o ensino infantil e fundamental em escolas regulares, há outras áreas disponíveis no mercado de trabalho para esse profissional. Confira:

  • Administração escolar: gestão do sistema de ensino e orientação para alunos e professores;
  • Pedagogia hospitalar: adaptação de aulas e ensino para estudantes hospitalizados;
  • Pedagogia empresarial: desenvolvimento de projetos educacionais em empresas.

Como é o mercado de trabalho da Pedagogia?

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 10 mil profissionais foram contratados em 2019 em funções pedagógicas. 

Além de escolas, museus, bibliotecas, brinquedotecas, organizações não governamentais e instituições que possuem projetos educativos também contratam pedagogos. Também há empresas de produtos infantis que contratam profissionais dessa área para receber consultoria.

Quanto ganha um pedagogo?

Também de acordo com o Caged, utilizado pela Secretaria de Trabalho para acompanhamento a situação do trabalho formal no Brasil, o salário médio do pedagogo no Brasil é R $ 2.224,14. 

Onde estudar pedagogia?

De acordo com os estudos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem possui um diploma de graduação pode ganhar mais que o dobro do que aqueles que não possuem. 

Porém, para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo MEC. Por meio de uma avaliação, o órgão competente que a instituição que oferece uma graduação possui a estrutura necessária. Portanto, é necessário estar atento a essa informação antes de fazer uma matrícula.

A seguir, você pode encontrar algumas instituições de ensino que ofertam o curso de Pedagogia nas modalidades presencial e EaD, de acordo com as diretrizes do MEC:

Preparado para ingressar no curso de Pedagogia? Responda nos comentários abaixo!

Leia também:

Bolsas de estudo para o curso de Pedagogia em São Paulo.

Tenho perfil para ser professor?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.