Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Saiba mais sobre os cursos que estão em alta no mercado

26 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O primeiro passo para escolher sua carreira, é pensar naquilo que você gosta de fazer, nas suas habilidades. Porém, algo que deve ser levado também em consideração é se existirá uma boa oferta de empregos na área após a formação.

Fique por dentro de quais são os cursos que estão em alta e as carreiras com maior oferta no mercado de trabalho.

Conheça os 10 cursos em alta no momento

1. Administração

O profissional de administração tem como função gerenciar os recursos de uma empresa, organização ou instituição, sejam recursos financeiros, materiais ou humanos. Ele deve organizar e criar condições favoráveis no setor em que trabalha.

O curso de Administração possui um caráter generalista, preparando o aluno para atuar em diferentes áreas e mercados. Cuidando de empresas, das finanças, gerenciando equipes esportivas, hospitais, administrando hotéis, instituições públicas, entre outras diversas opções.

2. Marketing

O profissional de marketing é, basicamente, um administrador de negócios focado em otimizar as vendas. 

É ele o responsável por detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, atrair o consumidor e atender às necessidades do cliente. 

Ele também define e executa estratégias para conquistar a lealdade do público a uma determinada marca, assim como construir e manter a boa imagem desta e seus produtos.

O curso de Marketing forma profissionais capazes de atuar no departamento de marketing de grandes empresas, como consultores em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

3. Engenharia Civil

O engenheiro civil, além de executar uma obra, também calcula, planeja e gerencia o processo. 

Ele acompanha todas as etapas de uma reforma ou construção, desde a fundação de um edifício, até o acabamento. 

Também é função desse profissional gerenciar equipes de trabalho e definir que materiais serão utilizados na obra.

O curso de Engenharia Civil conta com muitas disciplinas nas áreas de Física, Matemática e Química, preparando o aluno para atuar no mercado de trabalho em diversas áreas: construção civil, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e transporte, saneamento, estruturas e fundações, entre outras.

4. Gestão Hospitalar

O profissional de gestão hospitalar é responsável pelo gerenciamento de sistemas de saúde, incluindo seus processos, pessoas, materiais e equipamentos. 

Também é sua função realizar o planejamento e controle de compras e custos, a supervisão de contratos e convênios, o diagnóstico e a solução de problemas técnico-administrativos e o desenvolvimento, inovação e aplicação de processos nessas unidades.

O curso de Gestão Hospitalar prepara o estudante para uma demanda cada vez maior de profissionais bem capacitados para realizar a gestão de instituições públicas e privadas de saúde, desde hospitais e clínicas até consultórios, laboratórios e maternidades.

5. Biotecnologia

O biotecnólogo é o profissional responsável por implementar tecnologia nas áreas ambiental, agrícola, de saúde, química, entre outras. 

É ele quem pesquisa novos tipos de plantas, o uso de microrganismos para o desenvolvimento de produtos para o ser humano, estuda o melhoramento genético e também analisa microrganismos para a produção de vacinas e medicamentos.

O curso de Biotecnologia prepara o estudante para ser um profissional multidisciplinar, que não entende apenas de Química e Biologia, mas também de Informática, Física e Estatística. Em geral, ele pode trabalhar nos setores industrial ou agrícola, ou nas áreas de meio ambiente e saúde.

6. Ciência de Dados

O cientista de dados é responsável por auxiliar uma empresa a tomar decisões acertadas, elaborando modelos estatísticos para compreender padrões de interação entre diversos dados, processar quantidades exorbitantes de dados dominando as técnicas de Big Data, além de capturar dados que estão na nuvem e pensar em estratégias de análise diferentes daquelas com as quais a empresa já trabalha.

O curso de Ciências de Dados prepara o estudante para ser um profissional com formação essencialmente interdisciplinar, podendo atuar em diversas áreas, como educação, finanças, bancos, saúde, hospitais, esportes, transporte e logística, etc.

7. Agronomia

O profissional de agronomia se atenta ao manejo sustentável dos recursos naturais, visando a produção agropecuária. 

Isso se traduz no desenvolvimento de projetos para a produção, transformação, conservação e comercialização de produtos agropecuários. Também atua na organização da produção e de propriedades rurais. 

O curso de Agronomia prepara o estudante para atuar na administração rural, defesa sanitária, economia e administração agroindustrial, engenharia agrícola, ensino, fitotecnia, indústria de alimentos, manejo ambiental, melhoramento vegetal e animal, produção agroindustrial, silvicultura, solos e zootecnia.

8. Ciências Contábeis

O profissional de Ciências Contábeis é responsável por realizar a escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das instituições. 

Além disso, elabora balancetes, balanços e demonstrações do movimento por contas ou grupos de contas, visando apresentar resultados gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa. 

O curso de Ciências Contábeis conta com disciplinas de formação técnica gerencial, que capacitam o aluno para atuar dentro das organizações, na área de ensino ou ainda seguir carreira pública.

9. Desenvolvimento de Games

O desenvolvedor de games é o profissional que desenvolve jogos para as mais diversas plataformas digitais. Sua função inclui todas as etapas que constituem um jogo, desde a concepção até a execução do projeto. 

Como desenvolvedor, é possível projetar as principais características do jogo, supervisionar os testes, elaborar o design, além de trabalhar na produção e conceito artístico. 

O curso de Jogos Digitais capacita o estudante para trabalhar com programação e programas de edição de imagem e animação, tornando-o apto a atuar como autônomo, em empresas de desenvolvimento de jogos ou ainda em empresas de publicidade.

10. Enfermagem

O enfermeiro é o profissional responsável por cuidar de pacientes para promover a recuperação da saúde ou qualidade de vida, coletar informações que possam ajudar no diagnóstico médico, administrar medicamentos e aplicar curativos, entre outras atividades.

O curso de Enfermagem prepara o profissional para ter uma visão ampla do Sistema de Saúde, tornando-o apto a trabalhar em diversos setores de um hospital, como Cardiologia, Pediatria, UTI, Maternidade, Psiquiatria, entre outras.

Onde estudar

Tão importante quanto saber quais cursos estão em alta no momento, é realizá-los em boas faculdades, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), para que seu diploma tenha valor e validade no mercado de trabalho.

Por isso, fizemos uma seleção com algumas faculdades que oferecem cursos que estão em alta no momento. Em todas estas faculdades é possível ao aluno obter algumas vantagens financeiras, tais como bolsas de estudo, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia. Confira:

Veja também:

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Agora que você já sabe quais cursos estão em alta, decidiu se vai cursar algum deles? Se sim, qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.